A Copa do Mundo Feminina e a Copa América não foram os únicos eventos esportivos do ano para você aproveitar para fazer um upgrade e escolher a melhor smart TV. Esse ano ainda acontecem os Jogos Panamericanos e as Olimpíadas do Japão estão se aproximando.
Como o mercado de TVs anda aquecido por aqui com lançamentos interessantes a cada semestre, ter um smart TV 4K não é mais um sonho de consumo distante. Para se preparar para os próximos grandes eventos esportivos, montamos um guia para ajudar a escolher a melhor smart TV que se encaixa com as suas preferências.
Tela
Uma das principais características analisadas mais importantes ao escolher a melhor smart TV é a tela, e para acompanhar grandes eventos, uma tela grande faz toda a diferença. Entre as TVs disponíveis no mercado brasileiro atualmente, podemos encontrar até 86 e 100 polegadas.
No entanto, vale ressaltar que também é necessário calcular a distância da TV para quem está assistindo, para não atrapalhar os demais móveis e também não afetar a visão das pessoas. A recomendação é ter uma distância de dois metros, entre o televisor e as pessoas, para uma TV 4K de 55”.
A LG UHD AI TV chega a 86 polegadas (também tem opções de 43″, 50″ e 75″) e possui Inteligência Artificial. A TV compreende comandos de voz, realizando pesquisas, acessando apps, navegando pela internet, entre outras funções. Sua tecnologia mantém a transmissão de imagem e a precisão de cores de qualquer ângulo, e também possui o DTS Virtual, um efeito de som tridimensional apenas com os alto-falantes da TV.
Além do tamanho, o tipo do display também é uma característica relevante. Empresas como Sony e LG investem nas telas OLED em suas linhas premium. Considerada uma evolução das telas LED, a OLED dispensa a lâmpada traseira de backlight e conta com retroiluminação feita por uma camada de cristal líquido e iluminação traseira. Sua qualidade de imagem e contraste é superior, mas possui vida útil menor do que as telas de LED.
Já a Samsung aposta nas QLEDs, uma tecnologia exclusiva da empresa, também um evolução das telas de LED. O Q vem de Pontos Quânticos (Quantum Dot), que permitem que a resolução atinja 100% de volume de cor. Eles são inorgânicos, o que significa cores brilhantes e vívidas por mais tempo.
Resolução
O segundo fator importante que deve ser levando em conta é a resolução da tela, que impacta consideravelmente na qualidade da imagem. A opção mais procurada para acompanhar os jogos esportivos são os modelos 4K.
O “K” é usado para se referir à resolução vertical em quantidade de linhas/pixels das imagens. Uma resolução 4K possui quase 4.000 pixels verticais (3.840 x 2.160), que define a qualidade da resolução da imagem. A resolução em 4K também é conhecida pela sigla UHD (ultra HD).
A QLED Q7FN 4K da Samsung é uma das melhores QLEDs da marca. Ela está equipada com Pontos Quânticos, que permitem que a resolução atinja 100% de volume de cor, e Direct Full Array 8X, responsável por profundos tons escuros.
Quando o assunto é resolução a Samsung está um pouco a frente, com mais opções disponíveis para o consumidor. A empresa que carrega o título de líder do mercado há 13 anos, lançou no Brasil, antes de todas as suas concorrentes, a TV 8K.
A QLED 8K Q900 foi anunciada em abril desse ano e possui a mais alta resolução do mercado e tecnologia upscaling com Inteligência Artificial (IA), que melhora conteúdos gravados em outras resoluções como o Full HD e até o 4K. Apesar da SEMP TCL já ter anunciado no Brasil a sua aposta ao 8K, o modelo da Samsung é a única comercializada.
Se você não sabe a diferença entre as resoluções 4K e 8K, fizemos uma matéria especial sobre ela; confira no link abaixo:
Conectividade
Outra característica que não pode ser ignorada ao escolher a melhor smart TV para você é a conectividade. Já imaginou tentar assistir um jogo e sua TV travar em momentos decisivos? Além de muitas opções, indo desde entradas HDMI, conexão Bluetooth, entradas USBs, cabo ótico digital e Wi-Fi, facilitando a conexão de smartphones, home theaters, soundbars e mini systems, essas funções precisam ser rápidas e estáveis.
A Linha XBR X905F de TVs 4K da Sony já foi recomendada pela Netflix pela sua experiência de transmissão superior. Ela foi a escolhida pelo serviço de streaming por sua alta performance, funções inteligentes de ponta e seus aplicativos fáceis de acessar. As TVs da linha podem reproduzir conteúdo HDR de vários serviços e é compatível com uma variedade de formatos HDR, incluindo HDR10, Hybrid Log-Gamma e Dolby Vision™.
Android TV
A Android TV possibilita que os aparelhos sejam utilizados como centro de uma casa conectada, desde que os outros devices da casa sejam compatíveis com o sistema e estejam conectados à TV via rede Wi-Fi e/ou cabeada. Com isso, é possível que a TV receba comandos, inclusive em português, para acender as luzes ou ligar algum eletrodoméstico, além de acessar conteúdos na memória da TV ou nos serviços de streaming.
O sistema operacional Android TV, presente na linha XBR X905F, da Sony, ou na smart TV K1, da Semp TCL, tem Chromecast integrado e o modo Netflix calibrada, que permite aproveitar os conteúdos originais do serviço de streaming em qualidade de imagem de estúdio. Mesmo sendo uma TV Android, ela é compatível com o Apple AirPlay e o Apple HomeKit.
Há diversos modelos que se enquadram nestas exigências e nós apenas sugerimos alguns modelos mais conhecidos no Brasil. Com estas dicas em mãos, explore o amplo portfólio das empresas e escolha a melhor smart TV para assistir seus jogos favoritos.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.