Índice
A nova tecnologia de microscópio, apropriada para detectar bactérias e ajudar na higiene do usuário, apareceu em patente obtida pela Huawei. O documento, que data de 5 de outubro e foi publicado nos EUA, teve uma análise realizada pelo StudiMO, que checou o funcionamento da câmera microscópica da Huawei. Veja mais a seguir:
Como a câmera com microscópio da Huawei funciona?
O documento da Huawei expõe um investimento da fabricante em dar maiores condições para que seus clientes tenham consciência sobre higiene e limpeza no uso de seus smartphones. A patente mostra também os métodos que envolvem a detecção de impurezas, alcançando até a identificação de bactérias — especula-se que, por meio da nova tecnologia, a marca esteja investindo no combate a doenças contagiosas.
Ao mostrar o equipamento em si, a patente divide as câmeras do celular em duas categorias: câmeras padrão e câmeras microscópicas (confira a imagem). Essas câmeras, inclusive, podem funcionar ao mesmo tempo e até de forma sequencial, a depender da configuração escolhida pelo usuário.
As câmeras padrão são bastante úteis no processo de visualização das imagens no modo microscópico, já que elas observam a cena e os objetos do quadro e identificam o que está sendo visto (ela distingue se está sendo capturada uma flor, uma comida, uma parte do corpo, uma mesa etc.). Depois, as câmeras com função de microscópio se encarregam de ver informações detalhadas em relação à categoria já indicada. Com isso, a câmera calcula a quantidade de bactérias observada, indicando até a necessidade de limpeza, se necessário.
A partir da detecção dos microrganismos presentes, o celular consegue indicar se o que está sendo visto está sujo e se precisa de alguma ação de higiene. Segundo a análise feita pelo StudiMO a partir da patente da Huawei, essas indicações são fornecidas em texto, voz, vibração e com outros tipos de feedbacks.
Especificações da câmera com microscópio
A Huawei incluiu algumas informações técnicas sobre sua nova tecnologia, que incluem lentes objetivas capazes de captar seres microscópicos acromáticos — isso significa que o equipamento consegue focalizar em uma superfície plana, alcançando até 70% de uma região específica bastante reduzida com o zoom microscópico.
Numa distância de cinco milímetros, a câmera com microscópio consegue ampliar objetos entre 20 a 400 vezes o tamanho original do que está sendo observado, tendo apoio de uma resolução óptica de dois micrômetros. O texto da patente não revela muito além desses detalhes: o foco, pelo que consta na patente, é mostrar a integração da câmera com o modo microscópico no aparelho e sua interação com as tecnologias presentes numa futura fabricação de um smartphone da Huawei.
Fabricantes estão atentas a investimento em saúde
A novidade da Huawei vem em sequência de passos importantes da Samsung no sentindo de oferecer soluções para a saúde de usuários. Em julho, a Samsung havia conseguido registrar um sensor de saúde em uma patente: a tecnologia mostrada no documento indicava que um celular dobrável da fabricante coreana iria analisar informações sobre saúde por meio da dobradura do celular.
No entanto, observando o cenário da pandemia de COVID em 2021, a Huawei já havia submetido a tecnologia da câmera que observa bactérias, para que ela fosse inserida em futuros lançamentos — até lá, outras marcas podem planejar outras tecnologias ainda mais avançadas para as câmeras de seus smartphones.
Mesmo assim, a preparação em ter conseguido uma patente tira a oportunidade de outras marcas virem com recursos semelhantes. Sem lançar câmeras que ajudam na higiene, o Google lançou recentemente seu Pixel Watch 2 que, pelo que o The Verge observou, não parece ter melhorado tanto a experiência de usuário para monitorar a saúde. Já a Siri, no Apple Watch Series 9, vai conseguir atender os usuários de um modo especial nesse aspecto também.
Como você acha que a câmera microscópica da Huawei seria útil no seu cotidiano? Fala pra gente, aqui no Showmetech!
Veja também:
Fonte: StudiMO | Technode | Patente da Huawei | Microscope Central | The Verge (Pixel Watch 2) | The Verge (Apple Watch)
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (9/10/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
E o bando de alienados achando uma maravilha que se tornará um instrumento de controle social.