O que significa speedrun

Como funciona o Speedrun?

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Para uma comunidade de speedrun, videogames não são apenas entretenimento, mas estruturas a serem desconstruídas e reconstruídas coletivamente

Se você está procurando uma nova maneira de jogar e experimentar games, o “speedrunning (correndo rápido, em tradução literal)” pode ser exatamente o que você está procurando. É uma prática divertida e desafiadora que testa suas habilidades e oferece a chance de fazer parte de uma comunidade apaixonada.

O que é Speedrun?

O runner xqc recuperando seu recorde mundial de minecraft
O runner xqc recuperando seu recorde mundial de Minecraft (Imagem: The Gamer)

O speedrun trata-se de uma prática que consiste em terminar ou zerar jogos, ou parte dele, o mais rápido possível, seguindo um conjunto de regras estabelecidas pela comunidade de jogadores desse jogo em particular. É considerado uma categoria de e-sportEsporte eletrônico, também conhecido como ciberesporte, e refere-se às competições em que jogos eletrônicos são utilizados.

Os speedruns são registrados em placares que rastreiam quais jogadores detêm os tempos mais rápidos para cada categoria. Além disso, é comum que a comunidade de gamers se dedique a buscar novas formas de superar os desafios do jogo, descobrindo atalhos, estratégias e glitches (termo usado para indicar falha em um sistema, especialmente nos softwares) que possam acelerar ainda mais a jogatina.

Essa busca pela eficiência e rapidez é o que motiva muitos jogadores a se envolverem com o speedrunning e a compartilharem suas conquistas com outros entusiastas dessa prática. Mais que isso, a modalidade envolve trabalho árduo, prática, determinação, consistência, estratégia, técnica, conhecimento técnico, risco, sorte, comunidade e paixão.

Há uma razão pela qual ele está dominando a internet, especialmente plataformas de streaming como Twitch ou YouTube. Os entusiastas do speedrun — chamados de runners (corredores, em tradução literal — possuem o hábito de gravar suas jogadas para compartilhá-las online ou transmiti-las ao vivo. Tais registros são, posteriormente, submetidos a sites especializados para serem classificados em rankings. Dessa forma, os jogadores dedicados a essa modalidade podem comparar seus desempenhos com os de outros adeptos do speedrun.

Minecraft, Super Mario 64, Celeste, The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Super Mario Odyssey são alguns dos jogos mais populares para o speedrun. Entretanto, esses jogos não são apenas populares entre os runners, mas também entre o público geral.

Vídeos de jogadores habilidosos terminando Minecraft em menos de 20 minutos ou dominando Super Mario 64 fazem sucesso em plataformas como o YouTube, acumulando milhões de visualizações. Dessa forma, é através desses jogos e da sua exposição na mídia que o speedrun vem ganhando cada vez mais destaque e popularidade.

É importante destacar que a modalidade pode ser aplicada em qualquer jogo, desde os mais simples aos mais complexos, dos mais antigos aos mais recentes. Com certeza, há runners pelo mundo inteiro tentando bater recordes em seus jogos favoritos.

Como surgiu o speedrun?

O início do speedrun remete às primeiras competições entre jogadores de DOOM, título desenvolvido pela id Software e lançado em 1993, e que ainda hoje é referência no gênero de jogos de tiro em primeira pessoa (FPS). O fato de permitir que os jogadores gravassem suas próprias partidas foi um elemento crucial para o desenvolvimento do speedrun. Com isso, os jogadores puderam aprimorar suas habilidades e estratégias, e assim, impulsionar o crescimento dessa modalidade de jogo.

O jogo doom permitia a gravação das partidas e originou o speedrun
O Jogo DOOM permitia a gravação das partidas e originou o Speedrun (Imagem: The Next Web)

Em 1994, Christina “Strunoph” Norman, jogadora de DOOM, criou o LMP Hall of Fame, um site voltado para a publicação de vídeos de jogadores gravando suas próprias partidas no jogo. A plataforma também manteve um ranking dos menores tempos registrados no jogo, tornando-se um marco nas primeiras competições de speedrun da história dos videogames. Graças ao site, os jogadores puderam compartilhar suas estratégias e aprimorar ainda mais suas habilidades em busca do melhor tempo possível no jogo.

