A Samsung parece se preocupar bastante com a relação entre pais e filhos e apresentou uma iniciativa para aproxima-los através da Realidade Virtual.
Chamada “Bedtimes VR Stories“, algo como histórias em realidade virtual para ninar, em tradução literal, a iniciativa conta com um aplicativo para Samsung Gear VR, e ajudará pais que estão distantes de seus filhos por conta do trabalho, ou por algum outro motivo, a contarem histórias de ninar para as crianças antes que elas durmam.
Para que isso funcione, é necessário que cada um esteja com um óculos de realidade virtual da empresa, com o aplicativo instalado e seu filho precisa no mínimo conseguir utilizar o headset sozinho.
Inicialmente o aplicativo não está disponível para todos os usuários, e quem se sentir interessado deve cadastrar seu e-mail neste link para entrar na fila de espera. Confira o vídeo de lançamento do projeto:
https://youtu.be/dKjwazpmS-w
Por melhor que seja a intenção, a iniciativa preocupa
Mesmo que a iniciativa seja positiva, e agradável, preocupa, porque deixar crianças em contato com telas poucos minutos antes de dormir pode interferir no sono. Um estudo realizado na Noruega sugere que a qualidade do sono de um adolescente, quem dirá de uma criança, está relacionada ao tempo gasto em frente a uma tela de um tablet ou smartphone.
Pensando nisso, não seria meio contraditório usar um headset de realidade virtual para colocar crianças para dormir? Quem retirará o aparelho da criança se ela dormir? E quem garante que ela, realmente, vai pegar no sono com um dispositivo atrativo em mãos, ou melhor, nos olhos?
Realidade Virtual está na moda, e já está sendo usada para educação, entretenimento, como exemplo da recém chegada de Minecraft ao Gear VR, ou montanhas-russas reais com VR, mas será que determinadas áreas precisam realmente dessa abordagem?
Qual sua opinião sobre o assunto?
Fonte: TC
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.