Índice
Com o principal alvo sendo os desenvolvedores, a primeira prévia do Android P chegou com um bocado de novas funcionalidades. Mas antes que você se empolgue, o Developer Preview 1 não é recomendado para uso diário.
Ele ainda possui muitos bugs e funções que ainda não estão completamente desenvolvidas. No momento, ele será usado apenas para os programadores, que vão trabalhar as novas funções do sistema operacional móvel da Google.
Novas funcionalidades do Android P
É possível que não tenha notado, mas os smartphones estão aderindo a uma nova moda: o notch. Trata-se do “entalhe” que fica na parte superior central da tela dos novos dispositivos.
Com ele, um pequeno problema surgiu. Agora, os aplicativos que são feitos para telas “comuns” não se adaptam direito ao formato da tela. E é aí que o Android P entra.
A nova versão do sistema operacional irá gerenciar melhor a altura da barra de status, de maneira a separar o conteúdo que deveria ser obstruído pelo notch.
Aplicativos poderão mostrar conversas, fotos, adesivos e suportarão “respostas inteligentes” como no Google Reply.
Também há novas APIs que permitirão o uso de duas ou mais câmeras de forma simultânea. Resta esperar o que farão com isto, mas o resultado pode ser interessante.
Indo para o consumo de mídia, o Android P suporta HDR VP9 em vídeos que suportam HDR, seja no Youtube ou no Google Play Filmes (desde que o dispositivo seja compatível).
O HEIF (Formato de Arquivo de Imagem de Alta Eficiência) garantirá uma compressão de imagem melhor. Além disso, as APIs de mídia também estão sofrendo melhorias.
Por fim, novas APIs também permitirão que desenvolvedores adaptem seus aplicativos à nova tendência. Isto, aliado a uma renovação na área de notificações irá garantir uma experiência de uso melhor.
Privacidade e outras novidades
Outra novidade é o suporte ao Wi-Fi Round-Trip-Time (RTT), ou IEE 802.11mc, que permite que um app possa calcular sua posição dentro de 1 ou 2 m. Mas sim, você precisa dar permissão antes disso acontecer.
O Android P também irá impedir que apps inativos usem sua câmera, microfone e outros sensores. Ou seja, você não será espionado por aplicativos em segundo plano.
Backups também ficarão mais seguros, já que o Google oferecerá criptografia de chave múltipla. Com isso, eles já ficam criptografados nos próprios servidores e exigirão sua senha para ter acesso.
Por fim, em setembro deste ano, a Play Store irá exigir o suporte à API 26 (Android 8.0 Oreo) em atualizações de aplicativos.
O Android P Developer Preview 1 só está disponível nos seguintes dispositivos: Pixel, Pixel XL, Pixel 2 e Pixel 2 XL. Ainda que tenha um destes, não é recomendado que faça a instalação da prévia, a menos que seja um desenvolvedor.
Ansioso(a) para o lançamento oficial da nova versão do Android? Nos fale nos comentários qual nome (com o prefixo P) você acha que o sistema terá.
Fonte: 9to5Google e Ars Technica
Leia também
Windows Media Player é o próximo aplicativo ameaçado de extinção
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.