Para uma campanha de vendas na Itália, a produtora do amado Nutella, a Ferrero, criou uma parceria com a agência Ogilvy & Mather Italia para criar um plano em que mais pessoas comprassem o creme de avelãs com chocolate. A ideia que eles tiveram foi desenvolver um algoritmo – basicamente um programa de computador com uma série de instruções para realizar uma ação específica – que ficasse responsável por criar o design do rótulo da embalagem de Nutella.
Um pote diferente para todos os gostos
Como o algoritmo não poderia ter ideias do nada, a empresa forneceu ao software um banco de dados de padrões e cores que a Ferrero sentiu que representavam seu gosto e produto. O resultado foi que o algoritmo produziu mais de 7 milhões de padrões de embalagens únicas que foram vendidas por toda a Itália.
Nas imagens disponíveis nessa matéria podemos ver que o resultado ficou muito bonito, com um design chamativo e alegre, além de ficarem ótimos como objetos decorativos. Infelizmente a Ferrero somente utilizou essa estratégia de vendas na Itália, então não espere encontrar no mercado um pote colorido de Nutella. Mesmo limitado, esse projeto mostra o fundamental de qualquer campanha de publicidade: conquistar seu cliente com o visual e, mais que isso, permitindo que ele compre uma embalagem única que não encontrá em outro lugar.
Essa ideia traz tanto vantagens quanto desvantagens. Tanto a Ferrero como a agência de publicidade cortaram custos ao ter que contratar designers para elaborar as embalagens, já que o algoritmo fazia todo o trabalho e era preciso apenas alimentá-lo com padrões de cores para que produzisse sua arte.
Porém, esse projeto também mostra o poder de um algoritmo bem desenvolvido, capaz de dispensar a criatividade humana com o poder da lógica computacional. Ainda precisamos de humanos para escrever os programas de computador, mas o que acontece quando algumas linhas de código são capazes de elaborar um padrão complexo e utilizar combinações de cores ao invés da genialidade humana?
O que achou dessa campanha? Deixe o seu comentário aqui embaixo!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.