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Em um evento realizado nesta quarta-feira, 29, pela IBM, foram anunciadas duas novas parcerias da empresa com startups visando o desenvolvimento de soluções baseadas em IA para bots, tanto de texto, quanto novidades em chat por voz. Em colaboração com a Onni.ai, ambas as empresas firmaram um acordo para o lançamento de uma plataforma de LLM, utilizando o poder do WatsonX, semelhante ao ChatGPT, que permitiria uma comunicação entre cliente e chatbot de forma automatizada. A proposta é criar uma nova plataforma que utilize técnicas como speech-to-text para transformar áudio em comandos, permitindo uma interação mais natural com a inteligência artificial.
Além disso, a IBM apresentou um estudo sobre o impacto da IA generativa nos negócios e anunciou uma parceria com a PROA.AI para desenvolver uma plataforma com suporte para pequenas e médias empresas na criação de bots.
Estudo sobre IAs generativas
Neste evento, a IBM apresentou um estudo revelando que o uso de IA generativa potencializa o ecossistema de parceiros em descoberta, ideação e inovação. Intitulado como “The CEO’s Guide to Generative AI: Open innovation & ecosystems”, essa pesquisa destaca que a IA generativa tem a capacidade de liberar todo o potencial do ecossistema de parceiros empresariais, aproveitando rapidamente a capacidade intelectual coletiva de diversas organizações.
Conforme apontado pela pesquisa do IBV – Institute for Business Value, ao participar ativamente dessa interação conjunta com a IA, as empresas consolidam potenciais soluções para desafios significativos, antecipam o sucesso de produtos e aprimoram estratégias de projeto para alcançar os resultados desejados. Essa abordagem demanda uma infraestrutura robusta de armazenamento de dados, considerável capacidade computacional e competências flexíveis conforme a necessidade. Para obter vantagem competitiva por meio da IA generativa, é crucial compartilhar iniciativas com parceiros dentro do ecossistema.
A maneira mais eficiente de auxiliar as empresas a acessar total e rapidamente o potencial da IA generativa é por meio de um ecossistema de parceiros com acesso à tecnologia, que é precisa, escalável e adaptável, em consonância com as habilidades e experiência para resolver problemas reais
Fabrício Lira, diretor de Ecosystem da IBM Brasil
De acordo com esse estudo levantado, para alcançar uma vantagem competitiva com a IA generativa, é necessário dividir responsabilidades com parceiros do ecossistema e superar obstáculos internos e externos. A transparência é crucial nesse processo, pois os dados essenciais estão dispersos entre várias organizações, aplicativos, compartimentos isolados, nuvens e repositórios de dados.
Para garantir que as inovações sejam éticas e seguras, o estudo indica que CEOs devem assegurar que os parceiros do ecossistema contribuam com o talento, tecnologia e relacionamentos adequados, além de avaliar se compartilham dos mesmos princípios e valores. À medida que a próxima geração de modelos de IA generativa amadurece rapidamente, a inovação impulsionada pelo ecossistema deve ser construída sobre uma base sólida de transparência e confiança.
O estudo pautou seus principais pontos em 3 coisas que todo líder precisa saber e 3 coisas que precisa fazer imediatamente. Primeiro, é importante que o líder saiba que a IA Generativa reinventa a inovação e o valor das contribuições do ecossistema, a inovação se tornará o novo comum e parcerias que foram bem-sucedidas no passado podem não ser adequadas para o futuro. Enquanto entre os pontos que são considerados urgentes para que sejam implementados a curto prazo são inovar na forma como você inova, prepare sua organização para realizar trabalhos de maior valor com habilidades inter-ecossistema e reavalie o status do seu relacionamento, ou seja, atualize a estratégia de inovação por meio de novas parcerias de ecossistema.
O poder da plataforma watsonx
Utilizada nos projetos dessas novas parcerias firmadas pela IBM, o watsonx tem um papel fundamental na popularização das IA generativa. O watsonx é uma plataforma de inteligência artificial e de dados que possui três componentes principais: watsonx.ai, watsonx.data e watsonx.governance.
- watsonx.ai: Este é um estúdio projetado para permitir que você e sua equipe treinem, validem, ajustem e implementem facilmente IA generativa, modelos de base e recursos de aprendizado de máquina. Além disso, possibilita a criação rápida de aplicativos de IA.
- watsonx.data: Funciona como um repositório de dados que capacita sua empresa a expandir análises e IA, oferecendo um armazenamento de dados apropriado construído em uma arquitetura de data lakehouse.
- watsonx.governance: Este kit de ferramentas robusto é dedicado ao controle de IA. Utilizando automação de software, visa minimizar riscos e abordar questões éticas associadas à implementação de inteligência artificial.
Segundo a IBM, o watsonx é transparente, responsável e controlado. Os modelos da empresa são treinados em conjuntos de dados confiáveis, eliminando questões legais, regulatórias, éticas e de imprecisão. Essa plataforma permite que você vá além de ser apenas um usuário de IA e se torne um criador de valor de IA, permitindo que treine, ajuste e implemente e controle os dados e os modelos de IA, possuindo completamente o valor que eles criam.
Criação facilitada de bots para empresas (PROA.ai)
Uma das parcerias firmadas pela IBM e apresentadas no evento foi com a PROA.AI, referência em consultoria de assistentes virtuais e na implantação de inteligência artificial, e revelou o lançamento da solução chamada C.AI.S, uma plataforma de fácil integração que simplifica a criação de bots, incorporando tanto a inteligência artificial generativa quanto a tradicional. Essa inovadora solução tem como base o IBM watsonx.ai e a proposta é oferecer uma abordagem simples e direta para facilitar a implementação eficaz de soluções de automação para qualquer cliente.
Com um foco em auxiliar pequenas e médias empresas que não teriam acesso ao aparato e conhecimento tecnológico para desenvolver tais soluções por si só, a plataforma oferece suporte no desenvolvimento de chatbots com a proposta descrita como “bot que cria bots”.
Aproveitando as capacidades da IA generativa, o C.AI.S viabiliza a construção rápida e intuitiva de assistentes que interagem e respondem de maneira mais natural e precisa. Essa eficácia é alcançada por meio da integração com o watsonx.ai e o Watson Discovery, que possui um conjunto de dados de fontes de notícias e informações para solucionar os possíveis problemas.
Além disso, foi anunciado que o C.AI.S simplifica a manutenção com seu módulo de curadoria avançada, permitindo ajustes em tempo real. Em termos de supervisão, os usuários contam com um painel detalhado que destaca indicadores chave e interações entre o assistente virtual e o cliente. Isso oferece uma visão abrangente e instantânea para aprimorar continuamente a eficiência e a eficácia da interação.
Consequentemente, o novo modelo proporciona um serviço ainda mais autônomo e dinâmico, apresentando um método de respostas intuitivo e orientado por dados através de uma interface de IA conversacional integrada a um extenso repositório de documentos. Foi dito no evento que a C.AI.S possibilitou à PROA.AI a identificação e exploração de novas verticais de mercado e demandas dos clientes, resultando na implementação de novas funcionalidades e melhorias contínuas do produto, as quais podem ser visualizadas e testadas na plataforma.
A intenção é que essa ferramenta seja escalável e alcance um número crescente de empresas, ampliando o conhecimento sobre a tecnologia e proporcionando resultados de negócios para a PROA.AI. As expectativas são elevadas, conforme indicado por um estudo do Gartner, onde 55% das empresas manifestam interesse ou já estão em fases de testes ou produção com IA generativa.
Soluções de voz em português para bots (Onni.ai)
Além disso, também anunciada durante o evento realizado pela IBM, foi a colaboração entre a empresa com a startup de inovação em inteligência artificial generativa, Onni.ai, para o desenvolvimento de soluções baseadas na plataforma de IA e dados IBM watsonx.
Apesar de ter sido estabelecido recentemente, o acordo já demonstra impactos significativos no setor. Entre as inovações, merece ênfase a recém-criada plataforma exclusiva da Onni.ai, desenvolvida com o propósito de potencializar a voz dos clientes e colaboradores em diversas vias de comunicação, sobretudo em ligações telefônicas, vídeos e interações em redes sociais. Ou seja, através dessa nova plataforma será possível oferecer uma automação com maior eficiência para as empresas em ligações para atendimento ao público.
Estamos em uma missão focada em aumentar a eficiência das empresas, dando voz aos 80% dos dados não estruturados que, tradicionalmente, foram excluídos dos processos de tomada de decisão. E a voz representa a maior parte destes dados, na grande maioria das empresas.
Thiago Santos, CEO da Onni.ai
Os dados não estruturados provenientes de fontes de áudio sempre foram considerados um desafio ao serem utilizados em modelos de inteligência artificial. A proposta dessa parceria é justamente possibilitar um modelo LLM, que é a abreviação para Large Language Model, que significa Grande Modelo de Linguagem, em tradução livre. Trata-se de um modelo de aprendizado de máquina ou machine learning desenvolvido para aprender com vastos conjuntos de dados públicos.
Nossa tecnologia, combinada com a robustez da plataforma watsonx, nos permite acelerar nossa expertise em voz em todos os canais e convertê-la em automação e eficiência para as empresas. Nosso objetivo é eliminar os demorados processos manuais – algo já desejado há tempos pelas empresas.
Thiago Santos, CEO da Onni.ai
Durante este evento, a Onni.ai revelou, através de seu CEO, Thiago Santos, um aporte financeiro de US$ 2 milhões destinado à instauração de um laboratório dedicado à inteligência artificial generativa, focado no treinamento e na otimização de Modelos de Linguagem LLM especialmente adaptados para soluções de voz, incluindo um foco em interpretação e contextualização de textos e falas em português e espanhol.
Estes avanços resultaram em melhorias significativas na precisão da plataforma, as quais foram validadas em diversos setores nos últimos seis meses. Isso inclui os segmentos de energia – tanto público quanto privado – finanças, judiciário, varejo e telecomunicações, por meio de MVPs em ambientes de produção.
No cenário empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, a busca por soluções inovadoras que otimizem operações e impulsionem resultados positivos é essencial. Como alguns dos benefícios do uso da plataforma Onni.ai, ela se destaca como uma ferramenta multifacetada, oferecendo uma variedade de benefícios significativos para as empresas usuárias.
Com a otimização dos processos de análise, captura e intepretação de voz, espera-se uma redução de custos operacionais para todas as empresas que utilizarem desse sistema. Assim como, um aumento da produtividade graças aos ganhos de agilidade no atendimento ao cliente. A Onni.ai atua como um catalisador para a excelência nesse atendimento, o que, por sua vez, promove a fidelidade do cliente e a reputação positiva da marca.
Além disso, a Onni.ai é capaz de oferecer insights e análises de sentimento em tempo real. Essa funcionalidade não apenas permite uma compreensão profunda das interações com os clientes, mas também abre portas para melhorias contínuas na jornada do cliente. A satisfação do cliente é elevada a novos patamares, uma vez que as empresas podem adaptar suas estratégias com base em dados precisos e relevantes. Se destacando como uma transformação significativa no autoatendimento, a Onni.ai baseia-se na tecnologia IBM watsonx. Isso possibilita interações mais conversacionais, personalizadas e humanizadas e redefine a experiência do cliente ao oferecer uma abordagem mais intuitiva e envolvente.
Cases de sucesso (Equatorial Energia)
Um dos cases apresentados da implementação com sucesso da solução Onni.ai foi na Equatorial Energia, terceiro maior grupo de distribuição de energia do Brasil em número de clientes. A companhia anunciou um projeto com a IBM e a startup para implantar soluções baseadas na nova plataforma criada a partir do watsonx.
O Grupo Equatorial Energia, que atende a uma base de mais de 13 milhões de clientes em sete estados do Brasil, tem como objetivo implementar melhorias significativas no atendimento multicanal por meio de soluções inovadoras baseadas na IA generativa. Sergio Araújo, Superintendente de Digital, Inovação e Projetos Estratégicos do Grupo Equatorial Energia, destacou que estão acelerando a adoção da IA Generativa nos processos de negócios. O foco inicial desse processo de transformação concentrou-se na Central de Atendimento, reconhecendo o potencial para ganhos substanciais de produtividade e valiosos insights para aprimorar a experiência dos clientes.
Além disso, dentre os principais benefícios vindouros da nova tecnologia do projeto de IA generativa, estão os atendimentos personalizados aos clientes, agilidade e precisão de respostas pela automatização do processo a partir de uma plataforma confiável, disponibilidade completa 24 horas por dia e eficiência operacional. Assim, a implementação da solução de IA generativa capacita a empresa a fornecer um atendimento contínuo, personalizado, ágil e preciso aos clientes. Além disso, ao mitigar tarefas operacionais, os colaboradores terão a oportunidade de concentrar seus esforços em questões mais complexas e estratégicas, contribuindo para uma gestão mais eficiente, direcionada e alinhada com o futuro que a tecnologia está nos proporcionando.
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Fonte: IBM.
Revisado por Glauco Vital em 30/11/23.
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