Índice
O dia 19 de outubro é marcado pelo Dia da Saúde Mental e, em comemoração aos 20 anos de lançamento da música “Beautiful“, que ficou conhecida como um grande hino de autoaceitação, Christina Aguilera lançou uma nova versão que pode ser assistida abaixo:
As cenas mostram uma crítica direta ao perfeccionismo de corpos forçado em redes sociais como o Instagram, local em que muitos influencers ficaram famosos por seus corpos “perfeitos” que ditam verdadeiros padrões de beleza.
Beautiful é uma das músicas mais famosas de Christina Aguilera e, apenas no Spotify, já foi ouvida mais de 262 milhões de vezes. Até o fechamento desta matéria, o novo clipe já tinha sido assistido mais de 489 mil vezes no YouTube.
Facebook já assumiu que Instagram faz mal para adolescentes
Uma das grandes polêmicas em volta do Instagram e demais aplicativos que permitem a postagem de fotos e vídeos é que mais cedo ou mais tarde, estes âmbitos irão se tornar tóxicos para quem não está dentro do padrão considerado “perfeito” e que gera mais likes.
Em setembro de 2021, um levantamento da Meta mostrou que a empresa sabe que a rede social não faz bem para seus usuários que estão com corpo em desenvolvimento. É certo que nada ainda foi feito de fato para que este problema diminuísse, ainda que a controladora do Instagram, WhatsApp e Facebook saiba dos problemas que causa para a sociedade.
O levantamento indicou que aproximadamente 32% de meninas menores de idade se sentem mal em relação aos seus próprios corpos, e o Instagram seria o grande culpado. Outra pesquisa realizada pela companhia em 2019 ressalta que uma em cada três meninas entrevistadas tinham problemas com seu próprio corpo, gerando consequências como crises de ansiedade e depressão.
Outra informação um tanto preocupante é sobre pensamentos suicidas: o Instagram é responsável por provocar pensamentos suicidas em 6% do público estadunidense e 13% dos usuários britânicos, isso devido à grande cultura de perfeição. Adolescentes já assumiram que são viciados na rede social e possuem o desejo de parar de fazer o uso do aplicativo, mas não sabem como fazer isso para que os problemas diminuam.
Instagram Kids é a solução?
O ano de 2021 foi marcado por muitas polêmicas, mas, sobre especificamente o Instagram, a rede social descontinuou o projeto de uma “versão kids” que seria indicada para crianças de 10 a 12 anos. A ideia era um tanto simples (na teoria): permitir que os mais jovens tivessem acesso a conteúdo sem a necessidade de ter que ver e/ou receber conteúdos de usuários mais velhos que elas mesmas.
Entretanto, isso foi deixado de lado e em uma publicação oficial no blog da rede social, tudo foi suspenso por tempo indeterminado. Apesar de ser apresentado como a solução para um grande problema, pais de crianças de todo o mundo tiveram certo receio de como seria feita a validação de que um usuário tem idade entre 10 a 12 anos. O grande receio é que abusadores conseguissem entrar em contato com as crianças ao driblar o sistema.
44 procuradores gerais dos Estados Unidos assinaram um documento — enviado a Mark Zuckerberg — apresentando razões para cancelar a iniciativa. Os envolvidos na assinatura afirmam que além do Facebook não ter um bom histórico de vazamento de dados e venda de informações, criar uma ferramenta como esta pode desencadear situações de bullying entre as crianças.
A ideia da Meta era permitir que os pais também controlassem o tempo que as crianças ficariam online no Instagram Kids, sendo esta uma forma de evitar o vício e evitar o uso que pode acarretar atrasos de tarefas da escola. Os pais também poderiam ver para quem os perfis de seus filhos estavam enviando mensagens e não seria feita a exibição de anúncios.
O que achou do novo clipe de Beautiful? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Saiba o que sua cor favorita diz sobre você
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Nada hipócrita a bonita fazer um video criticando as redes sociais e depois postar no youtube, na vevo, no tweeter e no instagram pra todo mundo ver.