No ano de 1994, Frank Stajano criou o DOOM Honorific Titles, site que se tornou rapidamente um dos mais populares na comunidade de jogadores de DOOM. Com proposta semelhante ao LMP Hall of Fame, o site apresentava desafios adicionais aos jogadores, como o título Doom Tyson, que exigia a finalização do jogo no modo ultra-violence com 100% de mortes, utilizando somente o punho, a pistola e a motosserra como armas.

Essa plataforma se consolidou como um importante espaço para a competição entre jogadores de DOOM, que buscavam conquistar títulos de reconhecimento na comunidade e aprimorar ainda mais suas habilidades no jogo.

A partir disso, vários outros sites foram criados com o mesmo propósito, expandindo a arte do speedrun para outras comunidades e jogos.

Vale lembrar que o speedrun já era praticado antes mesmo de DOOM, uma vez que os jogadores sempre buscaram bater recordes e alcançar os melhores tempos ou pontuações. Contudo, o jogo da id Software foi o primeiro a oferecer uma ferramenta confiável para a gravação de partidas, desencadeando uma cultura inteira nos videogames.

A partir daí, a modalidade se popularizou cada vez mais, e hoje em dia é possível encontrar competições e rankings para os mais diversos jogos, reunindo jogadores de todas as partes do mundo em busca do melhor desempenho.

Categorias de speedrun

Recorde mundial de Speedrun de Super Mario Bros Any% – 4m54s (Vídeo: Youtube)

Existem várias categorias de speedrun, cada uma com suas próprias regras e objetivos específicos. Algumas das categorias mais comuns incluem:

  • Any% (qualquer porcentagem, em tradução livre): Nessa categoria, o objetivo é terminar o jogo (ou fase) o mais rápido possível, sem se preocupar com o progresso. Os runners podem ignorar missões, itens, inimigos e usar glitches para economizar tempo.
  • 100%: Nessa categoria, o objetivo é completar todas as tarefas propostas pelo jogo, como derrotar todos os inimigos e coletar todos os itens e segredos disponíveis. As regras para essa categoria podem variar conforme a comunidade e o jogo em questão.
  • Low%: Nessa categoria, o objetivo é terminar o jogo com o mínimo possível de itens coletados, sem realizar melhorias nos personagens ou equipamentos.
  • Glitchless: Embora não seja uma categoria em si, é importante notar que não é permitido explorar ou utilizar erros de programação do jogo durante uma speedrun.
  • RBO: Reverse Boss Order (Ordem Inversa de Chefes, em tradução livre) é uma categoria de speedrun na qual o objetivo é concluir o jogo derrotando os chefes em ordem inversa à planejada pelo jogo.
  • TAS – Tool Assisted Speedruns (Corridas de Velocidade Assistidas por Ferramentas, em tradução livre): Trata-se de uma forma de fazer speedruns com a ajuda de ferramentas externas. O TAS visa tentar realizar uma run perfeita ou executar mecânica e ações humanamente impossíveis. Existem diversas ferramentas disponíveis para o TAS, como diminuir a velocidade do jogo para realizar inputs mais precisos, juntar vários segmentos para criar uma run completa (chamado de splice) ou até mesmo programar todos os inputs, frame por frame, para evitar erros humanos na execução da run.

Ainda sobre TAS, esses speedruns podem ser usados para vencer um jogo o mais rápido possível ou para obter um efeito cômico ou divertido. Embora sejam incrivelmente impressionantes, os TAS são frequentemente excluídos das tabelas de classificação oficiais de speedrunning, pois não refletem a capacidade humana real de jogar o jogo.

Eles são considerados mais como uma forma de arte para mostrar o quão incríveis podem ser as habilidades técnicas e de planejamento em jogos. Alguns TAS também competem por recordes mundiais, que podem ser separados por apenas um frame.

Além dessas categorias, os speedrunners podem criar suas próprias categorias personalizadas. Algumas categorias criativas incluem “Nipple%” (Mamilo Porcento, em tradução livre) em Super Mario Odyssey, onde o objetivo é expor os mamilos do personagem o mais rápido possível; e “Gervais%” em Grand Theft Auto IV, onde o objetivo é chegar a uma TV no jogo que está mostrando o stand up do Ricky Gervais capturado em movimento.

