Índice
A Samsung já é bastante conhecida por seus smartphones, TVs e eletrodomésticos. Porém, a empresa também atua na área da saúde, criando tecnologias que ajudam no diagnóstico e tratamento de doenças. Um dos equipamentos mais inovadores da empresa é o Samsung 5D Heart Color, ultrassom que auxilia no processo de identificação precoce de doenças cardíacas em fetos.
Conscientizar, tanto os obstetras clínicos quanto os pais, em relação à importância do diagnóstico precoce das possíveis anomalias cardíacas do feto, é fundamental para o êxito de qualquer ação terapêutica. Por isso a companhia desenvolveu este ultrassom de ecocardiografia, projetada para o diagnóstico preciso de cardiopatias congênitas – doença que afeta milhares de bebês no Brasil.
Diferenciais do Samsung 5D Heart Color
Diferente dos ultrassons tradicionais, utilizados apenas para visualização do bebê. O 5D Heart Color é usado para o exame chamado de ecocardiografia, feito especialmente para analisar o coração. No total, o aparelho oferece visão de nove planos diferentes, apresentando informações vitais sobre várias estruturas e funções cardíacas.
Entre os planos diagnósticos que o ultrassom é capaz de fornecer, estão a vista do arco aórtico, os três vasos e a visão da traqueia, além da via de saída do ventrículo esquerdo e direito e a visão de quatro câmaras. Segundo a Samsung, a tecnologia é fácil e intuitiva de usar graças ao sistema semiautomático de um protocolo analítico do coração fetal, o que diminui as variações diagnósticas intra e inter observador.
O equipamento também é capaz de gerar imagens extremamente precisas da anatomia, considerando as complexidades do organismo feminino e do feto. Nelson Ozassa, diretor da Divisão de HME da Samsung Brasil, afirma que a busca da empresa por inovação é constante, com o objetivo de facilitar o dia a dia, criando um novo futuro para médicos e pacientes.
A importância do pré-natal e o diagnóstico precoce
Indispensáveis tanto para a saúde da mãe quanto do bebê, os exames pré-natais ajudam a detectar doenças pré-existentes e evitar futuras complicações no parto. Dependendo do caso, é possível tratar o feto antes mesmo do parto, prevenindo que o problema se agrave.
Segundo o Ministério da Saúde, a cardiopatia congênita afeta cerca de 29 mil crianças anualmente. A doença é uma má formação na estrutura do coração que surge nas primeiras oito semanas da gestação, sendo a segunda maior causa de morte em crianças. Dados como esse demonstram que a melhor maneira de evitar complicações é o diagnóstico precoce, para que a criança consiga realizar o tratamento adequado o quanto antes.
Fonte: Samsung
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.