Índice
O HIV ainda é uma epidemia mundial e não parece que vai ter um fim tão cedo. Em 2015, um total de 36,7 milhões de pessoas estavam vivendo com a doença. A cada ano que passa, novos estudos são feitos com remédios para que essas pessoas possam viver da melhor maneira possível.
Dessa vez, um novo teste promete ser revolucionário e ajudar com que homens e mulheres se previnam da doença com uma vacina. Em 2017, ela começa a ser testada em 600 pessoas, após aprovação da Food and Drug Administration (FDA), agência federal norte-americana, aprovar a fase 2 dos testes.
Cientistas da Western University vêm trabalhando há bastante tempo nessa vacina e revelaram no ano passado mais detalhes sobre ela. A SAV001, que pretende prevenir as pessoas de terem HIV, será testada em pacientes que não têm a doença – ou seja, que não foram infectadas pelo vírus. Isso pode começar no outono do hemisfério norte.
SAV001 é a vacina que pretende prevenir o vírus do HIV em pessoas
O estudo foi publicado no jornal Retrovirology. Os pesquisadores da universidade estavam testando a droga em 33 voluntários soropositivos. Os resultados que foram mostrados no artigo concluem que a vacina é efetiva e segura de usar.
A SAV001 funciona de maneira parecida com outras vacinas famosas, como as de poliomielite e hepatite A. Elas são vacinas de vírus mortos, derivados de vírus enfraquecidos. Nesse caso, a SAV001 usa vírus de HIV-1 mortos de uma produção de vírus enfraquecidos.
Embora a notícia seja boa, vai ser preciso esperar mais um pouco para que ela se torne realidade.
Essa é a primeira vacina preventiva de HIV aprovada nestas condições pela FDA. Primeiro foram os testes com 33 pacientes soropositivos, agora vem a fase com 600 pessoas que não têm a doença. Por fim, se aprovada, ela será testada uma terceira vez por 6 mil pessoas ao redor do mundo.
Já pensou se dá certo? As novidades de ciência e saúde você acompanha aqui no Showmetech.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.