Selfie perfeita

Como tirar a Selfie Perfeita (Guia de Fotografia)

Avatar de luís felipe herrera Avatar de victor pacheco
Veja dicas para acertar uma selfie perfeita ou mostrar o seu melhor em uma foto com o modo retrato do celular

Você já percebeu a quantidade de selfies que você tira por dia? E por semana? É surreal como fazer uma fotografia nossa é algo corriqueiro e banal hoje em dia, né? Muitas pessoas acreditam que, para tirar uma selfie perfeita, o mais importante é saber editar e ter um smartphone caro. Esses fatores influenciam, mas eles são os que menos importam, afinal, quem faz a selfie é você.

Todos os exemplos das dicas foram fotografados com a câmera frontal de um iPhone 8 e um Galaxy S23 Ultra, mas garanto que, as seguindo, você estará mais que pronto para arrasar nas selfies, modo retrato ou qualquer foto independente do smartphone!

Nessa matéria, vamos te dar dicas super simples de fotografia que vão te ajudar a tirar uma selfie perfeita quando quiser. Boa leitura!

Use a luz a seu favor

A primeira dica, e a mais importante para tirar uma selfie perfeita, é entender que a matéria-prima de uma fotografia é a luz. Por mais que os smartphones mais modernos consigam entregar bons resultados em ambientes com pouca luz, quanto mais luz você tiver, melhor será o seu resultado, por isso, você deve a usar a seu favor, literalmente.

O maior erro que muitas pessoas cometem tirando selfies, é se posicionar contra a luz. Ao fazer isso, o contraste causado irá deixar o seu contorno extremamente claro e você, extremamente escuro.

A sua foto ficará com uma excelente definição, a nitidez irá aumentar e as cores também serão ressaltadas. E a dica não vale somente durante o dia! Vai fazer uma selfie de noite? Observe qual a luz mais marcante no ambiente, vire-se para ela e a use! Mesmo estando mais escuro, usar a luz de uma lâmpada ao seu favor já vai resultar em uma selfie bem mais legal.

Selfie perfeita olhos fechados
E se não der para fazer uma selfie perfeita de olhos abertos? Então faça de olhos fechados, ué

O certo a se fazer, então, é se posicionar a favor da luz. Dependendo da intensidade dela, você pode ter alguma dificuldade de ficar com os olhos abertos, caso não esteja de óculos escuros — porque não fechar os olhos e fazer disso o tema da sua foto, por exemplo?

Outra boa dica sobre melhor uso da luz a seu favor é também não exagerar: lembre-se de tirar fotos sem que a luz esteja muito acima da cabeça, como por exemplo o sol do meio-dia, quando o dia está mais brilhante. E lembre-se que todo e qualquer acessório pode ser acabar fazendo sombra, então tenha cuidado ao usar um chapéu e ele não acabar sendo um problema em vez de uma solução.

Evite o flash da tela

Celulares mais recentes possuem uma funcionalidade que funciona como uma tocha na hora de tirar selfie. Basicamente, a tela mostra um grande quadrado branco para iluminar ambientes mais escuros, mas a verdade é que, nem sempre, a luz da tela vai ser realmente assertiva. Dessa forma, sempre que puder, não use o efeito de “tocha” disponível em seu celular.

Mulher tirando selfie perfeita com apoio de iphone
Prefira fotos tiradas com uma luz não tão artificial para não ter selfies imperfeitas (Foto: Shutterstock)

Na hora de fazer uma foto frontal em ambientes com pouca iluminação, vale mais a pena pegar a lanterna de outro aparelho ou até mesmo chegar em um local com luz favorável para fazer selfies bonitas. Todo e qualquer truque “artificial demais” pode só trazer problema para o resultado de sua fotografia.

Também precisamos lembrar que o flash da tela está se fazendo cada vez menos útil devido às empresas estarem investindo bastante no algoritmo de câmera para que você consiga ter boas fotos mesmo durante a noite. Então tente evitar o flash da tela ao máximo.

Use o modo retrato

Este aqui se faz mais do que necessário para você que quer ter uma boa foto legal para postar em seu perfil nas redes sociais. Como o nome diz, o modo retrato de smartphones Android e iOS foi desenvolvido justamente para tirar selfies suas ou de outras pessoas e permite o desfoque do fundo para que apenas pessoas, animais de estimações e até mesmo objetos fiquem em destaque. Veja exemplo tirado com o Galaxy S23 Ultra:

Homem branco com barba, sorrindo para a selfie perfeita tirada com um galaxy s23 ultra
Modo retrato consegue identificar rostos e ser ferramenta ideal para você ter boas selfies (Foto: Bruno Martinez/Showmetech)

Atualmente, a funcionalidade está presente em boa parte dos smartphones intermediários e em todos os modelos premium, com um modo que permite não apenas o desfoque do fundo, mas também a troca do fundo (em tempo real). Na hora de tirar a foto perfeita, vale a pena abrir a câmera frontal e ativar o modo retrato na hora da captura. Mas vale lembrar que, em alguns aparelhos, o modo retrato também está disponível nas lentes traseiras e aqui, o sensor de profundidade entregará uma assertividade ainda maior.

