Pessoa segurando um celular com o aplicativo do instagram aberto

Instagram caiu? Confira se o serviço está fora do ar ou com problemas

Avatar de dácio augusto Avatar de luís antônio costa
Vários usuários no Twitter relataram problemas com as DMs do Instagram desde ontem. Confira se a rede social está fora do ar mesmo ou com problemas

Diversos usuários do Twitter e demais redes sociais estão compartilhando que o Instagram caiu e está com problemas para o envio de mensagens diretas (DMs). Apesar de muitos tweets estarem relatando o mesmo problema, sempre há aquela dúvida — e a brincadeira — se o problema é o próprio Instagram fora do ar ou a sua internet.

Caso esteja com dúvidas, há algumas maneiras que conseguem responder essas perguntas para você. Confira abaixo algumas dicas:

Certifique-se de estar utilizando a versão mais recente do app

Como o Instagram é quase exclusivamente um serviço baseado em tecnologia móvel (existe a versão web, mas é muito pouco utilizada), é sempre uma boa ideia verificar se o aplicativo está atualizado antes de começar a analisar outras causas para os problemas que você está enfrentando. (Mas vale a pena verificar se o seu smartphone tem uma conexão de internet de boa qualidade e funcionando via Wi-Fi ou 3G/4G primeiro.)

Os usuários do Android devem visitar a Google Play Store e tocar nas três linhas no canto superior esquerdo. No menu que aparece, selecione Meus aplicativos e jogos > Atualizações. Você verá uma lista dos vários aplicativos que têm versões mais recentes disponíveis. Se o Instagram estiver lá, certifique-se de tocar no botão Atualizar à direita de seu nome.

Antes de imaginar que o instagram caiu é bom sempre conferir se o aplicativo do instagram está atualizado

Já os usuários do iPhone precisarão abrir a App Store, tocar na guia Atualizações na parte inferior da página e procurar o Instagram na lista exibida. Se estiver presente, toque no botão Atualizar ao lado de seu nome.

Quando a atualização for baixada e instalada, inicie o aplicativo e espere que seu problema tenha sido corrigido.

Verifique o site de Ajuda do Instagram

Se seu aplicativo estiver atualizado mas você ainda tiver problemas, vale a pena verificar se o Instagram caiu ou está sofrendo interrupções em seu serviço. A maneira mais fácil de fazer isso é visitando a da rede social. Aqui você encontrará várias opções disponíveis no painel à esquerda da página.

A página de ajuda do instagram pode conter informações muito úteis
A página de ajuda do Instagram pode conter informações muito úteis

Aquele que você deseja selecionar é Problemas conhecidos. Isso exibe, como o nome sugere, qualquer problema que o Instagram esteja encontrando no momento. Não é bem uma página de estilo de informar ao usuário que “O Instagram está offline”, mas através dessa opção você pode analisar os problemas listados para ver se algum deles corresponde à sua situação atual.

Tente um site independente para verificar se o Instagram caiu

O último recurso para saber se o Instagram caiu é tentar um dos muitos sites independentes que monitoram o desempenho de redes sociais pela Internet. Eles são gratuitos, muito fáceis de usar e podem fornecer uma resposta clara sobre se o problema está nos servidores dos sites ou com o seu dispositivo.

O site que recomendamos é o DownDetector. Ele apresenta um histórico detalhado de como o site se comportou nos últimos dias, além de comentários de usuários que estão tendo problemas com o site.

Captura de tela do downdetector para saber se o instagram caiu
Downdetector informa se rede social de fotos e vídeos está passando por problemas (Captura de tela: Amanda Almeida/Showmetech)

O DownDetector ainda tem links rápidos que você pode acessar para localizar maneiras de reclamar sobre um problema no Facebook, Twitter e também no Instagram. Todas as reclamações vão direto para o suporte desse serviço, ajudando a equipe de tecnologia a identificar as instabilidades mais rápido e, possivelmente, fazendo com que os serviços retornem ao funcionamento normal que estava acontecendo mais cedo.

Fique atento ao Twitter

Como relatado acima, um ótimo termômetro para saber se alguma rede social está fora do ar é verificar os trends do Twitter. Naturalmente, quanto mais usuários relatarem problemas com alguma coisa, nesse caso o Instagram, ele aparecerá nos Trends seguido de diversos depoimentos – e memes! Confira alguns comentários feitos na rede:

E seu Instagram caiu também? Deixe nos comentários e compartilhe essas dicas com seus amigos!

Veja também

Saiba como descobrir se o Facebook caiu e o que fazer para resolver o problema.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

12 comentários
  1. Recebi um aviso no Instagram de que minha conta foi suspensa e que eu poderia discordar em até 30 dias, cliquei na opção de discordar, recebi o email informando o código para confirmação do email, digitei o código no app, em seguida foi solicitado que eu digitasse um código encaminhado por SMS no meu celular, mas não recebi nenhum código, e os dois dígitos finais eram compatíveis com o meu número de celular, cliquei várias vezes para reenviar o código, e não recebi em nenhuma das vezes, então cliquei em retornar, e a partir daí não consegui mais acessar minha conta, na hora de logar aparece a mensagem “o nome de usuário inserido não parece pertencer a uma conta. Verifique seu nome de usuário e tente novamente”. E quando clico em entrar com Facebook aparece a mensagem “aguarde alguns minutos antes de tentar novamente”.

  2. O meu Instagram aparece a mensagem “Sorry, there was a problem with your request” . A conta não está suspensa pelo menos até hoje. Troquei a senha mas mesmo assim a mensagem continua.

  3. Meu Instagram não tá entrando e sempre que tento entrar aparece essa mensagem. Sorry, there was a problem with your
    request. Não consigo entrar no meu celular e nem no pc. Já tentei de tudo e nada dar certo. Então eu peço que por favor resolvam o meu problema. Desde já muito obrigado pela atenção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados