Machenike kt68 pro

REVIEW: Machenike KT68 Pro é o teclado mecânico sem fio e com “tela”

Avatar de césar marcos
O KT68 Pro, novo teclado mecânico da Machenike, se conecta em até 4 aparelhos ao mesmo tempo. Saiba mais

A Machenike tem se consagrado como uma excelente opção para quem busca acessórios com bom custo-benefício. Depois de testar o teclado mecânico K600G, chegou a vez de testar outro teclado mecânico: o Machenike KT68 Pro. Definitivamente não é um teclado mecânico sem fio comum! O grande destaque fica para a faixa de LED de 9.1 polegadas, que conta com 325 LEDs, e se comporta como uma smart screem – bem ao estilo Cyberboard.

Recebemos o protótipo que os apoiadores do projeto no Kickstarter receberão e deu pra notar quão cuidadosa a Machenike é com os detalhes. Além do teclado (que por si só já mostra a preocupação da marca em criar boas experiências para os usuários), na caixa vem:

  • Um cabo bem grande no estilo trançado com USB-C numa ponta e USB-A na outra;
  • O adaptador 2.4G;
  • Uma pinça para remoção das teclas e switches, seja pra limpar ou pra customizar;
  • Uma carta de agradecimento para quem apoia o projeto;
  • Vários adesivos;
  • Uma moeda (que lembra muito uma moeda de Bitcoin) com o logo da empresa;
  • Um guia rápido para configuração.

É um kit bem completo, se você é um dos apoiadores do Kickstarter prepare-se para receber bastante coisa na caixa.

Enfim, confira agora o review que foi digitado no próprio KT68 Pro!

Design

É um design bastante interessante. Ao mesmo tempo que esse teclado mecânico lembra muito uma máquina de datilografar, ele também se parece bastante com um teclado gamer. Sim, o design desse produto flerta com o passado e com o futuro ao mesmo tempo. Gosto é individual e esse visual, com certeza, atrai muita gente da mesma forma que pode não agradar outras pessoas

Pesando 952 gramas, temos aqui 68 teclas (por isso o nome KT68) no corpo de um teclado de 75 teclas, por conta da smart screm no topo. Feito em plástico transparente, assim como as keykaps, o teclado, que mede 327 x 145 x 41 mm, consegue não ficar tão pesado. Mesmo com a bateria de 4000 mAh, ele pesa menos do que os 1.3 quilos de teclados mecânicos convencionais (que não têm bateria). Preciso dizer que é um teclado bem alto, talvez seja bom ter aqueles apoios de teclado para evitar problemas como tendinite.

Na parte de trás, temos uma porta USB-C que fica bem no centro e um botão para uso sem fio (que pode ser via Bluetooth ou 2.4G) ou cabo – e sim, a Machenike nos oferece 3 formas diferentes de se conectar ao teclado, e é possível conectar via Bluetooth em até 3 aparelhos ao mesmo tempo.

Na parte de baixo podemos ver a bateria de 4.000 miliampere-hora e os pés de suporte que têm dois ângulos (ou seja, voce pode usá-lo em 3 níveis diferentes). Olhando de lado, você consegue perceber o ângulo de digitação de 5 graus e a roda de volume lateral. Apesar de ser feita de plástico, é muito sensível, tem boa aderência e também dá pra ser usada pra mutar a música apenas pressionando-a, sem precisar rodar a roda toda até o volume 0.

Detalhe das teclas do kt68 pro
Erro de design: a tecla do apostrofo fica no lado oposto do tradicional. Foto: César Marcos

Entre os erros de design — na minha opinião — dá pra citar que a tecla do apostrofo não fica em cima da tecla tab e ao lado do 1, ela fica do outro lado, abaixo da alavanca e em cima da tecla delete. Confesso que isso não foi um ponto positivo pra mim. Eu preciso me lembrar o tempo todo onde está a tecla de apostrofo e várias vezes apertei a tecla errada.

Por falar na alavanca, que você pode puxar, ela vem de fábrica configurada para minimizar e restaurar todas as janelas e, na verdade, é muito conveniente. Eu uso muito calculadora e configurei a alavanca para abri-la.

O kt68 pro conta com switchs gateron north pole 2. 0 do tipo linear.
O KT68 Pro conta com switchs Gateron North Pole 2.0 do tipo linear. Imagem: Divulgação Machenike

Os switchs são Gateron North Pole 2.0, do tipo linear, e servem tanto pra quem o usará para trabalho quanto pra quem quer jogar. Se você quer usar para ambas as finalidades, parabéns, você encontrou o teclado certo pra você. Entre as demais características desse tipo de switch, dá pra dizer que é silencioso e com alta sensibilidade, é necessário apenas 50g de força para registrar o toque.

Kt68 retroiluminado
Ao mesmo tempo que ter as keycaps transparentes dá ao KT68 um visual único, você pode não enxergar as letras. Foto: César Marcos

Sobre o design, acho que foi um erro não terem pintado as letras de preto nas keycaps. Quando a iluminação do teclado está ligada, é bem difícil identificar as letras (que são claras, como o backlight). Se você precisar olhar para o teclado à noite com as iluminação ligada, você terá dificuldade pra encontrar a tecla que está procurando. No modelo branco acredito que isso não aconteça, já que as letras são pintadas de preto nas keycaps.

Funcionalidades das teclas

Das teclas do KT68 Pro, 12 podem ser usadas para controlar funções multimídia, como play, pause, aumentar e diminuir volume e mais. Confesso que não é tão simples quanto estamos acostumados, você precisa apertar a tecla FN + a tecla Ctrl + a tecla 8 para pausar uma música, por exemplo. Poderia ser mais intuitivo.

Nas teclas Z, X, C e V temos os indicadores para alterar entre dispositivos. Basta apertar a tecla FN e uma das teclas para alternar, é bem simples. Por falar em alternar dispositivos, esse teclado mecânico é compatível com Windows, MacOS, Android e iOS: dá pra conectar em praticamente tudo. Só não testei em TVs, mas com certeza deve ser possível também.

Quanto a digitação, a sensação é muito gostosa. Quem já experimentou teclados mecânicos sabe que a resposta tátil é muito diferente quando comparamos com teclados de membranas (os comuns). Ele é um pouco mais silencioso que alguns modelos de teclados mecânicos.

Conectividade

Conectividade do kt68
É possível conectá-lo de 3 formas diferentes: via cabo, Bluetooth e 2.4G. Imagem: Divulgação Machenike

Teclado bom é teclado que se conecta em tudo, e o KT68 tira 10 nesse quesito. É possível conectá-lo de 3 formas diferentes: via cabo, Bluetooth e 2.4G. E podemos mantê-lo conectado ao mesmo tempo em 4 dispositivos (3 via Bluetooth e 1 via 2.4G). Windows, MacOS, Android e iOS têm suporte, ou seja, dá pra conectar em tudo. E, segundo a fabricante, o Bluetooth tem alcance de 10 metros e o cabo que vem na caixa pode ser usado como extensão para o adaptador 2.4G, mostrando mais uma vez que a Machenike pensa nos detalhes.

A Machenike oferece um aplicativo para alterar efeitos, controlar a tela e realizar outras configurações, e está disponível apenas para Windows, o que pode ser negativo para usuários do MacOS. Por falar em outros sistemas, a roda que controla o volume funciona tanto no Android quanto no iOS.

Imagem kt68 conectado a smartphone
Já falei que eu adoro a ideia de conectar o teclado em vários dispositivos ao mesmo tempo? Foto: César Marcos

O aplicativa ainda precisa ser otimizado, pelo gerenciador de tarefas percebi que ele consome cerca de 1,5% do uso da CPU, o que pode parecer pouco, mas o Chrome com mais de 30 janelas abertas consome pouco mais do que isso. Indica que precisa ser otimizado.

Recursos do KT68 Pro

Recursos disponíveis no kt68
Recursos disponíveis no KT68 Pro. Imagem: Divulgação Machenike

São tantas as possibilidades de iluminação. Dá pra definir esse teclado em uma palavra: alegria. Em alguns efeitos eu me senti no Natal, de tão colorido e alegre que são as cores dele. Começando pela alavanca, recurso extra que poucas vezes vimos em produtos do tipo, ela vem configurada de fábrica para minimizar todas as janelas ao ser pressionada. Pressionando novamente as janelas são restauradas. Via software você consegue configura-la pra executar outras tarefa como abrir a calculadora, por exemplo. Recurso que eu adorei.