De todas as formas, vale a pena fazer o teste de uma foto tirada no modo retrato e no modo tradicional para conferir a grade diferença. Você vai perceber que, se ainda não usava esta funcionalidade de seu celular, ela agora será sua favorita.

Evite borrões com o timer

Encontrar a pose ideal para aquela foto em grupo ou até sozinho pode ser um grande problema até que tudo esteja da forma que você quer e esta dica pode parecer simple. Mas muitas pessoas esquecem do contador regressivo presente no aplicativo da câmera de seus smartphones.

Mulher usando timer de um iphone para tirar selfie perfeita
Timer é esquecido algumas vezes por algumas pessoas, mas pode ajudar se estiver sozinho ou em grupo (Foto: Reprodução/The Verge)

Com opções de até 15 segundos em alguns casos, tudo o que você precisa fazer é programar a contagem e fazer a pose que deseja e pensou por tanto tempo.

O uso desta funcionalidade fica ainda melhor se tiver um adaptador que permite que o smartphone fique estável e não caia/trema na hora da captura ser realizada. A junção pau de selfie + timer nunca foi tão assertiva e você não só pode, mas como deve utilizá-la ao máximo.

Encontre o melhor ângulo

A maneira como você se enquadra na foto é muito importante. Recomendo que você teste diversos ângulos até encontrar algum que você sinta que te deixou mais bonita(o). Apesar disso, nós podemos adotar algumas generalidades que tendem a não funcionar e outras que tendem a funcionar.

Por exemplo, um ângulo por baixo aumenta o seu busto e valoriza o seu queixo — e eu aposto que não é o seu queixo que você quer valorizar em uma selfie, né? Além disso, dificilmente você estará valorizando algum elemento de fundo na sua selfie com esse ângulo, já que a única informação que estará no enquadramento será o teto.

Perceba nos exemplos como um ângulo reto já valoriza melhor o rosto e o ambiente em volta. Para mim, o favorito é o de cima. O pescoço fica um pouco mais fino, o rosto e o ambiente são mais valorizados e ainda irá facilitar na hora de tirar uma selfie perfeita com seus amigos junto.

Observe o ambiente

Como o nome do estilo fotográfico sugere, “selfie”, você é o elemento mais importante na foto, porém, lembre-se que o fundo também importa. Se não houver um cuidado com o fundo, em uma foto que o fundo ocupa 30% da imagem, concorda que apenas 70% será uma boa foto?

Se você quer uma selfie perfeita, você quer que 100% da sua foto seja linda. Observe se não há alguma textura de madeira bonita, algum fundo que vai realçar a sua própria imagem. E eu não estou dizendo para você montar um cenário para tirar a foto! Não precisa de tanto.

Veja nas fotos abaixo como um fundo bonito faz com que a foto como um toda seja mais bonita e agradável do que uma sem esse cuidado.

Sorria!

A sua expressão vai ditar o tom e a emoção da imagem. Um semblante fechado pode fazer com que todo o potencial da imagem seja desperdiçado, já que as pessoas irão se perguntar primeiro o porquê da cara séria. Um ângulo legal, uma boa luz, um bom fundo, tudo vai passar batido se os espectadores não encontrarem uma pessoa sorrindo.

Podemos dizer que o sorriso é a porta de entrada para a sua imagem. Se alguém tentar abrir a porta e ela abrir normalmente, a pessoa irá entrar e prestar atenção nos detalhes. Se a porta estiver trancada, os outros detalhes não irão importar, e a única coisa que a pessoa irá querer saber é porque a porta está trancada.

Olhe para a câmera

Ok, nenhuma dica soa mais óbvia do que essa, né? Mas acredite, a maioria das pessoas não olha para a câmera na hora de tirar uma selfie! Isso porque se criou o costume de conferir se está tudo certo na foto antes de disparar, olhando sempre para si mesmo na tela.

Pode parecer um detalhe bobo, mas é muito fácil perceber se a pessoa está olhando para a tela ou para a câmera, e a diferença na percepção da imagem é muito grande.

Vou admitir, em muitos momentos eu cometo o erro de olhar para a tela! Entre todas as dicas, essa pode ser a mais difícil de você lembrar de aplicar, pois é um detalhe muito bobo que facilmente passa despercebido, mas é justamente aí que mora a perfeição, nos detalhes bobos.

Use a câmera principal do smartphone

Sua lente para selfies e videochamadas até pode ser bastante assertiva, mas nada como usar a lente com melhor qualidade para fazer melhores fotos.

Citando exemplos, imagine que, apesar de toda a qualidade, você nunca terá uma mesma imagem se usar a lente frontal de 12 MP em vez da câmera de 200 MP do Galaxy S23 Ultra. O motivo é óbvio: se você quer captar os melhores detalhes possíveis, vale a pena usar a lente da traseira sempre que possível.

Homem usando galaxy s23 ultra para tirar selfie perfeita
Apesar da lente para selfie ser usada autorretratos, a câmera na traseira pode trazer resultados ainda melhores (Foto: Bruno Martinez/Showmetech)

Caso esteja sozinho, vale a pena, mais uma vez, usar o temporizador para conseguir fazer a pose ideal com maior qualidade. E aqui, realmente, não precisa ter pressa: coloque a duração máxima e segure a pose até o tempo ter passado e a captura ter sido realizada. Pode parecer cansativo demais, mas, se você quer ter uma boa foto de rosto, perceberá que o esforço valerá a pena.

Faça edições leves e use filtros

Agora que você já sabe os detalhes para se atentar e aprender a tirar uma selfie perfeita, nós podemos subir um degrau na conversa. Você pode dar um charme extra à sua selfie perfeita com filtros prontos ou edições super simples, como alterar o contraste e/ou temperatura da cor. Veja a diferença na selfie que você já viu anteriormente com o filtro “dramático” e depois o filtro “vívido”, ambos do iPhone.

Para o mesmo gosto pessoal, prefiro o filtro “dramático”, por aumentar o contraste, diminuir a saturação e deixar a foto um pouco mais escura, mas, esse é apenas o meu gosto pessoal. Por isso, recomendo que você descubra qual o tipo de edição que te agrada e que te dá a sensação que combina com você.

Alguns aplicativos oferecem efeitos mais intensos que podem ser bem interessantes, como o app “SNOW”. Abaixo, veja um exemplo.

Usando o aplicativo snow para efeitos

Reitero que não é o filtro ou o efeito que faz com que uma foto seja boa, tá? Quem faz uma boa foto é você. Na melhor das hipóteses, ele pode deixar uma selfie perfeita ainda melhor ou então, transformar uma selfie “duvidosa” em uma legal. E claro, na pior das hipóteses, ele pode arruinar uma foto perfeita.

Use com moderação e se você não estiver confiante com as edições… é melhor não usar. Esse é um caso em que menos é mais. Outros aplicativos que valem a pena fazer o uso é o PicsArt, que está disponível para Android e iOS e pode ser instalado gratuitamente.

O Showmetech já fez duas listas com os melhores editores de fotos para smartphones Android e também no iOS, não deixe de conferir e escolher o melhor para o tipo de fotos que você deseja ter.

Invista em um smartphone com boas câmeras

Dizendo novamente, assim como não é o efeito que faz uma foto boa, uma boa câmera não é quem garante uma boa foto. Contudo, é inegável que você pode deixar suas selfies ainda melhores se tiver em mãos um smartphone cujo jogo de câmeras vai te valorizar, né?

Na nossa loja, você encontra o iPhone 14 Plus por R$ 6.209 à vista e o Galaxy S23 tradicional por R$ 4.999, o iPhone 13 por R$ 5.137 e o Galaxy S22 por R$ 3.499,00. Se você quiser smartphones com câmeras excepcionais, os novos iPhone 14 e Galaxy S23 Ultra assim como seus antepassados iPhone 13 e Galaxy S22 possuem câmeras frontais e traseiras excepcionais.

Como tirar a selfie perfeita (guia de fotografia). Veja dicas para acertar uma selfie perfeita ou mostrar o seu melhor em uma foto com o modo retrato do celular
Como tirar a Selfie Perfeita (Guia de Fotografia)

Porém, se você está atrás da selfie perfeita e gostaria de investir em um modelo sem ser os topos de linha, recomendo o Moto G 5G Plus, um smartphone intermediário que impressiona por possuir DUAS câmeras frontais, incluindo uma ultrawide. Nada é mais perfeito para selfies em grupo do que esse smartphone. Você o encontra na nossa loja por R$ 2.695.

Entendeu como tirar suas fotos? Tem mais alguma dica para colocar neste post? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Bonito no espelho e feio na foto? Entenda o porquê

Revisado por Glauco Vital em 2/5/23


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados