Cumprindo as expectativas que circulavam na rede, a nova versão do Chromecast foi apresentada hoje no evento de lançamento dos novos smartphones Nexus e do novo tablet Pixel C. Além de novo design e mais ferramentas e funções, o Chromecast ainda ganhou um irmão, o Chromecast Audio.
O primeiro destaque é seu novo visual. Com opções de cores em preto, vermelho e amarelo, o Chromecast adotou um formato de disco (o antigo dongle, que mais parecia um pendrive), com a conhecida logo do Chrome. Com um design mais moderno, o Google promete um dispositivo mais leve e prático para carregar.
Por dentro também foram feitas mudanças importantes. As novas antenas integradas nas laterais melhoram a recepção, que agora pode captar de Wi-Fi com suporte com 2.4 e 5.0 GHz, dos roteadores mais potentes. Além disso, o envio de áudio e vídeo foi reformulado, melhorando a qualidade e a velocidade. A nova tecnologia Fast Play faz com que o novo Chromecast seja 18% mais rápido para executar mídias, como o Netflix e YouTube.
A renovação não ficou apenas no hardware e o Google também anunciou uma reformulação do aplicativo do Chromecast. A ideia é tornar o dispositivo uma central de conteúdo em que smartphone funcione como um grande controle remoto (inclusive com suporte para pesquisa de voz).
O conteúdo também passou a ter mais opções com a parceria firmada pelo Google com diversas empresas do ramo de entretenimento como Netflix e Spotify, ampliando o leque de opções. Até mesmo os fãs de games foram contemplados e o novo Chromecast ganhou suporte a vários games populares como Angry Birds, WGT, Monopoly e outros que devem ser liberados nas próximas semanas.
Por fim, ainda conhecemos o Chromecast Áudio, permite conectar o dispositivo com caixas de som externas, controlando tudo pelo aplicativo. O recurso pode ser pareado via Wi-Fi ou com a conexão de cabo físico. O dispositivo tem suporte para conectores RCA 3,5 mm e óptico: tudo sincronizado pelo celular. O controle pode ser feito até via Smartwatch, passando as faixas ou pausando a trilha sonora.
Diante de tantas inovações, seria natural se o preço do Chromecast sofresse um aumento significativo, mas não foi isso que ocorreu. O preço do dispositivo permanece os mesmos 35 dólares (cerca de 143 reais, sem impostos, no câmbio de hoje) que custava seu antecessor. O novo Chromecast já está disponível para comercialização em 17 países (infelizmente ainda não no Brasil).
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.