Índice
Quer comprar uma soundbar e não sabe como escolher a entrada ideal? Sem problema, explicamos aqui o que é esse dispositivo de áudio, qual a melhor entrada para soundbar e as diferenças entre cada tecnologia!
O que é uma soundbar?
Alto-falantes de televisão nem sempre oferecem a melhor experiência sonora, mas esse problema pode ser contornado com a instalação de uma soundbar.
Sendo muito adequadas para espaços de tamanho médio, como salas de estar, a soundbar é um dispositivo de áudio com vários alto-falantes individuais acoplados, que funciona como um complemento para sua TV ou computador gamer. O produto oferece melhor qualidade de áudio com som surround virtual, muita potência e, o mais importante, imersão sonora.
O dispositivo pode ser instalado na parte inferior do televisor, acabando com a necessidade de comprar um sistema de áudio complexo, caro e cheio de caixas de som que ocupam espaço e são de difícil instalação.
Ao comprar uma soundbar, se atente a detalhes técnicos importantes, como a quantidade de canais existentes (número de alto-falantes), a potência em watts (quanto maior, mais alto o som) e o decodificador, se quiser entender mais sobre o assunto, não deixe de conferir nossa matéria Soundbar: Entenda como funciona este inovador sistema de áudio.
Qual é a melhor entrada para uma soundbar?
Cabo Óptico e HDMI são conexões melhores que o antigo padrão analógico — aqueles cabos coloridos que eram conectados na parte de trás do aparelho; sendo o HDMI, o padrão de conexão mais moderno encontrado atualmente, o Bluetooth por sua vez, possui a liberdade da falta de cabos. As três opções conseguem transmitir áudio em múltiplos canais, então, qual seria a diferença?
HDMI
Cabos HDMI possuem algumas vantagens, como o fato de comportarem vídeo e áudio simultaneamente, acabando com a necessidade de um segundo cabo, se for o caso. Em termos de áudio, o HDMI suporta formatos de alta resolução como o Dolby Atmos e o DTS HD Master Audio, incompatíveis com o cabo Óptico.
Além disso, o cabo HDMI permite transmissão de dados bidirecional entre dispositivos por meio de uma única conexão, servindo tanto como entrada, como saída de áudio. Muito útil se você deseja transmitir video de um dispositivo, DVD ou console de videogame para sua TV, enquanto reproduz o áudio pela soundbar.
Óptico
Às vezes, quando queremos extrair o áudio da TV para uma soundbar, a única entrada disponível é a óptica, mas sem problemas. Esse padrão de conexão de áudio também é adequado nesses casos e a qualidade tão boa quanto o HDMI. O cabo Óptico entrega alta resolução de áudio, como o Dolby Digital 5.1 Surround Sound e leitores de Blu-ray. A qualidade de áudio é boa, mas não vai te desobrigar de conectar o vídeo por HDMI.
Os cabos ópticos também exigem menos energia para funcionar corretamente, já que são feitos de fibra óptica e plástico transparente que permite a passagem de luz, convertendo-as em sinais elétricos, que por sua vez são convertidos em som. Isso significa que esses cabos não precisam de uma fonte de energia separada para funcionar.
Possuindo uma soundbar com caixas de som de qualidade, a diferença de qualidade entre Dolby Digital 5.1 Surround Sound contra o Dolby Atmos, ou DTS HD Master Audio é pequena.
Bluetooth
Essa tecnologia de conexão sem fio de curto alcance, permite a comunicação de dispositivos multimédia através do pareamento, que por sua vez, possibilita a troca de informações entre os aparelhos. Cada dispositivo possui um perfil especifico, determinado por especificações de interface. Essas especificações definem como cada dispositivo se comunica para que a conexão seja feita, pois existem perfis de áudio, vídeo, troca de arquivos, etc.
A tecnologia Bluetooth é separada por classes, que determinam a potência máxima e a distância alcançada. Ao todo são quatro classes, com alcances de meio metro a cem metros de distância.
A ferramenta foi se aprimorando com o tempo e hoje em dia existem cinco versões com atualizações entre si, Bluetooth 1.0, 2.0, 3.0, 4.0 e a mais recente, 5.0 com suas variações. É muito importante se atentar qual versão Bluetooth é compatível com sua soundbar.
Atualmente a versão mais recente é a 5.4, lançada em fevereiro de 2023, que se destaca por ser mais estável, conectar mais dispositivos que as versões anteriores, pela troca bidirecional de informações entre dispositivos com baixo consumo de energia e pelo PAwR (Publicidade Periódica com Resposta).
A primeira vantagem do Bluetooth é com certeza a falta de necessidade de cabo, já que a conexão acontece por meio de ondas curtas na frequência de rádio e está se tornando popular em soundbars mais modernas.
A tecnologia Bluetooth possui certo atraso no áudio, quase imperceptível, porém presente, e para contornar isso é normal que os drivers do dispositivo diminuam um pouco o som.
Em relação à qualidade de áudio, não se preocupe, pois soundbars recentes possuem sistemas modernos de som surround e Dolby Atmos compatíveis com o Bluetooth 5.0.
Padrões de áudio avançados
Expliquei o que é uma soundbar e quais conexões podemos utilizar no dispositivo. Mas alguns termos acabaram surgindo, como Dolby Atmos, som surround e Dolby Digital. Você sabe o que significam?
Stereo Sound
Stereo Sound ou Som Estéreo é um conceito fundamental para sistemas de home theater: é o que nos permite ouvir o som de fontes de áudio diferentes indo além de esquerda e direita. Nosso tímpano tem capacidade de capturar o som em amplitudes e frequências diversas e nosso cérebro, por sua vez, processa essas frequências e os pequenos atrasos naturais de cada orelha e consegue identificar de qual direção veio aquela fonte sonora. Isso é o Som Estéreo, que pode ser simulado por dispositivos eletrônicos.
