O Hangouts é mais um dos produtos do Google que tinha tudo para ser esquecido, morto e enterrado no cemitério virtual da empresa. Ele evolui a partir do bate-papo do Gmail (saudoso GTalk) para um aplicativo de mensagens independe, mas teve que enfrentar a concorrência forte do WhatsApp, Telegram e tantos outros, sendo deixado meio de lado pelos usuários.
Mais recententemente, ele foi alvo de “concorrência interna”, quando os “moderninhos” Allo e Duo foram anunciados pelo Google, que precisou se pronunciar dizendo que “o Hangouts não ia morrer”. Muita gente não entendeu o motivo de mantê-lo, já que a empresa tinha em mãos dois apps mais completos, cheios de recursos e totalmente novos.
O motivo é que agora, o Hangouts se tornou uma ferramenta corporativa – e consequentemente concorrerá diretamente com Slack, Microsoft Teams e até com o Skype. O Google anunciou os aplicativos “Hangouts Meet”e “Hangouts Chat”, que serão totalmente integrados com a G Suite, plataforma corporativa da empresa.
O “Hangouts Meet” é uma ferramenta de videoconferência feita para facilitar ao máximo uma reunião por vídeo, fazendo assim com que os participantes sejam tão produtivos como quando estão “cara a cara”.
O primeiro passo para tornar a experiência de todos mais agradável foi implementar a entrada na videoconferência apenas com o link de convite – “sem contas, plugins, downloads ou aborrecimentos”, disse o Google.
E para que a reunião virtual não deixe ninguém de fora, ela suporta 30 pessoas conectadas “sem problemas”. Não fica claro se 30 pessoas é o número máximo, mas vale lembrar que tanto a versão antiga do Hangouts, como o Skype, suportam até 25 pessoas conectadas, contando com quem faz a chamada.
Hangouts Chat: a concorrência que o Slack não queria
Se tem uma coisa que aplicativos independentes detestam é a concorrência com aplicativos de gigantes da tecnologia (o Snapchat que o diga). Se o Slack era o queridinho dos grupos e equipes para gerenciar projetos e trabalhos, veremos como será com a chegada do Hangouts Chat.
Ele é claramente uma resposta do Google para o aplicativo colaborativo de gerenciamento de fluxo de trabalho e possui muitos recursos idênticos, mas com a vantagem de ser totalmente integrado com a G Suite.
“Uma profunda integração do Chat com o G Suite significa que o conteúdo compartilhado do Google Drive e Docs, fotos ou vídeos podem ser visualizados diretamente em conversas”, diz o Google.
Além disso, também é possível mencionar usuários pelo @arroba, filtrar todo o conteúdo do chat desde o início com um pesquisa poderosa e utilizar o bot @meet que usa processamento de linguagem natural e aprendizado automático para agendar reuniões no Hangouts Meet e Google Calendar.
Ele também vai suportar o Google Apps, para que bots como o Box, Zendesk, Prosperworks e Asana, estejam disponíveis na plataforma, por exemplo.
O Hangouts Meet já está disponível hoje e será lançado gradualmente para todos os clientes do G Suite nas próximas semanas. Os usuários da plataforma corporativa do Google podem se inscrever para experimentar o Hangouts Chat através do Programa Early Adopter neste link. Proprietários de aparelhos com iOS já podem baixar o app diretamente na App Store. Para smartphones Android, é possível obter o arquivo APK no site APK Mirror e instalar diretamente no dispositivo.
Fonte: Google
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.