Em 2 de junho, a fabricante de smartphones Huawei irá lançar seu sistema operacional próprio, o Harmony OS. Conhecido na China como Hongmeng, o Harmony OS é a resposta da Huawei ao seu banimento de fazer negócios com empresas americanas, realizado em 2019 pelo ex-presidente americano Donald Trump.
O que é o Harmony OS
Em 2019, o ex-presidente americano Donald Trump anunciou que a Huawei tinha sido colocado numa lista chamada de “The Entity List” do governo americano, que impede empresas que estão nessa lista de fazerem negócios em solo dos EUA. A justificativa do presidente foi sobre as várias denúncias não provadas que a Huawei usava seus produtos para espionar em outras nações para sua terra natal, a China.
Com isso, a Huawei ficou impossibilitada de poder fazer negócios com o Google, uma empresa com sede nos EUA, o que tornou impossível a empresa usar o Android como sistema operacional de seus celulares, e como reação anunciou o Harmony OS em 2019.
O Harmony OS funcionará em vários produtos da empresa, não só smartphones, sendo uma plataforma que pode também ser usado em tablets, smartwatches e até mesmo sistemas de carros inteligentes. O Harmony OS foi programado, segundo a Huawei, em somente 100 linhas de código, o que torna o processo de uso dele e execução bem mais rápido. É com essa simplicidade dele que a Huawei acredita que ele irá ganhar mercado, já que sua performance, graças a pouca complexidade em seu código, será melhor do que outros sistemas.
No dia 2 de junho a Huawei lança o Harmony OS, inicialmente disponível no smartphone Mate X2, enquanto outros aparelhos da empresa irão receber o sistema como uma atualização.
Fonte: ITPro, Android Authority
Veja também
Google pede que donos de smartphones Huawei não baixem apps por meios alternativos
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.