A tecnologia vem fornecendo ferramentas para tornar a vida das pessoas mais fácil. No entanto, uma das possibilidades mais promissoras é que seus recursos seja utilizados para proporcionar maior inclusão social. Esse parece ser o caso da Dot, startup sul-coreana que acredita que pode beneficiar os deficientes visuais bastante com a tecnologia dos relógios inteligentes. Na aparência, o Dot se parece com um smartwatch tradicional, mas ele é o primeiro dispositivo em braille do mundo.
O Dot possui um painel com 24 pinos que “exibe” até quatro caracteres por vez, mas em braille. os pinos sobem e descem para formar novas palavras assim que a pessoa confere as informações. Dá para usar o Dot para ler documentos no desktop ou emails recebidos no smartphone, por exemplo. A conexão aos dispositivos pode ser feita via interface Bluetooth 4.0 ou USB.
A velocidade de atualização do painel de pinos é configurável, assim o usuário pode ajustá-la à medida que se acostuma com o dispositivo, tornando, por exemplo, a leitura de e-books mais prática e confortável. Há outras funcionalidades além da leitura, como função de alarme, GPS e recurso de notificações (o relógio também é equipado com um componente de vibração), além de, é claro, ser possível consultar as horas nele.
Com tantos recursos, além do sobe e desce dos pinos, é natural imaginar que a autonomia da bateria seja afetada, mas o os desenvolvedores da Dot afirmam que o dispositivo aguentará até 10 horas de uso constante após uma carga completa. Na média, os usuários terão que recarregar o relógio a cada 5 dias.
https://www.youtube.com/watch?v=jF7HEBOq6hc
O Dot foi criado para ser acessível. Enquanto um leitor portátil de braille pode custar mais de 2 mil dólares (cerca de 6.900 reais), o smartwatch não deverá custar mais do que 300 dólares (aproximadamente 1.000 reais). Para o projeto prosseguir, a Dot precisa conseguir uma rodada de investimento na ordem de 1 milhão de dólares até o final deste mês. Se tudo der certo, as vendas iniciam no final do ano.
LEGENDA:
- o Dot: smartwatch de braille
- a Dot: startup sul-coreana
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.