Assim como vimos o Instagram trazer o Story como uma alternativa ao Snapchat, parece que veremos também o Twitter como o próximo alvo da rede social. Apesar de não ter sido revelado nada oficialmente ainda, as informações obtidas até o momento mostram que o Instagram terá uma rede social semelhante ao Twitter, oferecendo a possibilidade de compartilhar parágrafos e textos. Olha o que a internet já tem sobre o assunto.
Nova rede social a caminho!
A informação foi divulgada por Lia Haberman em sua newsletter ICYMI Substack, em que ela compartilhou um suposto slide de marketing vazado e detalhes sobre o próximo aplicativo. O slide não dá um nome específico ao aplicativo, apenas o chama de “novo aplicativo baseado em texto do Instagram para conversas” — a ideia foi literalmente exibida sobre como funcionará a rede social. No entanto, de acordo com Haberman, o aplicativo aparentemente tem o codinome P92 ou ainda Barcelona.
Os usuários poderão fazer login com seu nome de usuário e senha do Instagram, e seus seguidores, o próprio nome de usuário, bio e verificação serão replicados do aplicativo principal para este novo. Ao acessar o app o usuário verá um feed e poderá fazer postagens de texto com até 500 caracteres, podendo incluir fotos, vídeos e links.
De acordo com duas capturas de tela incluídas nesse slide de marketing vazado, o aplicativo traz um layout como se fosse uma mistura de Instagram e Twitter. E pelo jeito o Meta terá alguns bons controles de moderação desde o início, “fornecendo configurações para controlar quem pode responder a você e mencionar sua conta“, aponta o material com as informações. Contas que você bloqueou no Instagram aparentemente também permanecerão assim no novo aplicativo.
União pode ser via ActivityPub
Um dos pontos mais observados é que o novo aplicativo de texto do Instagram trará também um elemento de descentralização. Segundo o slide vazado, “em breve, nosso aplicativo será compatível com outros aplicativos específicos, como o Mastodon“. O material segue: “usuários desses aplicativos poderão buscar, seguir e interagir com seu perfil e conteúdo, caso você opte por deixá-los públicos, ou se você mantiver seu perfil privado, poderá aprová-los como seguidores.” Uma possibilidade é que essa compatibilidade será estabelecida por meio do ActivityPub — tecnologia essa que o Meta vem explorando em conjunto com outras empresas de tecnologia, capaz de unir diversas coisas, inclusive redes sociais.
Caso o aplicativo seja amplamente lançado, isso poderia tornar o Instagram algo ainda mais popular do que já é atualmente. Com tanta turbulência e escândalos que vem acontecendo no Twitter, muitas pessoas estão em busca do próximo lugar para compartilhar atualizações semelhantes a tweets — como é o caso do Bluesky. Embora plataformas como Mastodon e Bluesky tenham ganhado alguma visibilidade, um aplicativo de texto do Instagram ofereceria uma opção para os usuários que já têm algum público na plataforma, permitindo que eles possam continuar compartilhando seu conteúdo sem ter que buscar por novos seguidores em outra rede social.
Estamos explorando uma rede social descentralizada autônoma para compartilhar atualizações de texto. Acreditamos que existe uma oportunidade para um espaço separado onde criadores e figuras públicas podem compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses.
Afirmação da Meta em outro momento
E você, o que achou da novidade? Será que vem aí um tipo de Twitter no Instagram? Conta pra gente nos comentários!
Veja também:
iPhone vai clonar vozes com novo recurso do iOS 17.
Fonte: The Verge.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Será muito difícil isso, ainda mais que o Twitter está perfeito agora depois da aquisição por Elon Musk.