Som Surround
O som surround se trata resumidamente de uma técnica que visa entregar áudio quase que 360º ao ouvinte, instalando diversos dispositivos de áudio em cantos diferentes da sala ou cômodo, entregando uma experiência de cinema.
Alguns fones de ouvido e outros dispositivos de som como a soundbar possuem múltiplos canais de áudio para entregar a experiência surround.
Som Surround 5.1 e 7.1
Sistemas de Som Surround geralmente se encaixam em categorias 5.1 ou 7.1, sendo a quantidade de canais que aquela mídia foi mixada, sendo: esquerda, direita, centro, esquerda surround, direita surround e subwoofer para áudio 5.1. Já para áudio 7.1 significa: esquerda, direita, centro, esquerda lateral, direita lateral, traseira esquerda, traseira direita e subwoofer.
O primeiro número indica quantas fontes direcionais de áudio o som surround possui e podem ser reproduzidas individualmente por um grupo de drivers, já o segundo número indica o canal do subwoofer, que lida com frequências mais baixas e produz vibrações durante a reprodução do som.
Dolby Digital
O Dolby Digital é uma família de tecnologias de áudio criadas no cinema, foi essa tecnologia que possibilitou a existência do som surround. Esse sistema de compressão de áudio digital possui capacidade de se adaptar ao sistema de som do usuário.
Além disso, o algoritmo da Dolby Labs (empresa que criou a tecnologia) faz uma remixagem do áudio e adapta para o formato do dispositivo.
Dolby Digital Plus
O Dolby Digital Plus é o padrão voltado para o DVD e Blu-ray, por serem formatos com maior capacidade de armazenamento, a Dolby Labs aumentou as taxas máximas de reprodução para até 1,7 Megabytes por segundo de bitrate.
Dolby Atmos
Já o Dolby Atmos, expande os sistemas de som surround e adiciona canais extras de altura, fazendo com que o áudio seja interpretado tridimensionalmente. Dessa maneira, o usuário consegue saber de qual direção o som está vindo, aumentando a imersão. O Dolby Atmos também suporta até 128 objetos na mesma trilha sonora, não trabalhando com canais específicos.
Claro que para isso, o dispositivo precisa ser compatível com a tecnologia.
Dolby MAT
O Dolby MAT é um codec de áudio sem compressão que codifica os fluxos de bits TrueHD ou Digital Plus e transmite os dados de áudio por meio de um cabo HDMI para a soundbar ou receptor AV. Dessa maneira, o codec combina áudio PCM (Modulação por código de pulsos) sem nenhuma perda com metadados Dolby Atmos.
Dolby TrueHD
Codec de áudio que suporta até 8 canais de áudio som surround 7.1 ou 6 canais som surround 5.1, muito usado no meio doméstico. É compatível com conexão HDMI e apresenta pouca ou nenhuma perda ao transferir o áudio da fonte para o seu ouvido.
DTS HD Master Audio
Por fim, o DTS HD Master Audio é um codec de áudio multicanal que diminui as perdas, muito utilizado em trilhas sonoras de filmes e em filmes Blu-Ray. Possui suporte de som surround 5.1, 6.1 e 7.1 canais.
Como o próprio nome já diz, esse codec proporciona que o som seja propagado em alta definição.
Conclusão
Dolby Digital 5.1 Surround Sound | Dolby Digital Plus ou Dolby Atmos (Lossy) | Dolby TrueHD, Dolby MAT ou Dolby Atmos (Lossless) | |
Óptica | Sim | Não | Não |
HDMI ARC | Sim | Sim | Não |
HDMI eARC | Sim | Sim | Sim |
Bluetooth | Não | Não | Não |
WOWCAST | Sim | Sim | Sim |
Pela tabela acima, você já pode perceber que a melhor entrada para usar com a sounbdbar é a HDMI 2.1 eARC 120Hz. Ela une canais de áudio e vídeo, suporta os padrões Dolby Digital 5.1 Surround Sound, Dolby Digital Plus ou Dolby Atmos (Lossy), Dolby TrueHD/MAT ou Dolby Atmos (Lossless) e DTS:X. Além disso, permite taxas de atualização de imagem de até 120Hz e formatos 4K e 8K.
Mas, fique atento, versões de entrada HDMI sem eARC não suportam o padrão Dolby TrueHD/MAT ou Dolby Atmos (Lossless).
O cabo óptico fica em segundo lugar, porque costuma suportar apenas padrões Dolby Digital 5.1 Surround Sound e Dolby Digital Plus ou Dolby Atmos (Lossy), deixando Dolby TrueHD/MAT ou Dolby Atmos (Lossless) e DTS:X de fora.
E em terceiro lugar fica a conexão Bluetooth. Quando suporta algum padrão Dolby, o que é raro, ele é o de menor qualidade. Também é importante confirmar se o Bluetooth da soundbar está na versão mais atual.
Vale notar que a alguns headphones Bluetooth suportam Dolby Atmos, mas não na versão lossless (sem perda de qualidade).
E a LG ainda oferece um novo tipo de conexão sem fios em suas soundbars, que garante áudio com todos os padrões Dolby suportados. Essa tecnologia se chama WOWCAST e está presente nos modelos mais recente.
E aí, agora você já sabe como configurar corretamente sua soundbar com o cabo e entrada de melhor qualidade? Conte para a gente nos campos de comentários!
Leia também:
Novo LG Soundbar SH7Q entrega uma experiência de cinema em casa
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (12/09/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.