Índice
Consolidada no mercado de óculos de realidade virtual, a HTC apresentou o Vive XR Elite como uma opção interessante em relação ao Meta Quest 2. Além de contar com o processador Snapdragon XR2, ele também tem lentes 4K (2K em cada lado), taxa de atualização de 90Hz, 12 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. O modelo promete oferecer o triplo de potência contra seu principal concorrente.
Outros detalhes especiais incluem o recurso de ajuste de dioptria, que permite que pessoas com miopia façam bom uso do headset de realidade virtual sem precisar do óculos tradicionais. Conheça os detalhes do modelo lançado na CES 2023.
HTC quer bater de frente com a Meta
Com o peso de 625 gramas e uma parte traseira que pode ser removida para que o uso de óculos tradicionais seja ainda mais semelhante, o Vive XR Elite chega ao mercado com duas telas que, juntas, entregam resolução 4K para jogadores e consumidores dos mais diversos tipos de mídia existente. O campo de visão é de 110º, mas os bons números não estão apenas nos componentes visíveis.
Este headset de realidade virtual tem uma taxa de atualização de 90Hz, 12 GB de RAM e um armazenamento interno de 128 GB. Dados iniciais indicam que ele pode ter o triplo de processamento do Meta Quest 2, mas isso será respondido quando o produto chegar ao mercado.
Sua bateria é outro destaque que não passaria batido: a fabricante confirma que o uso sem fios pode ser feito por cerca de 10 horas. A empresa também divulgou a bateria é compatível com carregamento rápido de 30W e apenas 30 minutos na tomada garantem 50% do carregamento da bateria. Caso prefira fazer o uso sem bateria, mas com fios, o modelo pesa apenas 240 gramas.
Apesar de estar com as especificações técnicas para ser um modelo que até pode ser escolhido no lugar do modelo fabricado pela Meta, o Vive XR Elite conta com o Snapdragon XR2 da Qualcomm, o mesmo de seu principal concorrente. Resta saber como a HTC aproveitou este processador e se, de fato, ele entregará um poder 3x maior.
Vive XR Elite tem sistema de dioptria interno
Pessoas com miopia podem ter um certo problema em usar óculos de realidade virtual, justamente pelo fato de, muitas vezes, seus óculos tradicionais causam um certo incômodo com o uso do aparelho. Para acabar com isso, a HTC implantou um sistema de dioptria interno que permite ajustes personalizados de foco. Isso permitirá que o aparelho funcione como o óculos tradicional, levando em conta os problemas de miopia.
Para que o rastreamento dos movimentos seja realizado, o modelo também tem 4 câmeras grande angulares, mas isso também pode ser feito por meio dos dois controles enviados na caixa. Outro detalhe importante é que o Vive XR Elite pode ser carregado via cabo USB-C, já amplamente utilizado e enviado com diversos aparelhos eletrônicos.
Por fim, o novo headset de realidade virtual terá dois acessórios especiais: um deles permite o rastreamento ocular e já o outro é focado no rastreamento facial por completo.
Disponibilidade de novo headset de realidade virtual
Com data de lançamento marcada para o final de fevereiro em todo o mundo, o preço sugerido do Vive XR Elite será de US$ 1.099 (R$ 5.758,68 em conversão direta). A caixa conta com o produto, um par de fones de ouvido, bateria e dois controles. É esperado que ele também seja vendido com um pacote de jogos e/ou aplicativos, mas ainda não há informação de quais seriam estas opções.
A HTC também divulgou que um bundle empresarial para o Vive XR Elite será apresentado durante sua passagem pela Mobile World Congress, que acontece entre os dias 27 de fevereiro e 02 de março de 2023. Nos resta esperar se o modelo será aceito pelos usuários tão quanto os modelos da Meta já foram.
Você compraria esta opção de óculos VR? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Confira os 8 melhores óculos de realidade virtual (VR) e aumentada (AR)
Com informações: The Verge l PC Gamer
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.