A IBM deve anunciar hoje (19) na conferência Think 2018 um computador com cerca de 1 mm². Porém, com seu potencial de PC x86 de 1990, não será possível para rodar o Microsoft Word. Seu objetivo não é rodar o Windows, mas sim servir para autenticação, por exemplo.
Cinco inovações para cinco anos
Custando apenas 10 centavos para a produção, o pequeno computador faz parte do projeto 5 in 5 da IBM, com o slogan “cinco inovações que irão impulsionar mudanças em nossas vidas em cinco anos”. O conceito do mini PC é de “âncora criptográfica”. Como isso vai funcionar?
O computador de 1 mm² será incorporado a algum objeto, e, aliado com a tecnologia blockchain, poderá servir como autenticador. Com um aparelho verificador, será notado que somente os aparelhos originais possuem o pequeno computador.
O verdadeiro objetivo do chip é combater a fraude. Não é raro alguém receber um produto falso e talvez nem saber que foi enganado. O caso de empresas pode ser ainda mais complicado, pois as compras envolvem milhares ou milhões de dólares. É necessário segurança sobre o que está se adquirindo.
Um exemplo imaginado é de saúde pública. Esses computadores poderiam ser introduzidos em capsulas de remédio da malária. Isso iria servir para saber se a população está tomando a medicação correta ou falsificada. É um uso muito importante.
A IBM comenta: “Essas tecnologias pavimentam o caminho para novas soluções que abordam a segurança alimentar, a autenticidade de componentes fabricados, produtos geneticamente modificados ou identificação de objetos falsificados e proveniência de bens de luxo”.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.