Tina turner t alt | destaq | cantora vista sob iluminação forte, vestindo jaqueta jeans, segurando microfone contra o peito e sorrindo de boca bem aberta

Tina Turner, a ‘rainha do rock’, morre aos 83 anos

Avatar de jefferson tafarel
Famosa por hits na década de 1980, ela faleceu hoje na Suíça. A trajetória de Tina Turner se consolidou na música pop, mas também foi muito influenciada pelo rock; veja detalhes

A cantora que emplacou hits nas paradas de sucesso, como What’s Love Gotta do with It e The Best, faleceu hoje (24), na Suíça. Até o momento, a causa da morte de Tina Turner não foi divulgada. Turner tinha começado sua carreira ao lado do seu marido, à época, Ike Turner, conseguindo se destacar já na década de 1960. Já em 1980, a cantora obteve ainda mais atenção, seguindo carreira solo.

Em uma publicação no seu perfil no Instagram, há um texto sobre o seu falecimento, em que o trabalho da artista é reconhecido pelo seu sucesso em vários países. “Ela encantou milhões de fãs pelo mundo e inspirou as estrelas do amanhã“, diz a publicação feita pouco antes das 17h. “Toda nossa sincera compaixão vai para sua família. Tina, nós sentiremos intensamente a sua falta“, lê-se ao fim da legenda.

Agora, no Showmetech, você vai ficar por dentro de como a artista mudou o cenário da música e das informações mais recentes sobre sua morte.

Como Tina Turner iniciou sua carreira?

Carreira solo t alt | 1 tina turner vestindo uma roupa de cor prata, enquanto canta com o microfone agarrado pela sua mão direita
Tina Turner tinha mais de 80 anos quando morreu. Decidiu seguir carreira solo, influenciada pelo rock (Imagem: Getty/Reprodução).

Tina Turner teve uma vida difícil durante a infância e adolescência. Antes de se tornar famosa pelo mundo todo, era chamada pelo nome que seus pais deram a ela: Anna Mae Bullock, que nasceu em 26 de novembro de 1939, em Brownsville, nos Estados Unidos, sendo abandonada em uma boate aos 15 anos, no momento em que seus pais se separam. É nessa época que ela procura morar com sua avó, no estado de Tennessee, indo depois para o Missouri aos 16 anos. Nessa outra mudança, ela acaba conhecendo Ike Turner, chegando a integrar a sua banda, Kings of Rhythm.

Juntos, Ike e Tina tiveram dois filhos: Ronald Renelle Turner e Craig Raymond Turner. A cantora foi casada com o membro do Kings of Rhythm até 1978, se divorciando e recomeçando a carreira logo em seguida — chegou a revelar as agressões que sofreu na relação com ele no livro “Eu, Tina: a história da minha vida“, lançado 1986 e posteriormente adaptado em filme, sete anos mais tarde.

No entanto, ela enfrentou dificuldades para poder voltar a fazer sucesso, tendo que antes tocar com outros grupos, como os Bee Gees. Inspirada em outras sonoridades e em artistas como David Bowie, Tina Tuner escolhe seu novo caminho: fazer sucesso com rock.

Quais são suas músicas mais famosas?

Músicas mais famosas t alt | 2 tina turner com seu microfone próximo ao rosto, enquanto ergue o braço esquerdo, em riste
As músicas mais famosas da cantora marcaram a década de 1980, fazendo sucesso em todo mundo (Imagem: Reuters/Stringer/Reprodução).

O ano de 1984 é o momento de estreia de Turner como cantora solo: a artista lança Private Dancer, álbum que chega a vender 20 milhões de cópias. É justamente com esse trabalho que a cantora consegue se firmar nas paradas de sucesso, cantando What’s Love Gotta do with It. A canção, aliás, permitiu que ela ganhasse três estatuetas do Grammy Awards.

Covers também estiveram entre as músicas mais famosas. No final da década de 1980, a música The Best (Simply The Best) também fez sucesso na voz de Turner. Ao mesmo tempo, Proud Mary e River Deep-Mountain High são conhecidas como clássicos da cantora. Além desses sucessos, os fãs lembram muito de Nutbush City Limits (que ela canta para homenagear a cidade onde nasceu) e de Private Dancer, feita pela banda Dire Straits em 1984 — a canção fala sobre trabalho com prostituição.

1ª mulher negra a estar na capa da Rolling Stone

Carreira solo t alt | cantora em capa antiga da rolling stone, em cor sépia, vestindo um vestido e de boca aberta, como se estivesse cantando
Antes de chegar à carreira solo, a cantora já era bem vista pela imprensa especializada em música (Imagem: Baron Wolman/Reprodução).