Comandos no kt68 pro
Como eu já havia falado antes, a alavanca é totalmente customizável e você pode configurá-la para executar diversos comandos, basta ir na opção “Key”. Imagem: César Marcos
Efeitos do kt68 pro
Quer efeitos na smart screm de acordo com a música? Você pode! Imagem: César Marcos

São 20 efeitos de iluminação e posso dizer que são bem interessantes e dentre os teclados mecânicos com LED RGB, o KT68 Pro tem os mais diferentes tipos de efeitos. É um prato cheio pra quem gosta de variar e usar efeitos diferentes por dia. E a iluminação das teclas também pode reagir de acordo com a música que você está ouvindo no computador (mesmo que seja no fone de ouvido). Basta abrir o aplicativo, ir na opção Music e escolher os modos de visualização, velocidade do efeito, amplitude e nível do brilho.

Smart screem

Essa tela merece um espaço só pra falar dela. São 325 LEDs numa tela de 9.1 polegadas espalhados em 5 fileiras de 65 LEDs cada uma.

Smart screem do kt68 pro
A smart screem conta com 365 LEDs e 11 efeitos diferentes. Imagem: César Marcos

Pelo aplicativo da Machenike você consegue alternar entre 11 efeitos diferentes, são eles:

  • Uso de CPU, temperatura e a bateria;
  • Uso de GPU, temperatura e a bateria;
  • Velocidade da internet (upload e download);
  • Data e hora;
  • Lembrete de sedentarismo;
  • Efeitos musicais;
  • Espectro de som (aquelas barras de som que ficam se mexendo);
  • Uma animação de Tetris;
  • Efeito de chuva (laranja);
  • Efeito de chuva (verde);
  • Degradê de cores.

Também dá pra definir o brilho e alterar em 8 níveis diferentes. Mas uma coisa que poderia ser diferente é a possibilidade de só poder configurar o teclado quando está conectado via cabo. No futuro, poderia ser algo para a fabricante mudar.

Preço

Não espere que um teclado com tela, com vários brindes na caixa e cheio de recursos como esse saia de graça. No Kickstarter, o Machenike KT68 Pro está sendo vendido por USD 179, cerca de R$ 937,00 e a fabricante oferece 1 ano de garantia. Mesmo não sendo tão barato, é um valor bem abaixo de outros modelos que não oferecem tantos recursos. A empresa já conseguiu arrecadar quase USD 50.000 (cerca de R$ 260.000,00). Definitivamente tem muita gente interessada nesse produto.

Conclusão

Review: machenike kt68 pro é o teclado mecânico sem fio e com "tela". O kt68 pro, novo teclado mecânico da machenike, se conecta em até 4 aparelhos ao mesmo tempo. Saiba mais
Imagem: Divulgação

É um teclado para quem gosta de ter o setup bem colorido. Cheio de recursos visuais, é praticamente impossível que esse teclado passe despercebido. Dá pra conectar de várias formas diferentes em vários aparelhos, é bem construído, tem alguns detalhes que deixam a desejar mas diante de tudo de bom que ele oferece, dá pra ignorar. Vale o preço? Diante dos modelos da faixa de preço, dá pra dizer que sim.

Especificações técnicas do Machenike KT68 Pro

Nome do produtoMachenike KT68 Pro
Smart screen9.1 polegadas
325 LEDs
Dot Matrix Screen
Quantidade de teclas68
Teclas multimidia12
Cores disponíveisCrystal Black (Switch Marron ou Amarelo)
Crystal Branco (Switch Marron ou Amarelo)
Capacidade da bateria4000mAh
Voltagem de carregamento5V
Tamanho do cabo1,5 metro
Peso952g
Tamanho327 x 145 x 41mm

Veja também:

E pra quem gostou da marca e está em busca de um teclado mecânico, a Machenike tem o K600G que nós já testamos.

Revisão do texto feita por: Iris Xavier.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados