No evento NVIDIA PRESS DAY, que ocorreu na última quarta-feita (27), a NVIDIA apresentou pela primeira vez no Brasil algumas soluções desenvolvidas para a alta demanda computacional que a Inteligência Artificial exige.
A NVIDIA, que vem atuando na área de computação de alto desempenho, é agora uma empresa voltada a trabalhar com Inteligência Artificial moderna. Trabalhando próximo de research centers (“centros de pesquisa”, em tradução literal), ela permitiu que grandes companhias colocassem novas funções de IA em seus serviços.
“A NVIDIA está dedicada em dar todo o suporte para que empresas e startups possam desenvolver seus projetos. Ao todo já possuímos parcerias com mais de 4.000 startups ao redor do globo e esse número só tende a aumentar”
Marcio Aguiar, gerente sênior da divisão da NVIDIA na América Latina
Para atender essa demanda, a empresa está trazendo ao todo quatro soluções principais que ajudarão startups e empresas a desenvolverem novos negócios.
NVIDIA DGX STATION
A empresa traz para o Brasil a sua família de supercomputadores NVIDIA DGX. Trata-se de uma plataforma equipada com 4 GPUs NVIDIA TESLA V100, otimizada para deep learning com poder computacional equivalente a 4 racks de servidor em um formato workstation. Esses servidores são essenciais para a análise de uma grande quantidade de dados gerados por diversas aplicações.
Hoje, 70% das pesquisas de imagens médicas são baseadas em deep learning e esses servidores facilitam, por exemplo, o trabalho de radiologistas que necessitam analisar diversas imagens para obter um diagnóstico mais veloz, já que a IA pode ser ensinada a detectar anomalias em radiologias e mostrar ao médico quais casos necessitam de atenção mais depressa.
O servidor está disponível por meio de parceiros da empresa, como Accept, Decatron, Risc Technology e Atos.
Jetson Nano
O Jetson Nano é um minicomputador de Inteligência Artificial que possibilita a criação de milhões de sistemas inteligentes. O pequeno e poderoso computador chega compatível com a plataforma CUDA-X, oferecendo 472 GFLOPS de desempenho computacional com alta eficiência energética, consumindo menos de 5 Watts.
O Jetson Nano possui um kit de desenvolvimento que traz poder à baixo custo, possibilitando desenvolvedores, inventores e estudantes a desenvolver projetos de inteligência artificial que não era possível anteriormente e levar essas ideias a um outro nível.
O objetivo é que a plataforma seja utilizada em robôs móveis, drones, assistentes digitais, dispositivos automatizados, reconhecimento facial através de câmeras e muitos outros.
Para isso, o dispositivo possui suporte para o sistema Linux, diversos periféricos e acessórios. Seu sistema também possui tutoriais para ajudar os desenvolvedores a se familiarizarem com a Inteligência Artificial mais rapidamente. O Jetson Nano estará disponível no Brasil apenas no segundo semestre de 2019.
NVIDIA Quadro RTX 4000
A NVIDIA Quadro RTX 4000 é destinada a designers e artistas. Ela permite a capacidade de interagir com modelos complexos e cenas com iluminação de Ray Tracing para acelerar o processo de produção por meio de IA e renderizar imagens realistas.
Via a aplicação GauCan, o usuário pode rascunhar formas geométricas simples que, através da Inteligência Artificial, será renderizadas em imagens automáticas, criando paisagens realistas. Tudo isso é possível através de uma rede neural treinada com milhões de imagens.
A tecnologia havia sido apresentada em primeira mão pela NVIDIA GTC 2019 (evento da empresa que ocorre anualmente na Califórnia), e agora chega ao Brasil, três meses depois.
NVIDIA EGX
A NVIDIA EGX é uma plataforma de computação acelerada equipada com GPU NVIDIA Tesla T4, criada para atender a demanda de um grande processamento de dados por meio de execução de IA chamada de edge computing, realizando assim todo o processo localmente para depois enviá-los a nuvem.
A tecnologia será distribuída globalmente por meio de provedores de computação corporativos globais como ATOS, Cisco, Dell EMC, Fujitsu, Hewlett Packard Enterprise e Lenovo. Eles também estão disponíveis nos principais fabricantes de sistemas de servidor e IoT: Abaco, Acer, ADLINK, Advantech, Rack ASRock, ASUS, AverMedia, Cloudian, Connect Tech, Curtiss-Wright, GIGABYTE, Leetop, MiiVii, Musashi Seimitsu, QCT, Sugon, Supermicro, Tyan, Wibase e Wiwynn.
Com essas soluções apresentadas, a NVIDIA pretende que a Inteligência Artificial crie novas possibilidades e facilite a vida das pessoas, ajudando a melhorar serviços de saúde, deixar cidades mais dinâmicas e menos congestionadas, encontrar pessoas perdidas, e aos serviços de transporte autônomo começarem a ser uma realidade mais acessível às pessoas. A empresa está dedicada a ampliar cada vez mais o acesso a essa tecnologia e ajudar os milhões de pesquisadores e cientistas que trabalham em conjunto com ela a tornar tudo isso uma realidade muito próxima.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.