A categoria Any% com glitches é a mais popular, na qual os jogadores podem usar todas as falhas e bugs do jogo para terminá-lo o mais rápido possível, sem restrições nas mecânicas de jogo. As restrições gerais aplicáveis ao speedrunning incluem o uso de macros, botões turbo, controles modificados, save states, “ram watching” (visualização do uso da memória RAM durante o jogo), manipulação de hardware ou assistência de ferramentas, que não são permitidos em várias comunidades de speedrunning.

Apenas como um aviso, as categorias de speedrun nem sempre são nomeadas de maneira tão abrangente. Em vez de “sem glitches”, a categoria pode ser nomeada com base especificamente em quais glitches são ou não permitidos. Por exemplo, você pode ver “Any% Sem SQ/WW/OoB”. Isso significaria que o speedrunner está chegando aos créditos em qualquer percentual de conclusão, mas não é permitido salvar e sair (SQ), usar warps incorretos (WW) ou sair dos limites do jogo (OoB).

Muitas outras convenções de nomenclatura podem ser usadas, sendo a comunidade em torno do jogo específico que determina isso, daremos agora uma olhada nos principais termos usados em speedrun.

Termos mais comuns no speedrun

Recorde mundial de speedrun Marvel Super Heroes VS Street Fighter (Arcade/Expert) – 5m08s (Video: Youtube)
  • ACEArbitrary Code Execution” (Execução de Código Arbitrário, em tradução livre): é uma vulnerabilidade de programação em jogos que permite ao jogador inserir uma série de inputs para executar qualquer comando no código. Isso é geralmente usado para obter itens, teletransportar-se para outras fases ou até mesmo “zerar” o jogo entrando na tela de créditos;
  • Attempt (Tentativa, em tradução livre): Na prática de speedrun, chamamos cada tentativa de concluir o jogo de “attempt“, ou seja, uma tentativa de vencer o jogo;
  • Auto Scroller (Rolagem Automática, em tradução livre): é utilizado para descrever fases ou momentos do jogo em que a progressão é automática, ou seja, não é possível acelerar a conclusão;
  • Buffer (Amortecedor, em tradução livre): técnica para executar inputs com maior precisão, a mais comum é a chamada “pause buffer”, em que abrimos o menu de pausa para alcançar maior precisão nos inputs;
  • Clip: um glitch conhecido que ocorre quando atravessamos paredes ou objetos sólidos no jogo, geralmente acontece devido à interação — ou falta de interação — entre as hitboxes envolvidas;
  • D-Boost: técnica utilizada para aproveitar um dano proposital no jogo. Essa técnica pode ser usada para ganhar tempo e/ou distância, devido ao knockback sofrido, ou para ganhar iframes e evitar outros danos futuros;
  • Death Warps (Teleportes mortais, em tradução livre): técnica que aproveita a perda total de vida para se teletransportar de volta ao início da fase ou para o último ponto de salvamento;
  • Exploit (Explorar, em tradução livre): é usado para se referir ao uso criativo e inusitado de mecânicas já existentes e planejadas no jogo. Alguns exemplos de “exploits” incluem o uso do knockback causado pelo dano sofrido para pular buracos, ou o uso de “death warps” para evitar segmentos obrigatórios do jogo;
  • FPS/Frame: Um frame (Quadro, em tradução livre) é a menor unidade de tempo utilizada em jogos. Sua duração é determinada pela taxa de atualização de quadros de cada jogo, que indica quantos frames são exibidos por segundo. A maioria dos jogos modernos roda a 60 quadros por segundo, fazendo com que cada frame dure cerca de 16 milissegundos;
  • Glitch: Falha na programação de um jogo. O termo “glitchless” é utilizado para se referir a qualquer categoria ou tentativa de jogar sem o uso de glitches;
  • Hard Lock (Bloqueio rígido, em tradução livre): Podemos empregar o termo para descrever uma situação em que o jogo trava de uma forma que não é possível continuar a jogar ou sair dessa situação. Isso pode incluir a impossibilidade de acessar menus ou fechar o jogo, requerendo um reset físico do console para poder jogar novamente;
  • Hitbox: é a região de detecção de colisão dos personagens, inimigos e objetos no jogo;
  • I-Frames: Invulnerability Frames (Frames de Invulnerabilidade, em tradução livre) é o momento em que um personagem fica invulnerável ao sofrer dano;
  • Input: toda e qualquer ação executada pelo jogador no jogo, seja por um controle, teclado, mouse ou outro dispositivo de entrada;
