Spam, ou Unsolicited Commercial Email (E-mail comercial não solicitado) é algo indesejado, intrometido e muitas vezes perigoso, mas que atualmente não tem sido um problema tão aparente, graças aos filtros de e-mail.
Para quem acha que essa praga só começou a ser difundida na na era pós-internet, está enganado.
No final do século XIX, a Western Union (Companhia de Telégrafos) permitiu o envio de mensagens telegráficas em sua rede para diversos destinatários. O primeiro exemplo de uma mensagem comercial não-solicitada aconteceu em Maio de 1864.
Na era dos computadores, o spam apareceu algumas vezes antes da internet em redes como a CTSS (Compatible Time-Sharing System), em 1971.
Enquanto esses pequenos casos isolados não trouxeram muito transtorno, um caso em particular que aconteceu em 1994 foi o primeiro caso de spam como o conhecemos hoje.
Uma dupla de advogados da cidade de Phoenix, no Arizona, Laurence Canter e Martha Siegel, enviaram um mensagem anunciando seus serviços para pessoas interessadas em obter um visto americano (Green Card).
Em abril do mesmo ano, a dupla teve a “brilhante” ideia de contratar um programador para gerar um script que espalhasse a mensagem para todos os grupos de notícias da Usenet, uma espécie de fórum da época. A mensagem ficou conhecida como “Green Card Spam”, o primeiro spam em larga escala da história, o resto você já sabe.
Para fugir de spams hoje é muito fácil, clientes de e-mail como Gmail e Outlook já dão conta do recado filtrando mensagens indesejadas automaticamente. Mas, e se você quiser enviar um e-mail em larga escala, como saberá se ele não será considerado um spam?
Vamos descobrir agora neste tutorial como usar o Mail Tester, uma ferramenta para verificar a saúde (nível de spam) dos e-mails que enviamos.
Como testar se seu e-mail é considerado spam
- Primeiro, redija seu e-mail da maneira como vai enviá-lo;
- Acesse o site https://www.mail-tester.com/; Lá você verá um endereço de e-mail aleatório, como por exemplo “[email protected]“;
- Envie seu e-mail para o seguinte endereço encontrado no site;
- Em seguida, verifique seu e-mail clicando no botão azul “Verifique sua pontuação“.
O site irá exibir uma pontuação de 0 a 10 para seu e-mail indicando pontos positivos e falhas à serem corrigidas.
O Mail Tester também indicará se o e-mail da qual você está enviando a mensagem está em alguma blacklist, se existe algum link quebrado, se seu e-mail está autenticado corretamente, e também dará dicas para melhorar a apresentação do e-mail.
Agora que você já sabe, teste seus e-mails estão saudáveis, e bons o suficiente para serem enviados sem caírem na caixa de spam.
Se gostou dessa dica, compartilhe com seus amigos.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Muito bom
Uso o mailchimp para campanhas e fiz o teste do email no qual envio neste site indicado a nota do email é 10/10. e mesmo assim os email continuam caindo como spam ou lixo eletronico para novos email. Gostaria de uma solução para o problema.