Índice
Estamos nos aproximando da data de lançamento de Diablo IV. Como essa saga já conta com 3 jogos, além de alguns livros publicados, abordarei, de maneira resumida, a história da saga Diablo que abarca tanto os jogos quanto os livros.
Spoilers: como essa matéria se trata de um resumo da saga, ela possui spoilers dos jogos e dos livros de Diablo, então caso continue lendo, esteja avisado.
Antes de Diablo 1
Antes de tudo existir, havia Anu, um ser composto pelo bem e o mal, por luz e trevas, e nele existiam todas as dualidades. Anu possuía a vontade de se tornar um ser puro, então ele removeu de si a sua parte má e isso acabou dando origem a Tathamet, um dragão de sete cabeças.
Por serem opostos, esses dois seres viviam numa batalha constante que acabou resultando numa enorme explosão gerando todo o universo. Do resto de seus corpos vieram os anjos e os demônios e passou a existir uma guerra entre o céu e o inferno, conhecida como Guerra Celestial.
Um anjo chamado Inarius e uma demônio chamada Lilith acabaram se cansando do conflito, se juntaram a outros que compartilhavam desse sentimento e criaram um lugar para serem livres. Esse lugar é o Santuário, o mundo no universo de Diablo.
Para escondê-los da Guerra Celestial, foi criada uma barreira utilizando a Pedra do Mundo, uma das partes remanescentes de Anu. Agora vivendo em harmonia, Inarius e Lilith deram origem a uma nova raça, os nefilins, poderosos mestiços capazes de superar os poderes de seus pais.
Inarius, vendo que a natureza demoníaca de seus descendentes poderia ser a predominante e que eles poderiam chamar a atenção dos anjos e demônios, decidiu que eles deveriam ser destruídos, escolha que não foi aceita por Lilith e que começou a matar todos que seguiam as ordens de Inarius.
Por isso, Lilith foi banida do Santuário e os nefilins acabaram “extintos”, mas antes deram origem a uma nova raça, os humanos, que tiveram seus poderes anulados ou reduzidos por Inarius.
Enquanto tudo isso acontecia no Santuário, o controle do inferno naquele momento era dividido em duas classes, os males superiores Diablo, Baal e Mephisto e os males inferiores Azmodan, Belial, Duriel e Andariel.
Os males superiores descobriram o Santuário, acreditando que ele seria a chave para a vitória na Guerra Celestial e influenciaram alguns humanos na criação uma religião conhecida como Triune. Para a combater, Inarius criou a Catedral da Luz. No fim, ambas religiões foram utilizadas para manipular a humanidade a fazer a vontade de seus criadores.
Após alguns acontecimentos, se iniciou um conflito que ficou conhecido como a Guerra dos Pecados, que só acabou com o sacrifício de Uldyssian, um humano, que através de seu ato conseguiu banir tanto os anjos quanto os demônios do Santuário.
Com o desfecho da Guerra dos Pecados, no céu, que era controlado pelo Conselho Angiris, composto pelos arcanjos Imperius, Tyrael, Auriel, Itherael e Malthael, aconteceu uma votação que decidiu o futuro do Santuário: aquele mundo poderia continuar existindo, mas os humanos teriam suas memórias apagadas.
Quase dois milênios se passaram no Santuário e a Ordem de Zakarum foi criada, com base na antiga religião Catedral da Luz, e dedicada à adoração da luz e seus princípios.
No inferno, os males superiores ainda acreditavam que o Santuário seria a chave para a vitória e estavam concentrados naquele mundo. Pensando que os males superiores haviam abandonado o conflito com o céu, os males inferiores começaram um conflito interno que resultou no banimento dos 3 superiores para o Santuário.
Por conta do desfecho da Guerra dos Pecados, os humanos não tinham mais poderes para combater os males superiores que estavam causando guerras e destruição no Santuário, então o arcanjo Tyrael influenciou secretamente a formação de um grupo de magos que ficou conhecido como Horadrim.