  • Knockback (Coice, em tradução livre): é o termo usado para o coice que o personagem recebe ao sofrer dano;
  • Lag (Atraso, em tradução livre): É a latência entre o input do jogador e a resposta do jogo;
  • Loading Zone (Zona de carregamento, em tradução livre): lugares específicos que ativam eventos no jogo, como o aparecimento de inimigos ou a reprodução de uma cutscene;
  • Manip: Manipulação, que pode depender do comportamento dos inimigos, das variáveis internas do jogo e até mesmo do RNG (Gerador de Números Aleatórios);
  • Mashing (Esmagar, em tradução livre): o ato de pressionar repetidamente um ou mais botões;
  • OoB Out of Bounds” (Fora dos limites, em tradução livre): é um termo usado para descrever quando ultrapassamos as barreiras físicas impostas pelo jogo. Essas áreas inacessíveis podem ser alcançadas por meio de glitches ou clips;
  • Pixel: O pixel é a menor unidade de medida de comprimento em um jogo. Esse termo é especialmente usado em jogos de até 32 bits para descrever a tolerância de posicionamento necessária para executar truques ou glitches no jogo. Quando o posicionamento é absolutamente preciso, dizemos ser “pixel perfect”;
  • Quick Kill (Matança rápida, em tradução livre): técnica usada para vencer um inimigo ou chefe no menor tempo possível. Normalmente, são puladas fases da luta e/ou aproveitados padrões para tornar a luta mais fácil e trivial;
  • Relay (Retransmissão, em tradução livre): Os jogadores se revezam para jogar um jogo ou vários jogos, formando uma equipe. Por exemplo, em uma corrida de revezamento de Final Fantasy IX, 4 jogadores se alternam para terminar a run que leva cerca de 9 horas, ou em uma corrida de revezamento da trilogia de Donkey Kong Country, cada jogador corre um dos jogos;
  • RNGRandom Number Generator” (Gerador de Número Aleatório, em tradução livre): é o termo que usamos para nos referir à aleatoriedade do jogo. Por exemplo, se um inimigo possui 3 padrões de comportamento possíveis, ele pode nos dar 3 RNGs diferentes. Em alguns jogos, é possível manipular o RNG, fazendo com que o resultado obtido seja determinado;
  • Screen Wrap (Contornar a tela, em tradução livre): é um glitch que consiste em interromper a transição de tela do jogo, fazendo com que o personagem apareça do lado oposto de onde estava anteriormente;
  • Skip (Pular, em tradução livre): é usado para se referir a qualquer truque que pule partes da fase ou do jogo;
  • Soft Lock (Fechadura frouxa, em tradução livre): é utilizado para descrever a situação em que o jogador fica preso no jogo, sem conseguir sair daquela situação, a não ser reiniciando o jogo. Diferentemente do “hard lock”, ainda é possível interagir com o jogo, abrir o menu, entre outras ações;
  • Spawn Point (Ponto de aparecimento, em tradução livre): é utilizado para descrever o local onde o personagem do jogador ou os inimigos surgem, podendo ser na mesma tela ou em um lugar distante, como o último “save point” (ponto de salvamento, em tradução livre) ou “loading zone” (Zona de carregamento, em tradução livre);
  • Strat: Estratégia, é a elaboração da utilização de um ou mais “tricks” durante uma run;
  • Trick (Truque, em tradução livre): é utilizado para se referir a toda técnica utilizada no jogo, seja um glitch, exploit, manip, death warps, quick kill, entre outros;
  • Trigger (Gatilho, em tradução livre): é utilizado para descrever algo que pode desencadear um evento no jogo;
  • Wrong Warp (Teleporte errado, em tradução livre): é um glitch onde o jogador é teleportado para um local não previsto pelo jogo. Ele é executado manipulando variáveis internas do jogo para alterar o destino de um teleporte existente ou criando um novo;
  • Zip: é uma técnica que consiste em utilizar as hitboxes do jogo para empurrar o personagem em alta velocidade pela fase ou pelo mapa. Essa técnica geralmente acontece ao realizar um clip, aproveitando a hitbox da parede para impulsionar o personagem para longe;

A Importância dos termos certos no speedrun

Recorde mundial de speedrun de DarkSouls II Any% – 13m42s (Video: Youtube)

O uso dos termos certos é extremamente importante em uma comunidade de speedrun, por permitir que os corredores se comuniquem de maneira eficiente e eficaz. Quando todos estão falando a mesma linguagem, é mais fácil para eles se entenderem, compartilhar dicas e estratégias, e trabalhar juntos para melhorar suas corridas.

