Clientes Apple TV poderão acompanhar as aventuras de Khaleesi, Tyrion e o resto do elenco de Game of Thrones sem a necessidade de contratar um serviço de assinatura a cabo. A opção da HBO de transmissão online por streaming, a HBO NOW, começou a ser disponibilizada na última terça-feira (07/03/2015) através do serviço de internet da Optimum Online (provedor que pertence ao serviço de TV a cabo, Cablevision). O preço para se inscrever é de US$ 14,99 (cerca de 46 reais) por mês, embora as pessoas que se inscreverem neste mês poderão fazer uma avaliação gratuita de 30 dias.
A notícia chega aproximadamente um mês após a Apple revelar que tinha um acordo de exclusividade para disponibilizar o HBO NOW via streaming para Apple TV, iPad e iPhone. A ideia é contemplar os novos hábitos de vida dos consumidores, que vem se transformando nos últimos anos. Uma das maiores características dessa mudança está no suporte, que muda do aparelho de TV para os dispositivos móveis. Redes como HBO e provedores de TV a cabo como Cablevision têm experimentado serviços de televisão pela internet, mesmo que a medida paradoxalmente possa minar os prósperos ganhos que eles atualmente recebem das assinaturas de televisão convencionais.
O acordo da Apple é exclusivo para os “novos distribuidores digitais”, o que significa que dispositivos rivais projetados para assistir streaming de vídeo via internet em seus televisores – como Roku, Chromecast do Google e da Microsoft Xbox – não poderão oferecer o novo serviço por três meses. Embora a janela de três meses seja relativamente curta, ela abrange toda a nova temporada de Game of Thrones, série de campeã de audiência da HBO, que começa domingo.
A Cablevision é o primeiro provedor de televisão por assinatura a oferecer este tipo de serviço premium. A medida gerou acusações de que a empresa estaria se tornando um “cord cutters” (cortadores de cabo, em tradução literal, que corresponderia as pessoas que abandonam o serviço de TV por cabo ou satélite, em favor das transmissões via streaming).
Isso pode ser melhor compreendido se analisarmos alguns dados: A Cablevision atende cerca de 3 milhões de clientes (incluindo 2,8 milhões de clientes de banda larga Optimum Online) na região de Nova Iorque. É a oitava maior fornecedora de TV a cabo dos EUA. Se compararmos com a Comcast – a maior empresa de cabo em os EUA – que tem 22,4 milhões de clientes de serviços de vídeo e 22 milhões de clientes de banda larga, a Cablevision parece ter mais a ganhar do que a temer.
Apple baixou o preço da Apple TV de 99 dólares (cerca de 300 reais) para 69 dólares (cerca de 210 reais) em março, com o anúncio do acordo de parceria com a HBO NOW, o dispositivo se tornou o mais comprado de seu tipo no mundo inteiro. É claro que não podemos esquecer do alcance de mercado sem precedentes da Apple e sua influência simbólica, mas a parceria com a HBO, sem dúvidas, teve um impacto positivo nas vendas da Apple TV.
No Brasil infelizmente ainda não temos previsão de quando a Apple TV e outros serviços de streaming online estarão disponíveis, o que é muito curioso, já que no ano passado o país ultrapassou a marca de 18 milhões de assinaturas de TV (dados da ANATEL/IBGE). Se lá fora a disputa pelo trono de ferro começará mais livre de amarras, aqui no Brasil ainda teremos que esperar um pouco mais para cortar os cabos.
Fonte: CNet
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.