A sociedade da neve

A história real do filme A Sociedade da Neve

Avatar de carlos soares
Sucesso de público na Netflix, saiba tudo sobre o verdadeiro caso que inspirou a obra.

Um dos maiores sucessos de 2024 até o momento, o filme A Sociedade da Neve chegou ao catálogo da Netflix na primeira semana do ano, mais precisamente em 4 de janeiro, e conquistou a atenção dos cinéfilos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Contando a história de um dos mais impactantes casos de luta pela sobrevivência já registrados ao longo da história humana, em apenas 11 dias de seu lançamento a obra entrou para a lista de produções mais populares da Netflix, somando cerca de 70 milhões de horas assistidas.

A Sociedade da Neve se tornou o 10º filme de língua não inglesa mais assistido da história da Netflix. De fato, um fenômeno que cativou e provocou emoções em quem o assistiu e que despertou a curiosidade de quem ainda não deu play.

Sobre o que é A Sociedade da Neve?

A história real do filme a sociedade da neve. Sucesso de público na netflix, saiba tudo sobre o verdadeiro caso que inspirou a obra.
Divulgação/Netflix

Baseado no livro de mesmo nome do autor Pablo Vierci, A Sociedade da Neve retrata uma das histórias trágicas mais chocantes que já ocorreram na humanidade. Chamado de “Milagre dos Andes”, o caso aconteceu quando o voo da Força Aérea Uruguaia 571, que levava ao Chile um time de rugby, junto de seus amigos, familiares e associados, além da equipe de voo, caiu na Cordilheira dos Andes, em 13 de outubro de 1972.

Na época, cerca de um quarto dos tripulantes do voo morreram imediatamente após o momento do acidente. Outra parte do grupo acabou não resistindo ao imenso frio e aos graves ferimentos sofridos. Na região havia pouca comida e absolutamente nenhuma fonte de calor, o que fez com que os sobreviventes tivessem de enfrentar condições climáticas muito extremas, tudo isso a quase quatro mil metros de altitude.

A primeira coisa que fiz foi ir ao Vale das Lágrimas, no lado argentino dos Andes, onde o avião caiu. E eu estava lá na mesma época do ano. Então pude dormir lá em um pequeno acampamento e vivenciar o mal da altitude, vivenciar a sensação de solidão que você tem ali.

Juan Antonio Bayona, diretor do filme, em entrevista ao programa All Things Considered

Diante do cenário completamente adverso, as pessoas que lutavam pela própria vida ainda tinham de lidar com a falta de comida, enquanto ouviam pelo rádio que as buscas por eles haviam sido encerradas. Não demorou muito para que os sobreviventes começassem a se alimentar da carne dos passageiros mortos, que tinha sido preservada pela neve.

O desastre nos Andes em 1972

A história real do filme a sociedade da neve. Sucesso de público na netflix, saiba tudo sobre o verdadeiro caso que inspirou a obra.
Reprodução/Wikimedia Commons

Era uma sexta-feira 13, em outubro de 1972, quando um turboélice Fairchlid FH-7827, que pertencia à Força Aérea Uruguaia, caiu enquanto sobrevoava a Cordilheira dos Andes. O avião transportava a equipe de rugby do Uruguai com destino ao Chile, para disputa de uma partida contra os donos da casa.

Em suma, a viagem havia começado na quinta-feira anterior, mas devido ao mal tempo o avião foi obrigado a realizar uma escala noturna em Mendoza, na Argentina. Logo depois de retomar a viagem no dia seguinte, o piloto reportou aos controladores que estava sobre Curicó, no Chile, sendo orientado a descer a aeronave, o que foi um grande erro.

Com a visão acobertada pelas nuvens, o piloto não conseguiu ver que estava muito perto das montanhas. Como iniciou a descida, não demorou muito para que o avião caísse em um pico até então sem nome, mais tarde batizado de Monte Seler. A região corresponde à fronteira montanhosa entre o Chile e a Argentina.

De todas as 45 pessoas que estavam dentro do avião no momento do impacto, 12 delas morreram na hora do acidente ou muito pouco depois, incluindo o piloto. Outras cinco pessoas não resistiram, morrendo na manhã seguinte, além de mais uma vítima, que sucumbiu no 8º dia.

