Índice
Com o lançamento realizado nos Estados Unidos em 2022, o Instagram está ampliando seu marketplace de criadores para mais oito países. A ferramenta serve como uma ponte entre marcas que procuram atingir públicos específicos e precisam de criadores de conteúdos para isso dar certo. O processo de proposta e fechamento de conteúdo pago será feito todo pelo Meta Business Suite. Confira as informações agora mesmo.
O que é o marketplace de criadores do Instagram?
A Meta lançou esta ferramenta em 2022 apenas nos Estados Unidos e, apenas agora, está expandindo para mais países: Brasil, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Japão e Índia.
O marketplace de criadores é uma ferramenta que ajuda marcas no processo de como selecionar os creators ideais conforme a campanha e/ou produto que querem promover. Agências de marketing podem ter acesso rápido à quantidade de seguidores, nível de engajamento, participação em trabalhos anteriores e mais informações poderão ser conectadas a um perfil para que ele seja encontrado. Indicações e outros filtros relevantes são pontos que estarão disponíveis para ser conectado a um perfil.
As marcas podem fazer pesquisas filtrando o público que um perfil mais atinge e, quando encontrar alguma opção, pode conferir todo o portfólio e também receber sugestões baseado em aprendizado de máquina.
Em comunicado para a imprensa e influenciadores, a Meta cita que seu novo marketplace de criadores é a forma mais transparente e eficiente de uma marca se conectar a um criador de conteúdo.
O marketplace de criadores de conteúdo do Instagram vai ajudar as marcas a encontrar facilmente criadores relevantes para qualquer tipo de colaboração, mas uma das colaborações mais eficazes são os anúncios em parceria (anteriormente chamados de anúncios de conteúdo de marca), que permitem que os anunciantes ampliem o conteúdo com o nome de usuário de um criador ou de outro parceiro para expandir suas colaborações. Os anúncios em parceria são a forma mais eficiente e transparente de os anunciantes e criadores veicularem anúncios juntos, e a ferramenta ajuda as marcas a descobrir criadores para firmar parcerias.
Meta sobre o lançamento do marketplace de criadores
Como as parcerias serão fechadas?
As parcerias serão fechadas pelo Meta Business Suite, disponível por uma seção especial do aplicativo do Instagram. Os influencers do Instagram poderão indicar quais marcas gostariam de trabalhar e também quais assuntos possuem mais conhecimento para fazerem conteúdo pago.
Então, há duas possibilidades: as marcas podem entrar em contato direto com o criador de conteúdo ou fazer um pedido em conjunto, em que várias pessoas podem enviar uma proposta. Todas as mensagens das marcas serão exibidas em uma pasta especial na aba de mensagens. Dessa forma:
Quando uma marca e criador de conteúdo definirem todos os trabalhos, a postagem poderá ser feita. Os conteúdos poderão ser impulsionados, receberem a marcação de publicidade paga ou até mesmo novos anúncios em parceria poderão ser criados diretamente no Gerenciador de Anúncios.
O marketplace de criadores de conteúdo do Instagram ajuda as marcas a encontrar os criadores certos ao mesmo tempo que ajuda os criadores a serem descobertos pelas marcas. Estamos animados para continuar aprimorando o Marketplace de Criadores de conteúdo e os anúncios em parceria, oferecendo ainda mais oportunidades para marcas e criadores se conectarem, colaborarem e crescerem.
Meta sobre o lançamento do marketplace de criadores
Quando acontece o lançamento no Brasil?
A Meta ressaltou que o lançamento do marketplace de criadores acontece no Brasil e mais outro sete países “nas próximas semanas”, sem uma data específica revelada até o fechamento desta matéria. Não deve levar mais que quatro semanas para isso acontecer, mas atualizaremos a matéria assim que a ferramenta estiver disponível.
O lançamento de uma ferramenta como esta coloca o Instagram no mesmo patamar de seus concorrentes: TikTok e Kwai possuem esta ponte de conexão entre marcas e seus influencers. O YouTube também tem um recurso que faz este mesmo serviço.
Você usaria isso em seu dia a dia? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Plataforma de anúncios da Apple chega ao Brasil
Com informações: Meta
Revisado por Glauco Vital em 23/2/24
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.