Se você comprou recentemente o smartphone Motorola RAZR D3 (confira o review do aparelho aqui) ou o Motorola RAZR D1 (confira a review do aparelho aqui) e quis logo ir liberando o acesso root no aparelho, viu que não é tão simples quanto parece. Até pouco tempo, os procedimentos eram bem complexos e envolviam programas que não inspiravam muita confiança. Neste post, aprenda como fazer o acesso root fácil nos novos aparelhos da linha RAZR D.
A novidade para rootear o aparelho de forma simples e rápida é a ferramenta Framaroot, desenvolvida pelo membro alephzain do fórum XDA Developers.
O que é o root? Perco a garantia se ativá-lo?
O root é o “perfil de administrador” do sistema. Com o acesso root, você pode desinstalar aplicativos nativos do sistema, utilizar aplicativos que exigem esse modo, e explorar tanto o hardware quanto o software das mais variadas formas. Sim, você perde a garantia, já que é possível danificar o gadget com algum procedimento arriscado. Por exemplo, ao fazer overclock no processador do aparelho.
Como funciona?
O Framaroot é um aplicativo (.apk) que explora “vulnerabilidades” do Android (combinado com o tipo de hardware do aparelho) para garantir o acesso root.
Quais os modelos compatíveis?
Aparentemente todas as variantes da família de smartphones RAZR D são compatíveis com esse procedimento. Os modelos com compatibilidade confirmada são o XT918, o XT919 e o XT920.
É seguro?
Sim, é seguro. O Framaroot vai simplesmente rootear o aparelho e instalar o SuperSU (aplicativo que gerencia quais apps terão privilégios de root).
Como instalar?
– Baixe o Framaroot 1.5.3 aqui.
– Instale o arquivo .apk diretamente no aparelho, como um aplicativo comum.
– Abra o Framaroot. Em select an action to execute after root, selecione Install Superuser. Agora toque em Boromir.
– A mensagem abaixo deve ser exibida:
– Reinicie o aparelho e confira se o o SuperSU está na lista de aplicativos instalados.
A versão do superuser instalada deve ser a v3.1.3(46) e a do SU binário, v3.1.1 (17). O superuser pode ser atualizado para uma versão mais recente pelo Google Play Store. Assim que terminar a instalação, confira se há algum update disponível e o realize.
– Pronto! Seu aparelho já possui acesso root. Agora é só aproveitar as novas possibilidades que essa modificação te permite!
Como reverter o processo de root?
– Abra o Framaroot. Em Select an action to execute after root, selecione Unroot. Agora toque em Boromir.
– A mensagem Unroot done! deve ser exibida.
– Reinicie o aparelho e confira se o SuperSU sumiu da lista de aplicativos instalados. Caso ele continue lá, tente executar um aplicativo que exija acesso root e veja se ele ainda consegue obter as permissões.
ATUALIZAÇÃO #1 – Conforme comentários dos leitores, o tutorial funciona também no Motorola RAZR D1, irmão menor da família RAZR D.
ATUALIZAÇÃO #2 – O procedimento também e compatível com o modelo variante XT919 (single chip) do Motorola RAZR D3. Thanks to Eliud Medina for the info!
ATUALIZAÇÃO #3 – Adicionado: versão do Su Binário e do Super User instalados durante o processo.
ATUALIZAÇÃO #4 – Adicionado: unroot.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.