A tecnologia HDR é a bola da vez na Netflix. A plataforma de streaming de filmes e séries está investindo no novo formato, e a lista de opções disponíveis vai crescer em breve. No mercado brasileiro ainda são poucas as TVs compatíveis. Mas, se você tiver uma do tipo, certamente não vai querer ficar de fora. O serviço online de vídeos deve ajudar a tornar a novidade popular no país em 2017.
Sigla para High Dynamic Range (Alto Alcance Dinâmico, em português), a novidade se soma ao 4K/Ultra HD para deixar imagens ainda melhores, usando uma técnica específica de gravação e edição com foco nas cores. Imagens saem do set da Netflix e vão diretamente para um complexo de edição da empresa Deluxe Encore. Lá, ilhas avançadas são responsáveis por aplicar a tecnologia Dolby Vision, um tipo de Alto Alcance Dinâmico que trabalha com cores de 12 bits – o outro formato, chamado de HDR 10, trabalha com 10 bits.
A tecnologia da Dolby permite ajustar cores e brilho de cada pixel na imagem. Aplicando mais cores e efeitos é possível destacar pontos importantes do cenário. E isso pode ser realizado em áreas específicas de cada frame da cena. Veja um comparativo do visual da série Demolidor, sem (à esquerda) e com (à direita) a tecnologia:
Lita de filmes e séries em HDR na Netflix
A Netflix promete oferecer mais de 150 horas de conteúdo em HDR, a maioria convertida depois da gravação comum em 4K. Todos são produções próprias. Por enquanto, os títulos disponíveis são:
- Abstract: The Art Of Design;
- Demolidor;
- Knights of Sidonia;
- The OA;
- Chef’s Table;
- Chef’s Table França;
- Marco Polo;
- Meridian;
- Luke Cage;
- Jessica Jones;
- Zerando a Vida;
- The Ridiculous Six;
- Hibana;
- Santa Clarita Diet.
Em 2017, a plataforma se prepara para lançar títulos gravados pensando na nova tecnologia, o que promete qualidade de imagem ainda melhor. A série do herói da Marvel Punho de Ferro, que chega em março, será a principal delas. A lista de 2017 até agora tem:
- Desventuras em Série (já disponível sem HDR);
- Bloodline (já disponível sem HDR);
- Punho de ferro (estreia em março);
- Os Defensores (estreia entre junho e agosto de 2017).
Para checar a lista atualizada de títulos na Netflix, basta digitar a sigla na pesquisa do site. Se você tiver uma TV com HDR Dolby Vision, o único tipo compatível com a Netflix, fica ainda mais fácil: é só verificar se há os símbolos “HDR” ou “Dolby Vision” na descrição. Para assistir filmes e séries nesse formato, além de equipamento adequado, é preciso assinar pelo menos o plano de 4 telas do serviço de streaming.
Leia também
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.