Além disso, o uso correto dos termos ajuda a evitar mal-entendidos e a criar uma cultura de respeito mútuo entre os corredores. Isso porque a comunidade de speedrun é muito técnica e precisa, e o uso de termos incorretos pode levar a confusão ou a falta de clareza na comunicação. Isso pode gerar frustração e até mesmo conflitos desnecessários.

É importante destacar, finalmente, que o uso correto dos termos também é uma forma de homenagear a história e a cultura da comunidade de speedrun. Muitos termos foram criados ao longo dos anos para descrever técnicas específicas, glitches e outras estratégias que os runners desenvolveram para terminar os jogos mais rapidamente. O uso desses termos é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho e o esforço desses corredores pioneiros.

Outros termos importantes que também são usados no speedrunning fazem referência à cronometragem das corridas.

O que é o Timer no speedrun

Imagem destaca o timer de um runner jogando zelda
Imagem destaca o Timer de um runner jogando Zelda (Imagem: Guiness World Record)

Quando você entra em uma transmissão de um speedrunner, é comum encontrar um cronômetro com diversas informações no canto da tela. Isso é conhecido como timer, uma ferramenta essencial. Geralmente, o timer começa assim que o jogador inicia o jogo ou começa a seção específica, para assim que o objetivo é alcançado ou quando a tentativa termina.

O timer ajuda o jogador a monitorar seu progresso, ajustar sua estratégia de jogo e acompanhar o tempo de suas tentativas anteriores para melhorar seu desempenho. Alguns runners também usam timers para determinar se um truque específico vale a pena ser usado ou não, com base na quantidade de tempo que leva para executá-lo.

O uso de um timer é comum em comunidades de speedrun e é uma ferramenta crucial para os jogadores que buscam melhorar seu tempo em um jogo específico. Os programas mais usados pela comunidade de speedrun são o LiveSplit e o WSplit, e existem termos utilizados para otimizar esse uso e facilitar a vida dos corredores.

Termos mais comuns no uso do Timer

Captura de tela de dois timers de uma run de final fantasy vii
Captura de tela de dois Timers de uma run de Final Fantasy VII (Imagem: Quit the Build)
  • BPTBest Possible Time” (Melhor Tempo Possível, em tradução livre): indica o tempo ideal para finalizar a corrida, considerando os melhores tempos do runner em cada segmento restante;
  • Gold: O tempo mais rápido já alcançado pelo corredor em um segmento;
  • IGTIn Game Time” (Em Tempo de Jogo, em tradução livre): é um dos métodos de cronometragem utilizados na speedrun. Nesse método, apenas o tempo decorrido no jogo é considerado. Geralmente, os jogos que usam esse método têm seu próprio timer embutido, mas algumas ferramentas permitem que cronômetros externos retirem o tempo de carregamento e/ou telas de seleção de fase;
  • Pace: é o ritmo da run. Quando estamos “PB pace” significa que estamos jogando em um ritmo que pode resultar em um tempo pessoal recorde;
  • PBPersonal Best” (Recorde Pessoal, em tradução livre): é o melhor tempo que o corredor já realizou naquele jogo e/ou categoria;
  • RTAReal Time Attack” (Ataque em Tempo Real, em tradução livre): Ele registra o tempo real decorrido, sem interrupções, desde o início até o final da run;
  • Split: Podemos dividir uma run em várias partes para ter maior precisão e controle, além de identificar os pontos fortes e fracos do jogador durante o jogo. Normalmente, os segmentos são determinados por fases, chefes, objetivos ou calabouços. Cada um desses segmentos é chamado de “split”;
  • SoBSum of Best” (Soma dos Melhores, em tradução livre): O termo aparece nos cronômetros dos speedrunners e indica o melhor tempo possível da run, somando todos os melhores tempos do runner de cada segmento. O SoB é um tempo teórico que representa o limite da execução atual do corredor, uma vez que é virtualmente impossível realizar uma run perfeita e alcançar os melhores tempos possíveis em todos os segmentos do jogo;
  • Time Save/Loss: Em uma corrida, o termo “tempo salvo” ou “tempo perdido” se refere à quantidade de tempo que um speedrunner economiza ou perde em relação ao tempo que deveria ter levado para concluir determinada parte da run;
  • WRWorld Record” (Recorde Mundial, em tradução livre): O recorde mundial de tempo para aquela categoria específica do jogo;

Como funciona uma comunidade de speedrun?

