Nutella unica packaging design products  dezeen 2364 col 0

Você sabia? Nutella usou algoritmo para criar embalagem

Avatar de luís antônio costa
Um software desenvolveu designs criativos e interessantes para uma campanha de vendas de Nutella na Itália

Para uma campanha de vendas na Itália, a produtora do amado Nutella, a Ferrero, criou uma parceria com a agência Ogilvy & Mather Italia para criar um plano em que mais pessoas comprassem o creme de avelãs com chocolate. A ideia que eles tiveram foi desenvolver um algoritmo – basicamente um programa de computador com uma série de instruções para realizar uma ação específica – que ficasse responsável por criar o design do rótulo da embalagem de Nutella.

Um pote diferente para todos os gostos

Como o algoritmo não poderia ter ideias do nada, a empresa forneceu ao software um banco de dados de padrões e cores que a Ferrero sentiu que representavam seu gosto e produto. O resultado foi que o algoritmo produziu mais de 7 milhões de padrões de embalagens únicas que foram vendidas por toda a Itália.

Você sabia? Nutella usou algoritmo para criar embalagem. Um software desenvolveu designs criativos e interessantes para uma campanha de vendas de nutella na itália

Nas imagens disponíveis nessa matéria podemos ver que o resultado ficou muito bonito, com um design chamativo e alegre, além de ficarem ótimos como objetos decorativos. Infelizmente a Ferrero somente utilizou essa estratégia de vendas na Itália, então não espere encontrar no mercado um pote colorido de Nutella. Mesmo limitado, esse projeto mostra o fundamental de qualquer campanha de publicidade: conquistar seu cliente com o visual e, mais que isso, permitindo que ele compre uma embalagem única que não encontrá em outro lugar.

Você sabia? Nutella usou algoritmo para criar embalagem. Um software desenvolveu designs criativos e interessantes para uma campanha de vendas de nutella na itália

Essa ideia traz tanto vantagens quanto desvantagens. Tanto a Ferrero como a agência de publicidade cortaram custos ao ter que contratar designers para elaborar as embalagens, já que o algoritmo fazia todo o trabalho e era preciso apenas alimentá-lo com padrões de cores para que produzisse sua arte.

Você sabia? Nutella usou algoritmo para criar embalagem. Um software desenvolveu designs criativos e interessantes para uma campanha de vendas de nutella na itália

Porém, esse projeto também mostra o poder de um algoritmo bem desenvolvido, capaz de dispensar a criatividade humana com o poder da lógica computacional. Ainda precisamos de humanos para escrever os programas de computador, mas o que acontece quando algumas linhas de código são capazes de elaborar um padrão complexo e utilizar combinações de cores ao invés da genialidade humana?

O que achou dessa campanha? Deixe o seu comentário aqui embaixo!


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados