Dizem que um cérebro que se expande para uma nova ideia jamais volta os seu estado anterior. Se isso for verdade, devemos agradecer muito aos programadores das redes sociais, que constantemente alteram nossas rotinas mentais com suas mudanças nos algorítimos. A bola da vez é o Instagram, que mesmo diante da repercussão negativa que recebeu durante o período de testes, confirmou a mudança de seu algoritmo de organização de conteúdo.
O novo funcionamento deve seguir o sistema implementado no Facebook, em que as publicações são exibidas de acordo com o interesse dos usuários, considerando as contas seguidas e o histórico de curtidas e comentários para privilegiar certas postagens e deixar outras em posições inferiores. Dessa forma, o Instagram pretende aumentar o engajamento e as visualizações, especialmente de propagandas.
De acordo com o Instagram, os testes do algoritmo mostraram que a comunidade tem curtido mais fotos e comentado mais nas publicações do que antes. Segundo as estimativas da rede social, os usuários estavam perdendo os momentos de cerca de 70% de seus contatos, o que, muitas vezes, significava não ver as fotos de familiares e amigos próximos.
Além de alterar a ordem em que serão exibidas as postagens, os usuários também poderão optar por receber um alerta a cada publicação feita por uma das contas marcadas. O Instagram não confirma se será possível desligar o algoritmo e optar por ver as publicações apenas em ordem cronológica, como ocorre no Twitter e no Facebook.
A mudança começou a ser implementada de vez nesta sexta-feira (03) e o novo sistema entra em vigor de imediato. O Instagram está disponível para download gratuito no Android e iOS.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.