Uma comunidade de speedrun é um grupo de jogadores que compartilham o interesse em jogar videogames o mais rápido possível, se reunindo online ou em eventos presenciais. A comunidade também é conhecida por sua colaboração e inclusão, ajudando mutuamente a superar obstáculos e compartilhando conhecimentos independentemente do nível de habilidade.

Página da comunidade speedrun. Com
Página da comunidade Speedrun.com (Reprodução: Mario Mamede)

O maior acervo de conteúdo sobre speedrun está disponível no speedrun.com, onde é possível encontrar a classificação geral dos tempos de cada jogo, links para os canais dos jogadores e os servidores da comunidade, além de guias e recursos para aprimorar suas habilidades nas corridas.

O site permite o envio voluntário de tempos e conteúdo, porém nem todos os tempos do mundo estarão registrados lá e nem todos os jogos existentes terão uma leaderboard (placar de líder, em tradução literal). Algumas comunidades, como as de Mega Man, Mario Kart e GoldenEye/Perfect Dark, ainda mantêm seus rankings em sites ou planilhas separadas.

Se você está interessado em aprender a jogar algum jogo, esses sites podem ser excelentes pontos de partida. No entanto, para uma interação mais próxima com a comunidade de jogadores, é altamente recomendável que você se junte a eles em um servidor do Discord, onde poderá compartilhar informações, discutir estratégias, solucionar dúvidas pessoalmente e encontrar praticamente todos os recursos disponíveis para aquele jogo.

No Brasil temos 4 comunidades de speedrun em destaque:

  • BRAT Brazilians Against Time(Brasileiros Contra o Tempo, em tradução livre): A BRAT é uma comunidade dedicada a promover principalmente maratonas beneficentes. Ao longo de seus 7 anos de existência, a BRAT conseguiu arrecadar mais de R$ 270 mil para ajudar instituições como a AACD, APAE-SP e Médicos Sem Fronteiras;
  • SGPT “SpeedGamingPortuguês”: A SGPT é um canal da rede SpeedGaming, considerada uma das maiores redes de canais da Twitch, totalmente dedicada a speedrun e randomizer exclusivamente em Língua Portuguesa. A SGPT transmite torneios internacionais, corridas diárias e também organiza campeonatos e maratonas em seu canal;
  • SRB “Speedruns Brasil”: A SRB é um canal criado pela comunidade e dedicado à comunidade, sendo responsável pela transmissão oficial em PT-BR da Games Done Quick, a maior maratona de speedrun do mundo. Além disso, a SRB também transmite e organiza torneios, apresentações e maratonas de speedrun;
  • RBR “Randomizer Brasil”: A RBR é uma comunidade focada em randomizer, transmitindo torneios internacionais com participação brasileira, além de organizar competições, corridas semanais e maratonas. Randomizer é uma modificação de jogo em que elementos são dispostos de forma aleatória para gerar novas partidas com soluções possíveis. Competidores jogam a mesma seed identificada por uma hash no início da partida;

Além disso, há diversas comunidades especializadas em jogos, franquias ou gêneros específicos, como a Super Mario World Brasil, Metroid Brasil, Racing Runners BR, DKC Speedruns Brasil, Celeste Brasil e outras.

Games Done Quick: o evento beneficente de speedrunners

Como funciona o speedrun?. Para uma comunidade de speedrun, videogames não são apenas entretenimento, mas estruturas a serem desconstruídas e reconstruídas coletivamente
O evento SGDQ (Summer Games Done Quick) arrecadando doações (Imagem: PC Invasion)

A Games Done Quick (GDQ) é uma organização que promove maratonas de speedrun, e a cada ano, speedrunners de todo o mundo viajam para participar do evento ao vivo e também para transmiti-lo online.

As maratonas acontecem duas vezes por ano: a AGDQ (Awesome Games Done Quick) em janeiro e a SGDQ (Summer Games Done Quick) no verão. Os jogadores apresentam suas habilidades em uma ampla variedade de jogos, desde clássicos antigos até títulos modernos.