O sucesso de Turner foi tão grande ao tentar trilhar no rock que ela chegou a influenciar outros artistas famosos. O cantor Mick Jagger, por exemplo, criou uma “dancinha” inspirada nela. Foi assim que seu sucesso rendeu uma capa numa das publicações mais famosas sobre música, a Rolling Stone. A edição foi publicada em 1967, no dia 25 de novembro daquele ano.

Ela ainda figurou outras edições da revista, estando em publicações de todas as décadas seguintes, até os anos 2000. Na publicação da década de 1960, a cantora é descrita pelos seus movimentos, sendo valorizada pela sua presença de palco quando era da banda The Ikeets (banda que formou com seu ex-marido), diferenciando-se de artistas da gravadora Motown, como Diana Ross, Stevie Wonder e Michael Jackson & The Jackson 5:

Diferente dos artistas e bandas mais comportados da Motown, ela e o grito dos Ikettes chegam a agudos fortes, fazendo um fantástico boogaloo. Não importa o que você pensa sobre música, vale a pena sentar e prestar bastante atenção à Tina Turner.

Revista Rolling Stone

Homenagem a Ayrton Senna e sucesso no Brasil

Rock t alt | 1855 tina turner junto a ayrton senna, à esq. Segurando microfone, agarrada ao piloto, e à dir. Olhando para ele
Tina Turner, além de influenciada artisticamente pelo rock, cantou com Ayrton Senna no palco (Imagem: Divulgação).

1993: Ayrton Senna, piloto que morreria no ano seguinte, estava presente no show de Tina Turner na Austrália. A cantora estava na Oceania para encerrar a sua turnê, naquele momento. Tudo normal até aí, até que a cantora avista Senna na plateia e decide chamá-lo ao palco. A presença do piloto, então, rendeu uma cena marcante: Turner canta The Best (O Melhor, em tradução livre) ao lado dele, como forma de mostrar sua admiração por ele. A seguir, você confere um vídeo dela com o piloto.

Chamei-o ao palco para ele cantar comigo a ‘sua música’. Aquele momento foi mágico, pois eu percebi a sua felicidade.

Tina Turner, para a revista Manchete Histórica

Antes, 182 mil pessoas chegaram a participar em um show dela em 1988, no estádio do Maracanã, um recorde inédito para a cantora. Foi a única apresentação de Turner naquele ano no Brasil, conseguindo um grande público para admirá-la ao vivo. Já em abril deste ano, o Instituto Moreira Salles (IMS) estreou uma exposição com mais de 100 fotos da cantora, relembrando sua trajetória.

Como a cantora foi viver na Suíça, antes de sua saúde piorar?

Saúde de turner t alt | rosto da cantora, exibido em preto e branco, com cabelos curtos e sorrindo de boca fechada
Após fazer sucesso e vender centenas de milhares de discos, a cantora passou por problemas pessoais graves, já que a saúde de Turner piorou durante os anos 2010 (Imagem: Peter Lindbergh/Reprodução).

Já em 2013, Turner revelou estar enfrentando alguns problemas de saúde. Ele expôs os diagnósticos de câncer que recebia, informando também que passava por cirurgias recorrentes no livro My Love Story (Minha História de Amor, em tradução livre), publicado em 2018. Sua última tour aconteceu de 2007 a 2009: em entrevista para a jornalista Gayle King, da emissora dos EUA CBS, ela descreveu seus sentimentos ao deixar os palcos.

Eu subi no avião… Respirei fundo e disse ‘acabou’. Eu realmente senti como se [a carreira nos palcos] tivesse acabado. E eu estou feliz que terminou. E daí fui para casa.

Tina Turner

No início da década de 2010, Tina Turner teve um derrame que a deixou debilitada. Inclusive, o impacto dessa crise de saúde deixou ela sem poder andar, tendo que reaprender a habilidade. Ela já morava na Europa quando teve esse problema de saúde: desde 1995, Turner vivia na Suíça, mas só veio conquistar a sua cidadania no país em 2013. Por lá, a artista conseguiu uma vida mais privada, vivendo numa mansão de 411 milhões de reais.

Qual a música que você mais gosta da Tina Turner? Conta pra gente nos comentários do Showmetech!

Veja também:

Fonte: The World of Tina | Smooth Radio | Rolling Stone | BBC

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (24/05/23)


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados