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A HP enfrenta um problema na justiça dos EUA que coloca o funcionamento de todas as suas impressoras all-in-one, também chamadas de multifuncionais, em xeque. Diversos clientes começaram a perceber que, quando a quantidade de tinta está baixa, os dispositivos deixam de fazer digitalizações ou enviar fax. Qual o problema nisso? É que estas funcionalidades não precisam de tinta para serem realizadas. Entenda o caso.
HP pode ter causado problema proposital
É bem normal que, após uma série de impressões, as impressoras precisem ter seus cartuchos de tinta trocados para que tudo volte a ser feito novamente. Mas clientes dos EUA perceberam que a HP parece ter colocado um defeito para vender mais cartuchos para suas impressoras do tipo all-in-one — as multifuncionais que permitem imprimir, escanear, tirar cópias e até mesmo enviar fax.
Quando a quantidade de tinta está muito baixa, os dispositivos deixam de digitalizar documentos ou enviar fax. Para as funcionalidades voltarem, é necessária a troca de cartucho — o que não faz sentido, visto que estas ações dispensam o uso de tinta para serem executadas.
Isso obriga os clientes a comprarem mais cartuchos e, claro, dar mais lucro para a empresa. Consumidores perceberam o problema, relatarando que as impressoras entram em um “estado de erro”. A juíza distrital dos EUA, Beth Labson Freeman, encontrou alegações que confirmam que a fabricante sabia do problema, já que um agente da HP indicou que a impressora não funcionaria “sem tinta”, mas o cartucho ainda tinha um pouco de tinta e a digitalização e envio de fax não exigem tinta.
Outro juiz da cidade de San Jose, Califórnia, cita no processo que a empresa tem mais do que o dever de admitir o problema caso ele tenha sido detectado durante os testes e conforme os avisos dos clientes. Durante o processo, a HP citou que os clientes não conseguiram provar o defeito proposital nas impressoras, portanto não há o porquê do processo seguir em frente.
Qual o lucro da HP com a venda de cartuchos?
Dados de até outubro de 2022 mostram que, incluindo impressoras e suprimentos, a HP teve um lucro de US$ 19,8 bilhões (R$ 98 bilhões em conversão direta). Isso equivale a 30% da receita geral da empresa, que chegou a US$ 63 bilhões. Ao colocar um problema proposital nas impressoras all-in-one, a empresa consegue garantir que este lucro fique estável.
E quanto mais modelos com este “defeito” são colocados no mercado, mais este lucro aumenta. É um negócio que nunca para de crescer porque, dia após dia, impressoras são compradas em todo o mundo. Ao ser questionada pela Reuters para comentar o caso, a empresa não respondeu às solicitações e tudo deve ser discutido apenas na justiça dos EUA.
Os clientes que entraram com a ação citam que as impressoras funcionais compradas na Califórnia e Minessota possuem o tal problema de solicitar a troca de cartucho antes dele realmente estar realmente vazio.
O que vem em seguida?
Com o processo aceito pela justiça dos EUA, a HP agora precisa provar que não sabia do possível defeito, e também que não estava fazendo isso apenas para lucrar mais. Uma versão da denúncia foi protocolada em junho de 2022, mas foi arquivada devido à falta de argumentos dos advogados.
O depoimento de um agente de suporte citando que a impressora não fará digitalização com o cartucho vazio ou sem cartucho foi essencial para que uma nova ação fosse aberta, então a empresa precisa prestar contas com justiça.
O tribunal considera essas alegações suficientes neste estágio porque identificam a causa específica do defeito e como o defeito se manifesta.
Tribunal dos EUA sobre ação da HP
A empresa já passou por diversos problemas por conta dos cartuchos de suas impressoras. Em 2020, um acordo com o valor de US$ 1,5 milhão foi fechado após alegações de que se cartuchos de terceiros (mais baratos) fossem utilizados, os aparelhos rendiam menos em relação ao uso de cartuchos da HP. Um caso semelhante foi resolvido da Europa e o acordo teve um valor de US$ 1,35 milhão.
A intenção da HP é clara, ou seja, fazer com que seus dispositivos multifuncionais voltem a um ‘estado de erro’ inoperável, de modo que uma grande parcela desses compradores de dispositivos multifuncionais adquira cartuchos de tinta desnecessários e superfaturados para poder digitalizar e enviar documentos por fax. O objetivo final é aumentar as vendas de um dos maiores fabricantes de lucro da HP, cartuchos de tinta, por todos e quaisquer meios.
Advogados de clientes que entraram com ação contra empresa de impressoras
O que você acha deste caso? Já enfrentou problemas com uma impressora da marca? Diga pra gente nos comentários!
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Review: HP Laser Neverstop 1200W é uma das melhores impressoras de porte médio do mercado
Com informações: Reuters l Courthouse News Service
Revisado por Glauco Vital em 14/8/23.
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Eu não gosto e não uso nada da ho , somente Epson
Trabalho com manutenção de impressoras e posso dizer por experiência própria, a HP tem impressora boa, mas tem um problema sério, se você precisar de manutenção, em muitos modelos, a HP simplesmente não fornece peça, um exemplo são as máquina de pequeno porte da linha laserjet(jato de tinta é ainda pior), se você precisar de um fusor novo(fusor é uma peça que tem vida útil), você não vai conseguir comprar. E nos modelos que ela fornece esse tipo de peça, normalmente o valor é muito alto, tornando o reparo inviável.