Esse grupo foi o responsável por aprisionar os males superiores nas chamadas Pedras da Alma. Durante o processo, foi necessário o sacrifício de um deles, o mago Tal Rasha, para aprisionar Baal. Com os males presos, anos se passaram e a humanidade se esqueceu da existência de tais seres.
Diablo
Antes de começar o jogo, você pode escolher uma dentre as três classes disponíveis: guerreiro, arqueira e feiticeiro. Na lore do jogo, o guerreiro, Aidan, é o protagonista, filho mais velho do rei Leoric.
Durante o processo de aprisionar os males superiores nas Pedras da Alma, os Horadrim acreditavam que elas poderiam aprisioná-los para sempre, mas estavam errados. A primeira a apresentar falhas foi a Pedra de Mephisto na região de Kurast, o centro da Ordem de Zakarum.
Por conta das falhas, o Arcebispo Lazarus, um membro respeitado da ordem, acabou corrompido. Mephisto, o senhor do Ódio, ordenou que o Arcebispo fosse até Kanduras para corromper a Pedra que aprisionava Diablo e libertá-lo; vale destacar que nessa região ficava a cidade de Tristram, comandada pelo Rei Leoric.
Chegando na cidade, o Arcebispo Lazarus se tornou um dos conselheiros do rei, o que lhe deu acesso à Pedra da Alma. Mesmo assim, para libertar Diablo seria necessário um receptáculo. Após corromper a Pedra de Diablo, Lazarus recomenda ao demônio tentar se apossar do corpo do Rei Leoric, entretanto, por estar enfraquecido, o espírito apenas consegue deixar o rei louco.
Por conta da influência de Diablo, o rei se tornou um tirano e acabou morto por seus lacaios após ordenar que todos os aldeões fossem mortos devido ao sumiço do filho mais novo.
É aqui que começamos a jogar: seu personagem encontra um velho que diz ser Deckard Caim, o último dos Horadrim, e lhe informa que o Rei Leoric foi morto, o príncipe Albrecht foi raptado e está acontecendo algo muito ruim na cidade e nas catacumbas da Catedral de Tristram.
Avançando na cidade e derrotando alguns inimigos você chega à Catedral de Tristram e suas catacumbas, onde você enfrenta um demônio chamado Açougueiro, uma versão morto-vivo do rei Leoric e até o Arcebispo Lazarus.
Depois disso tudo, o jogador encontra o próprio Diablo, O Senhor do Terror. Ao derrotá-lo, seu personagem remove a Pedra que estava cravada na testa da criatura, revelando que o príncipe Albrecht havia sido usado como receptáculo para o demônio e agora está morto.
Sabendo que a Pedra estava corrompida e não poderia ser deixada ali, seu personagem decide que a única solução é ele mesmo conter Diablo, enfiando a Pedra em sua testa.
Nesse momento vemos uma cutscene mostrando uma silhueta sinistra utilizando um capuz e um narrador informa que aquele ser luta constantemente pelo controle de sua própria mente e corpo, fazendo menção também à existência de uma ideia que no Leste ele encontrará respostas ou até a salvação.
Diablo 2
Antes de falarmos sobre a história de Diablo II, neste jogo temos as classes Bárbaro, Necromante, Amazona, Paladino ou Maga. Na lore do jogo, o Bárbaro é o protagonista. Também houve uma expansão que adicionava as classes Assassina e Druida.
Um ano se passou desde o final de Diablo. Aidan está nas terras do leste e, ao entrar numa taverna para se proteger do frio, perde o restante do controle que tinha. Diablo, agora no comando, invoca uma horda de demônios, que matam todos no local, exceto um homem chamado Marius.
Conhecido como Andarilho Sombrio, Diablo e Marius, este que não entende o motivo de estar seguindo o male superior, chegam a um monastério que pertencia a um clã de arqueiras, as Irmãs do Olho Cego. Parte delas haviam sido corrompidas por Andariel, um dos males inferiores, que agora decidiu retornar para o lado dos males superiores, pois o inferno ainda se encontrava em disputa interna, agora com Azmodan e Belial lutando pelo seu controle.
Após invocar outra horda de demônios para impedir que seja seguido, Diablo parte em busca de libertar seu irmão Baal. As histórias sobre o Andarilho Sombrio se espalham até chegar a um grupo de mercenários renegados; disso, começamos a controlar nosso personagem.
Sabendo da história sobre o Andarilho, seu personagem parte para o acampamento das arqueiras que conseguiram fugir do monastério a tempo. Lá, você conversa com a líder delas, Akara, que não confia em você, mas te dá duas tarefas.
A primeira é derrotar Blood Raven, a líder das arqueiras corrompidas. Disso você descobre que ela era a arqueira que um dia enfrentou Diablo. Sua segunda tarefa é ir até Tristram para resgatar o último dos Horadrim, Deckard Caim, aprisionado nas ruínas da cidade. Quando libertado, ele conta mais detalhes sobre Aidan e Diablo.
Agora com a missão cumprida e o caminho livre, seu personagem parte para o monastério invadido e derrota Andariel. Enquanto você cumpria essas missões, Diablo encontra a tumba de Tal Rasha, o mago que se sacrificou para aprisionar Baal, O Senhor da Destruição.
Quado Diablo tenta libertar seu irmão, o arcanjo Tyrael o impede, mas Baal consegue enganar e influenciar Marius a remover a Pedra da Alma que aprisionava Baal no corpo de Tal Rasha, colocando Tyreal em desvantagem. Antes de ser aprisionado pelos males, Tyrael, confere a missão de destruir a Pedra de Baal para Marius, para manter o arcanjo aprisionado e atrapalhar quem quisesse segui-los. Nisso, Diablo e Baal invocam Duriel, o gêmeo de Andariel.
A personagem agora busca a tumba de Tal Rasha utilizando o Cubo Horádrico. Ele chega num santuário arcano dominado por um inimigo chamado The Summoner. Após derrotá-lo, descobrimos que ele era o feiticeiro que também enfrentou Diablo no passado.
Chegando à tumba verdadeira, seu personagem enfrenta Duriel, o derrotando e libertando o arcanjo Tyreal. Dele você recebe a missão de ir atrás de Diablo e Baal antes que consigam libertar o último dos irmãos aprisionados.
Chegando em Kurast, na sede da Ordem de Zakarum, Diablo e Baal descobrem que toda a ordem foi corrompida pela influência de Mephisto, menos o seu líder. Agora reunidos, Diablo abandona a máscara de Andarilho Sombrio e toma sua verdadeira forma; os três males se reúnem, abrem um portal para o inferno e Diablo parte com a missão de acabar com o conflito orquestrado por Azmodan e Belial.
Marius, ao ver os três males superiores reunidos, fica com medo de completar a missão dada pelo arcanjo Tyreal e foge com a Pedra de Baal. Após um tempo, seu personagem chega ao salão e encontra Mephisto, que havia ficado para trás com o intuito de impedir que Diablo fosse seguido. Após a derrota do espírito, você recebe mais missões do arcanjo.
A primeira é salvar o arcanjo Izual, capturado há muitos anos e preso no corpo de um demônio; a segunda é encontrar a Forja do Inferno e nela destruir a Pedra de Mephisto; por último, encontrar Diablo e bani-lo do Santuário.
Após destruir a Pedra de Mephisto e descobrir que Izual na realidade é um traidor, seu personagem enfrenta hordas de demônios até alcançar Diablo.
Enquanto o confronto com Diablo acontece, Baal toma a forma de Tyrael e engana Marius para reaver sua Pedra e o assassina. Baal parte em busca da Pedra do Mundo, responsável por esconder o Santuário. Os únicos que conheciam sua localização eram os Horadrim e, como ele foi aprisionado ao corpo de Tal Rash, ele já possuía esse conhecimento.
A Pedra do Mundo estava em Harrogath no Monte Arreat, o lar dos bárbaros. Chegando ao local, Baal destruiu muito do que ainda estava de pé e os anciões, para proteger a Pedra, se sacrificaram criando uma barreira protetora, sobrando apenas Nihlathak, que faz um acordo com Baal de abrir caminho e entregar a relíquia ancestral em troca de sua vida.
Seu personagem chega após o ataque de Baal, mas ao encontrar a porta da câmara onde está a Pedra do Mundo, descobre que ela é guardada por três guerreiros, que só permitem passagem para quem possuir uma relíquia ancestral. Como você não possui uma, precisa lutar. Feito isso, é hora da batalha contra o demônio.
É aí Tyrael aparece e conta que se a Pedra do Mundo continuar inteira, todo o Santuário será corrompido pelo inferno. Dessa forma, vocês decidem destruí-la. Com ela em ruínas, o Santuário está a salvo da corrupção, mas exposto tanto para o céu quanto para o inferno.
Diablo 3
Antes de começarmos Diablo III precisamos selecionar uma das classes disponíveis no jogo: Bárbaro, Arcanista, Caçador de Demônios, Monge e Feiticeiro.
Vinte anos se passaram desde a destruição da Pedra do Mundo e os acontecimentos de Diablo II. Deckard Caim está na Catedral de Tristram com sua pupila e sobrinha adotiva Leah realizando alguns estudos, quando uma bola de fogo atravessa o teto. Na fuga, Leah acaba deixando seu tio para trás.
Esse acontecimento é o primeiro de uma profecia recém descoberta por Caim, cujos próximos passos são: o levante dos mortos e a vinda de um herói, que seria referido pelas pessoas como nefilim, uma pessoa que possui o sangue dos mestiços gerados pela junção dos anjos e demônios.
É nesse momento que seu personagem chega na cidade Nova Tristram, bem em meio a um ataque de mortos-vivos. Os derrotando, você é enviado à estalagem para conhecer Leah que está à procura de seu tio e te pede auxílio.
Lá você descobre que Caim ainda vive, mas está sendo caçado por um morto-vivo conhecido como rei esqueleto. Resgatado, você o leva para a cidade, onde ele informa que o antigo rei retornou e que só poderia ser derrotado se sua coroa fosse devolvida a ele. Mais ao fundo da catedral, em meio aos escombros deixados pela bola de fogo, você encontra um homem e o leva de volta para a cidade.
O Estranho, como é conhecido inicialmente, diz que não se lembra de nada, apenas de uma espada fragmentada em três pedaços. O Nefilim, como fica conhecido seu personagem, busca e junta os fragmentos da espada, mas no processo é enganado por Maghda, uma bruxa seguidora de Belial.
Ela sequestra Caim e Leah, levando também os fragmentos da espada. Na estalagem de Nova Tristram, Caim está sendo forçado a restaurar a espada por Maghda, que ameaça matar Leah caso ele não o faça.
Quando ele se recusa, Maghda o tortura. Vendo seu tio sofrer, Leah desperta um poder que mata todos os serviçais de Maghda, que foge levando consigo o Estranho.
Deckard Caim não sobrevive à tortura, mas antes de morrer restaura a espada e conta para Leah que o Estranho é, na realidade, um anjo que precisa ser resgatado. No caminho para tal, o protagonista se depara com um demônio que realizou um massacre na antiga Tristram, o chamado Açougueiro. Após derrotá-lo, você consegue resgatar o Estranho e lhe entregar sua espada.
Voltando à Nova Tristram, Leah realiza o velório de Deckard Caim. Durante a cerimônia, o Estranho revela ser, na realidade, o Arcanjo Tyrael, que renunciou às asas e virou humano para ajudar os humanos no Santuário.
A personagem, Leah e Tyrael vão para Caldeum, região onde estão Maghda e seus seguidores. Chegando na cidade, eles percebem que Caldeum está fechada para refugiados, o que separa o grupo: você vai em busca de Maghda e Leah começa a procurar pistas de sua mãe Ádria, uma maga que auxiliou Aidan, filho do rei Loric, a derrotar Diablo no passado.
Após a incessante busca, você encontra e derrota Maghda, mas quando retorna à cidade de Caldeum descobre que Leah foi capturada pelo exército da cidade e acusada de ser uma espiã. Resgatando Leah, é visto que demônios estavam se passando pela guarda imperial. Ameaça contida, o grupo parte para os esgotos de Cladeum, lugar onde os servos de Belial prendem a mãe de Leah.
Quando conseguimos resgatar Ádria, ela conta que existe uma pedra capaz de aprisionar os senhores do inferno, então partimos em busca da Pedra Negra das Almas, criada pelo mago Horadrim Zoltun Kulle. Durante a busca, encontramos o espírito do mago que pede ajuda para reconstruir seu corpo em troca da Pedra. Zoltun Kulle tenta nos trair, mas acaba derrotado.
Em posse da Pedra, o grupo volta para Caldeum para auxiliar o rei contra Belial, mas é tarde: o demônio já havia tomado o lugar do rei. O fim do conflito vê o demônio aprisionado na Pedra Negra das Almas.
Nos dias seguintes, durante um sonho, Leah vê Azmodan, o último dos males inferiores, iniciando uma invasão pelo monte Arreat, lugar de descanso da Pedra do Mundo. Nisso o grupo parte para enfrentar Azmodan, enquanto Tyrael fica na retaguarda para atrasar os avanços dos demônios. Leah treina, com sua mãe, como selar os demônios na Pedra e o Nefilim avança para enfrentar a ameaça vindoura. Ao derrotá-lo, Leah consegue aprisionar o demônio na Pedra.
Ádria diz que para destruir a Pedra Negra das Almas é necessário um ritual específico, então volta para Harrogath acompanhada por Leah e Tyrael. No meio de toda essa bagunça e vai e vem, você descobre que Ádria traiu todos.
No passado, quando Aidan foi possuído por Diablo, Ádria o procurou e engravidou dele, sendo Leah o resultado. Agora que Ádria estava com o controle da Pedra Negra das Almas e sua filha, conseguiu realizar o ritual que traria Diablo de volta usando o corpo da filha como receptáculo.
Diablo não tinha mais como alvo a conquista do Santuário, mas sim a destruição de todo o reino celestial. Não por acaso, ele logo avançou para o céu, enfrentando todos os anjos que apareciam. O Nefilim e Tyreal vão até o reino celestial atrás do demônio, mas no caminho encontram o antigo general de Tyreal, o arcanjo Izual, aquele que também traiu os anjos. Após derrotá-lo, o Nefilim chega até Diablo e o derrota pela última vez.
Para proteger a Pedra Negra das Almas, Tyrael funda um novo grupo de Horadrims, mas quando encontra um local para esconder a Pedra, o Arcanjo Malthael, que uma vez compôs o Conselho Angiris, se alto denomina anjo da morte e enfrenta Tyrael.
Decidido a acabar com os conflitos definitivamente, Malthael, concluiu que não só os demônios deveriam morrer, mas todos os seus descendentes: os nefilins e humanos. A pedido de Tyrael, o Nefilim parte em busca de Malthael e no caminho encontra Ádria, que tenta o impedir.
Após mais desafios, você encontra Malthael e a batalha começa: o arcanjo, vendo que será derrotado, utiliza a Pedra em seu próprio corpo, absorvendo todas as almas que estavam contidas nela, mas ainda assim é derrotado.
Com o fim da batalha, a Pedra Negra das Almas acaba destruída, e todas as almas que estavam aprisionadas nela são libertas, até mesmo os males superiores e inferiores. Ao que parece, nada acontece e a paz se instaura novamente no Santuário.
O que sabemos de Diablo 4?
Na cinemática vemos Rathma, o primogênito de Inarius e Lilith, o primeiro nefilim, realizando um ritual de evocação. Ele está trazendo de volta para o Santuário Lilith, a cocriadora do mundo e progenitora dos nefilins e consequentemente dos humanos, anteriormente banida para um lugar chamado Vazio por Inarius.
Fonte: Diablo Fandom
Veja Também:
10 dicas para dominar a beta de Diablo IV
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (17/05/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.