Índice
Mesmo com os maiores avanços tecnológicos em games, o gênero clássico de RPG de mesa ainda continua forte. Entretanto, uma startup dos EUA pretende investir da modernidade do gênero. Sua ideia envolve principalmente aumentar a imersão em RPG através da realidade aumentada.
Batizado de Augmented Reality & Dragons, o recurso de realidade aumentada está em processo de desenvolvimento. Assim, a startup Elder Labs pretende um financiamento online para que o projeto se torne ainda maior e cheio de detalhes.
Dungeon & Dragons em realidade aumentada?
O principal questionamento da Elder Labs, que possui sede em San Francisco (EUA), é como as sessões de RPG de mesa podem se tornar mais imersivas. Investindo em recursos de realidade aumentada como aqueles que ficaram famosos com o game Pokémon GO, a empresa pretende evoluir um pouco o modo como jogamos RPG.
A ideia é utilizar tokens semelhantes a runas ou moedas de ouro para serem as plataformas de realidade aumentada do jogo. O software, assim, utilizaria o smartphone dos jogadores para ler essas moedas e criar modelos em 3D de personagens, monstros e obstáculos das sessões de RPG totalmente interativos.
Com isso, a startup não pretende abolir os livros de RPG dos jogos. Ao invés disso, a intenção é dar mais recursos para que os jogadores consigam entrar ainda mais em suas histórias. Na prática, os personagens em realidade aumentada serviriam principalmente nos momentos de combate, para inventivar o imaginário dos jogadores.
Instrumentos para o RPG
Sessões de RPG com livros, dados e fichas com regras como vemos em Dungeon & Dragons são muito famosos ao redor do mundo. Criar softwares que melhoram a experiência dos usuários não é exatamente uma coisa inédita no ramo. Existem diversos apps que simulam resultado de dados, calculam os pontos de personagens e até geram trilhas sonoras para as jogatinas.
Entretanto, é a primeira vez que uma dessas ferramentas tenta utilizar a realidade aumentada. E, além disso, tentar “dar vida” ao que os jogadores imaginam durante as sessões. A ideia do financiamento é arrecadar fundos o suficiente para que seja possível até que os jogadores personalizem seus próprios personagens através do smartphone.
O futuro dos RPG?
Com o projeto, a Elder Labs espera que seja possível os jogadores criarem através do software seus próprios modelos. E nisso estão incluídos itens, personagens, monstros e até cenários! Quem sabe até um dia gerar masmorras. A ideia é muito promissora e abre um caminho vasto que pode ser percorrido de várias formas.
Quem sabe o que a ideia pode gerar no futuro. Inicialmente temos a realidade aumentada combinada com códigos de QR para gerar imagens através do celular. Mas imagine as possibilidades da técnica se incluirmos aí a tecnologia de ponta dos óculos de realidade virtual. Quem sabe o que as sessões de RPG de mesa podem virar?
O início do financiamento
A Elder Labs iniciou uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter. A empresa tenta inicialmente arrecadar a incrível quantia de US$ 250.000. Com isso, ela garante que será capaz de levar seu Augmented Reality & Dragons tanto para dispositivos iOS como também para o Android.
Até o momento da escrita deste texto, a empresa conseguiu arrecar incríveis 57 mil dólares. Entretanto, um caminho árduo ainda está por vir para o pessoal da Elder Labs. Seu plan é de lançar a primeira versão do app para o público até o segundo semestre de 2019.
Fonte: FuturoExponencial
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.