O processo para conseguir visto americano é trabalhoso para muitos países, mas promete ficar ainda pior. O presidente dos EUA Donald Trump autorizou uma nova fase do processo de candidatura que envolve informar o histórico de redes sociais. Um novo formulário irá trazer novas perguntas, entre as quais se destacam os nomes de usuários de Facebook, Instagram e outros sites utilizados pelo imigrante nos últimos cinco anos.
O formulário “Perguntas suplementares para candidatos a visto” é longo e deve tomar cerca de uma hora para ser preenchido. Além da atividade pública online, o governo dos EUA irá pedir informações como endereços de e-mail. As chances é que isso tudo passe por checagem minuciosa que envolva inclusive bancos de dados provenientes de ataques cibernéticos. Se houver atividade suspeita, o visto será negado.
No caso das redes sociais, a análise deve buscar por publicações relacionadas a terrorismo e ligações com outros usuários suspeitos. No entanto, como os critérios não foram divulgados, é impossível saber exatamente o que será examinado. E o pior: o formulário será entregue na hora de entrar no país, sem tempo para pesquisar nada.
Se será difícil lembrar dos seus últimos cinco anos de redes sociais, o problema será maior em outra parte. O formulário irá também perguntar, com detalhes, quais destinos o viajante visitou nos últimos 15 anos.
Visto americano no Brasil
O novo formulário será apresentado para quem pede visto no momento da entrada nos EUA. Por isso, o procedimento para obtenção de visto americano no Brasil pode continua o mesmo. Mas, tratando-se da nova política de imigração do governo Trump, é possível esperar qualquer coisa.
Segundo o Departamento de Estado americano, o novo formulário será entregue para candidatos que requeiram “uma análise de segurança nacional mais rigorosa”. O procedimento extra de verificação não será obrigatório (mas será): “indivíduos que não fornecerem todas as informações solicitadas podem ter um visto aos EUA negado”, diz o comunicado do governo.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.