Uma equipe de pesquisadores em Cingapura, desenvolveu uma nova tecnologia de íons de lítio que promete recarregar uma bateria 70 por cento em apenas dois minutos. Com ela, será possível carregar um carro elétrico em apenas 15 minutos. E, tem mais: ela possui vida útil superior a 20 anos.
Normalmente, somos céticos sobre notícias de avanços em tecnologias de baterias – elas sempre pipocam na internet, mas nunca se concretizam – mas esta descoberta pode chegar ao mercado tão cedo quanto em 2 anos. A tecnologia não é totalmente nova, diga-se, mas apenas uma melhoria na tecnologia de íons de lítio existente.
A chave vem na forma das nanoestruturas. Em vez do grafite tradicional, usado para criar ânodo da bateria de íons de lítio, os pesquisadores usaram um gel de dióxido de titânio mais barato, o mesmo tipo de material usado no filtro solar para absorver os raios UV. Eles descobriram uma forma de transformar o composto em nanoestruturas que aceleram o processo de carregamento. Essa simples inovação faz com que as baterias carreguem 20 vezes mais rápido e durem 20 vezes mais.
“Com a nossa nanotecnologia, os carros elétricos seriam capaz de percorrer maiores distâncias com apenas cinco minutos de carga, se aproximando do tempo de carregamento de uma bomba tradicional de gasolina”, comenta o Professor Associado Chen Xiaodong, da Universidade Tecnológica de Nanyang, em um comunicado. Imagine o que isto poderia fazer para o seu smartphone.
Os pesquisadores afirmam que a nova tecnologia deve chegar ao mercado nos próximos dois anos.
Fonte: Science Daily.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.