Após conseguir um ótimo acordo com a Spotify na semana, a Google acaba de adquirir um cliente de peso – a Apple.
O acordo multi-milionário entre as empresas vem em um momento em que a Apple tem buscado alternativas para baratear o custo de armazenamento do iCloud, tendo em vista que o backup de fotos e vídeos tem crescido exponencialmente.
A Google por sua vez, tem feito um grande esforço para se tornar uma opção para grandes empresas que operam na nuvem e não só para desenvolvedores que buscam um ambiente barato para testar suas soluções.
Segundo fontes da CRN, a Apple buscou o acordo com a Google para tirar parte de sua infraestrutura do ambiente Azure da Microsoft e Amazon Web Services, o valor do acordo no entanto ainda não foi confirmado, porém é estimado em torno de $400 a $600 milhões de dólares.
iCloud é uma solução híbrida bem cara
Hoje para a Apple o iCloud é uma plataforma híbrida bem cara de se gerenciar, não só devido à quantidade diária de dados, mas também por sua infraestrutura descentralizada, pois parte dos serviços utilizam Microsoft Azure, outra parte usa Amazon Web Services e uma grande parcela ainda usa parte da infraestrutura de datacenters da Apple. Tudo isso para manter o backup dos seus clientes em dia.
Fazendo uma estimativa bem baixa, a Apple demorará no mínimo 1 ano para migrar a maior parcela do seu serviço para a Google Cloud Plataform. Com esta migração os custos de manutenção e operação do iCloud tendem a cair, e isso com certeza se refletirá no preço pago pelos usuários para manter seus dados guardados.
Do ponto de vista da Google, este acordo mostra a estratégia agressiva da empresa para se posicionar como uma grande fornecedora de Cloud.
E no final, mesmo empresas que são consideradas rivais em vários campos, fecham parcerias lucrativas.
Fonte: Engadget
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.