Mas o evento não é apenas sobre os jogadores e seus speedruns, é também uma oportunidade para arrecadar dinheiro para instituições de caridade. Os espectadores são incentivados a fazer doações durante as transmissões, que vão diretamente para instituições como a Médicos Sem Fronteiras e a Prevent Cancer Foundation.

Além de assistir a jogos incríveis e apoiar uma boa causa, os espectadores têm a oportunidade de interagir com os jogadores de maneiras divertidas. Doações suficientemente altas podem resultar em jogadores mudando o nome de seus personagens ou cumprindo desafios específicos.

Desde a sua criação, a GDQ arrecadou mais de $25,7 milhões para caridade, mostrando como a comunidade de jogos eletrônicos pode ter um impacto positivo no mundo real. A organização continua a crescer a cada ano, trazendo mais jogadores talentosos e mais doadores engajados.

Eventos de speedrun no Brasil

A brat pascoa 2023 ao vivo no twitch
A BRAT Pascoa 2023 ao vivo no Twitch (Reprodução: Mario Mamede)

O speedrun ainda não é tão popular no Brasil como em outros países, mas alguns grupos têm se dedicado a divulgar e incentivar essa prática. Além disso, muitos eventos de speedrun também são realizados em prol de causas sociais.

Entre os eventos mais conhecidos do país está a BRAT, que desde 2016 realiza maratonas beneficentes para ajudar instituições de caridade. Este ano arrecadou mais de R$ 24 mil para a instituição Médicos Sem Fronteiras. Assim como a BRAT, outras comunidades realizam diversos eventos como maratonas online, presenciais e campeonatos, não necessariamente beneficentes, fique antenado no Discord das comunidades para participar e acompanhar.

Principais recordes de Speedrun

Selecionamos alguns recordes listados no site Speedrun.com. Segundo a página, estas são as melhores corridas globais, até o momento, em suas respectivas categorias:

Recorde Speedrun de The Legend of Zelda: Ocarina of Time Any% – 7m07s

Recorde Speedrun de Minecraft (Any% Glitchless) – 8m01s

Recorde Speedrun de Mario 64 (120 Stars) –  1h37m

Recorde Speedrun de Super Mario World (All Castles) – 33m47s

Recorde Speedrun de Cuphead (Any%) – 28m10s

Recorde Speedrun de Resident Evil 2 (Any% Leon) – 39m30s

Recorde Speedrun de GTA V (100% Classic) – 9h56m58s

Recorde Speedrun de Sekiro: Shadows Die Twice (Any%) – 18m54s

Recorde Speedrun Mike Tyson´s Punch Out!! (Blindfolded) – 18m03s

O que você pode aprender com o speedrunning?

Speedrunning não é apenas sobre fazer movimentos em milissegundos ou encontrar falhas para facilitar o jogo. No entanto, há muito o que aprender com as pessoas que se dedicam a essa prática.

O mundo dos speedruns é muito mais complexo do que parece. Muito trabalho duro, prática, determinação, consistência, estratégia, técnica, risco, sorte e paixão estão envolvidos nessa atividade. Os corredores dedicam centenas, ou mesmo milhares, de horas em seus jogos, e a prática é a chave para a perfeição.

Os runners nos ensinam lições valiosas. Eles são perseverantes e nunca desistem, o que é admirável e inspirador. Embora possamos não estar quebrando recordes mundiais ou ganhando dinheiro com streams, ainda podemos alcançar nossos objetivos e sonhos por meio de trabalho duro, prática, paciência e estratégia.

Essa analogia pode parecer simplista, mas é verdadeira. Se um jovem pode se tornar famoso com horas de prática, então podemos alcançar nossas metas através do tempo dedicado e da busca pela melhoria.

A comunidade de speedrunning é incrível, amigável, solidária e apaixonada. Ela é movida pelo amor, amor uns pelos outros, amor pelo jogo e amor por realizar coisas pelo bem maior. Se você está considerando experimentar o speedrunning, incentivamos você a começar. É uma arte, hobby e esporte divertido e gratificante.

Então, pegue o controle, o cronômetro, ligue o seu jogo favorito e comece. Você não vai se arrepender!

Veja mais:

O sucesso estrondoso da contagiante Games Done Quick

Fontes: Speedrun.com, The Guardian, SpeedGamingNews

Revisado por Glauco Vital em 18/4/23.


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