Diante deste cenário, restaram 27 sobreviventes, que enfrentaram as mais terríveis dificuldades com o clima extremamente frio no alto das montanhas. Boa parte deles havia sofrido ferimentos no momento do acidente, como fraturas e outras coisas graves. O grupo não tinha equipamentos, materiais médicos nem as roupas apropriadas para o clima congelante.

Depois de 11 dias presos na montanha, os sobreviventes ouviram em um pequeno rádio que as buscas por eles haviam acabado. A partir de então, foram necessárias medidas drásticas para conseguirem lutar pela própria vida.

Em meio a problemas com o clima extremo, avalanches e falta de alimento, o grupo se viu obrigado a tomar decisões desagradáveis, mas que poderiam ser fundamentais para salvar suas vidas. Diante dos problemas estabelecidos, o grupo decidiu começar a comer a carne dos que já estavam mortos para conseguirem sobreviver, o que era possível uma vez que os corpos foram preservados pela neve.

Depois de dias racionando comida, descobrindo estratégias para juntar água e permanecerem vivos, o grupo passou a tentar buscar ajuda das mais diversas formas.

Em 22 de dezembro de 1972, mais de dois meses depois do acidente, equipes de resgate encontram os pedidos de ajuda e foram “cuidar” das pessoas que ali estavam. Em 23 dezembro todos os 16 sobreviventes que restaram do “Milagre dos Andes” foram resgatados e levados ao hospital para tratamento.

Veja o elenco do filme A Sociedade da Neve

Enzo Vogrincic

A história real do filme a sociedade da neve. Sucesso de público na netflix, saiba tudo sobre o verdadeiro caso que inspirou a obra.
Divulgação/German Romani/Netflix

Interpretando um dos principais personagens da trama, Enzo Vogrincic dá vida a Numa Turcatti, um dos passageiros do voo que sobreviveu ao acidente e tem grande importância no desenvolvimento da trama em seu decorrer. O ator uruguaio já trabalhou nas produções Uma Noite de 12 Anos (2018), 9 (2021) e Iosi, O Espião Arrependido (2022).

Matías Recalte

A história real do filme a sociedade da neve. Sucesso de público na netflix, saiba tudo sobre o verdadeiro caso que inspirou a obra.
Divulgação/Redes Sociais

Assim como Enzo, Matías Recalte também tem bastante destaque ao longo da trama, justamente por vivenciar Roberto Canessa, também um dos jogadores sobreviventes da equipe de rugby. Recalte ficou famoso por seus trabalhos em Apache – A Vida de Carlos Tévez (2019), Ciegos (2019) e Planners (2023).

Agustín Pardella

A história real do filme a sociedade da neve. Sucesso de público na netflix, saiba tudo sobre o verdadeiro caso que inspirou a obra.
Divulgação

Ator argentino, Agustín Pardella participa do filme ao interpretar Nando Parrado. Agustín já participou de obras como Pinamar (2016), Como um Namoro Sem Sexo (2016) e Histórias de Verão (2022).

Felipe Gonzalez Otaño

A história real do filme a sociedade da neve. Sucesso de público na netflix, saiba tudo sobre o verdadeiro caso que inspirou a obra.
Divulgação

Dando vida ao escritor uruguaio Carlos “Carlitos” Miguel Páez, que ficou conhecido como “o homem do espírito de ferro”, Felipe Gonzalez Otaño também vive um dos personagens influentes da trama de A Sociedade da Neve. O ator argentino também trabalhou em O Caçador (2020).

Paula Baldini

A história real do filme a sociedade da neve. Sucesso de público na netflix, saiba tudo sobre o verdadeiro caso que inspirou a obra.
Reprodução/Elizalde Pereyra

Atriz argentina de grande destaque no país vizinho, Paula Baldini interpreta Liliana Methol, uma das vítimas de uma avalanche que aconteceu dias após a queda do avião e matou oito pessoas do grupo sobrevivente. Paula atuou também em 2 Mais 2 (2012), Pode me Chamar de Francisco (2015) e Claudia (2019).

Assista ao trailer de A Sociedade da Neve, disponível na Netflix

Veja também

Veja os lançamentos da Netflix em janeiro (2024)

Fonte: Netflix, Livro “A Sociedade da Neve” (2020), Outside

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados