Índice
Atualmente a maioria dos veículos – sejam aéreos ou marítimos – que utilizam hélices tem como consenso as hélices multirrotor. Isso pode mudar muito em breve com essa inovação do Lincoln Laboratory do MIT e a empresa norte-americana Sharrow Marine que promete transformar as hélices em máquinas silenciosas e até mesmo mais potentes.
As habilidades das hélices toroidais em drones
Você com certeza já passou pela situação de estar em algum local aberto confortável aproveitando sozinho ou com amigos, e de repente um zumbido agudo bem peculiar e irritante tirou sua tranquilidade e te preocupou em relação ao que estava se aproximando, certo?!
Ao olhar para cima, você percebeu que não era um avião ou um OVNI, mas somente um drone pequeno mas bastante barulhento.
Esse barulho peculiar causado pelos drones tem se tornado cada vez mais comuns em literalmente todos os ambientes, de praias a parques e como a popularidade desses itens está em uma crescente e suas utilidades estão cada vez mais abrangentes, será cada vez mais comum que esses barulhos aumentem nas grandes cidades, gerando mais incômodo e desconforto. Pensando nisso, o pessoal do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a empresa Sharrow Marine desenvolverão uma solução bem engenhosa para esse e outros problemas como por exemplo o enorme barulho que os motores dos barcos fazem.
As hélices toroidais, como foram batizadas pelo Instituto possuem um formato bastante peculiar onde as duas pás se interligam formando um vórtice aberto entre elas, o que funciona de forma engenhosa praticamente anulando o barulho gerado pelo funcionamento do equipamento. Elas não funcionam somente na lógica dos drones, onde as hélices são relativamente pequenas, mas também tem se mostrado efetivas em barcos não só para diminuir o barulho e as vibrações, mas gerar maior efetividade ao funcionamento do motor em si.
Hélices toroidais em barcos
No caso do funcionamento em barcos, essas hélices retomam importantes avanços na área que acabaram parando em 1890 e se mostram até mais efetivos e potentes que em drones.
“Havia alguns designs que eram basicamente essas asas de anel. Então, imaginei como seria se você pegasse uma asa circular e transformasse algo assim em uma hélice.”
Dr. Thomas Sebastian, um membro sênior do Grupo de Engenharia de Fluidos Térmicos e Estruturais do laboratório
Quando o assunto é hidrodinâmica, elas não só diminuem os ruídos, como possuem diversos outros benefícios que tornam as hélices toroidais uma das maiores inovações da modernidade para a áreas – considerando que nos últimos 100 anos houveram poucos ou nenhum avanços -, como aumentar 50% mais o empuxo reverso, 30% mais alcance, menos vibração e velocidade dobrada em RPMs de médio alcance.
Isso só é possível porque essas hélices eliminam as cavidades nas pontas que são as marcas das hélices normais, e o efeito já é comprovável pela empresa em vídeo.
Confira:
Benefícios à sociedade
Uma das maiores preocupações das agências de regulamentações responsáveis por regular drones é exatamente os ruídos e a importunação generalizada que essas máquinas possam causar nas grandes cidades caso elas sejam de fato aproveitadas em suas totais utilidades – que como sabemos, não são poucas.
Os drones prometem a tempos revolucionar a forma como tratamos entregas áreas, vigilâncias e inspeções industriais e até mesmo a segurança pública.
A expectativa é que embora ainda estejam em fase experimental, com as nítidas e conclusivas vantagens que essas hélices tem mostrado, é questão de tempo até que elas sejam despachadas para a produção em massa e possam de fato contribuir na vida de cidadãos comuns como eu e você.
“A principal coisa que pensamos em tornar as hélices mais silenciosas foi o fato de que agora você está distribuindo os vórtices que estão sendo gerados pela hélice em toda a forma dela, em vez de apenas na ponta. O que faz com que ele se dissipe efetivamente mais rápido na atmosfera. Esse vórtice não se propaga tão longe, então é menos provável que você o ouça “-
Thomas Sebastian.
Não é um sonho ou ideia futurista drones serem usados por entregas. A Amazon, por exemplo já planeja essa ideia desde 2013, e em 2022 o Ifood recebeu a permissao da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar entregas via drone.
Com uma futura distribuição e popularização dessas novas hélices, um dos principais problemas ponderados pelas agencias está resolvido, e os drones poderão ter suas utilidades mais exploradas, e nós poderemos ter nossas entregas feitas em menos de um dia útil.
FONTE: Designboom
Is there a possibility to purchase this propeller for a boat?
Usually there are also negatives to an innovation. Are there any? Apart from the hihger cost.