Índice
A história de The Last of Us parte do ponto em que a humanidade passou por uma pandemia de um fungo que transforma os seres humanos em criaturas sem controle de suas próprias ações, cujo único objetivo é o de realizar a transmissão para outros hospedeiros e propagar cada vez mais essa doença que devastou toda a sociedade como conhecemos.
Entretanto, ao jogar e enfrentar todos os perigos impostos ao jogador, fica claro que, em diversos momentos, o maior perigo existente para o jogador são os seres humanos que restaram nessa sociedade pós-apocalíptica. Após o Outbreak, como ficou conhecido o dia em que o mundo sofreu com a transmissão global do fungo, as pessoas começaram a se unir em grupos para sobreviver, cada um com suas próprias características e índoles.
No jogo, esse artifício é utilizado como uma forma de criar variações de inimigos, mantendo uma pluralidade no gameplay com diversas situações que não se tornam repetitivas ao decorrer da história, sempre impondo novos desafios. Obviamente que isso se reflete na série da HBO, que está adaptando o jogo e também apresenta grupos com essas mesmas características.
Hoje, o Showmetech vai apresentar alguns desses inimigos que aparecem no jogo e na série e tentamos explicar para você: o que é a FEDRA? O que são os Vagalumes? Quais outros grupos e facções em The Last of Us existem e podem ser um perigo para Joel e Ellie?
Aviso: Contém spoilers de inimigos que ainda não apareceram na série da HBO.
Bandidos
Os bandidos não são um grupo organizado de pessoas, mas sim um conjunto dessas que passaram a se juntar com o objetivo de roubar e matar outros para obter o necessário para sua sobrevivência nesse mundo destruído. Representados na série em algumas ocasiões, como no episódio 3 quando um grupo tenta invadir a residência de Bill e Frank, os bandidos são a representação mais simples no universo de The Last of Us.
Caçadores
Existe uma linha tênue que separa os caçadores dos bandidos. Ambos grupos visam perseguir sobreviventes e tomar seus pertences para conseguir o necessário para sua própria sobrevivência. Enquanto na série dificilmente veremos uma distinção entre esses dois tipos de inimigo, no jogo eles são retratados com modificações em seu comportamento durante combate, sendo os caçadores muito mais preparados.
Tanto no jogo, quanto na série, a história nos deixa claro que Joel e Tommy já fizeram parte de grupos de caçadores durante os 20 anos que se passam desde a morte de Sarah até o ponto de início da jornada pelos Estados Unidos. Nesse período, eles saquearam e mataram sobreviventes inocentes, perturbando constantemente o personagem do Joel, que evita falar sobre o assunto em diversos momentos quando questionado por Ellie.
Canibais
Os canibais possuem um nome autoexplicativo e são representados na história por um grupo formado próximo ao Lakeside Resort durante o inverno do jogo. Sob o comando de David, enfrentaram duas décadas e, em algum ponto desse período, o suprimento do grupo foi diminuindo gradualmente até que, durante os invernos rigorosos, foram forçados a recorrer ao canibalismo para sobreviver – talvez pelo fato de estarem em uma região com neve e poucos animais para caçar. David liderava expedições de caça à cidade em busca de sobreviventes que pudessem capturar e consumir.
Cascavéis
Os Cascavéis são um grupo organizado apresentado em The Last of Us Part 2, localizado na região de Santa Bárbara e eles têm como principal característica a escravização de outras pessoas. O grupo embosca quaisquer viajantes descuidados pela região para tomar suprimentos para seu próprio uso. Como uma facção organizada, eles possuem armadilhas espalhadas pela cidade para capturar tanto humanos quanto infectados. A captura de outros sobreviventes é utilizada como um método a longo prazo para garantir suprimentos com o uso da mão de obra desses escravos para diversas atividades.
Contrabandistas
Os contrabandistas são um grupo de sobreviventes não organizados que, como o próprio nome indica, realizam contrabando de materiais e suprimentos, principalmente nas regiões de Zona de Quarentena sob o controle da FEDRA. Na história Joel e Tess fazem parte desse grupo e fazem o transporte de armas de fogo e remédios em Boston através de acordos com milícias e bandidos.
FEDRA
A FEDRA é a agência de resposta a desastres cujo objetivo está no próprio nome: Federal Disaster Response Administration. A organização é uma parte do governo dos Estados Unidos que tomou o controle como uma “milícia legalizada” de diversas partes do país após o Outbreak e são as principais autoridades nas zonas de quarentena. A FEDRA substituiu o governo com uma liderança autoritária via leis marciais e o uso do exército para remover os burocratas do poder.
Uma curiosidade é a instituição ser baseada em uma que existe no mundo real, chamada FEMA (Federal Emergency Management Agency), que é uma agência federal para gerenciamento de emergências; eles entram em ação diversas vezes quando ocorrem desastres naturais como terremotos ou furacões.
Serafitas
O grupo conhecido como Serafitas, também chamado de Cicatrizes, é um culto quase religioso cujos membros exibem marcas de cicatrizes em seus rostos e se comunicam por meio de assobios durante confrontos. São apresentados em The Last of Us Part 2 como um grupo extremamente violento que realiza rituais de sacrifício pendurando suas vítimas antes do assassinato.
Inicialmente uma religião pacífica, eles se tornaram um culto violento e xenófobo que rejeita visitantes. Eles habitam uma ilha localizada a alguns quilômetros da costa de Seattle e, no jogo, o Culto dos Serafitas surgiu quando uma mulher carismática, posteriormente conhecida apenas como “A Profeta”, começou a pregar que a infecção cerebral causada pelo Cordyceps era um castigo pelos pecados da humanidade pelo uso excessivo da tecnologia.
Vagalumes
Os Vagalumes são uma milícia anti-governamental que surgiu em resposta às ações autoritárias da FEDRA, visando acabar com a ocupação militar nas zonas de quarentena e restaurar a antiga ordem. Eles estão determinados a encontrar uma cura para a infecção de Cordyceps e desenvolver uma vacina.
Através do slogan “procure a luz” espalhado em grafites por vários lugares, eles servem como um lembrete para os sobreviventes de que há uma organização lutando contra a opressão da FEDRA. Os Vagalumes representam, assim, uma “luz no fim do túnel” durante estes tempos sombrios pós-apocalípticos.
“We Are The People”
Sem um nome definido, o grupo apresentado na adaptação para série da HBO de The Last of Us substitui os Caçadores, tornando-se uma facção muito mais organizada e com uma líder bem definida chamada Kathleen. Na história, eles tem tomam o controle da Zona de Quarentena após anos de opressão da FEDRA cujo núcleo era intensivamente violento com seus moradores. Utilizando o slogan de “We are the people” ou “Nós somos o povo”, eles conseguem a libertação, entretanto vão atrás de todos os traidores que entregaram quaisquer informações sobre seus membros rebeldes para as autoridades.
WLF – Frente de Libertação de Washington
A Frente de Libertação de Washington, também conhecida como WLF, é uma milícia composta por pessoas xenófobas que assumiram o controle de várias áreas de quarentena. Apesar de compartilharem algumas ideias com os Vagalumes, suas táticas e objetivos são bem diferentes. Por exemplo, eles usam cães para rastrear e atacar intrusos em seu território, trazendo uma nova complexidade em termos de jogabilidade no game.
Com sua base principal no estádio CenturyLink Field, construíram uma impressionante infraestrutura, incluindo uma academia, refeitório, escola, biblioteca, fazenda, oficinas e outras áreas. Ter essas instalações ajuda o grupo a produzir seus próprios alimentos e obter armas. A WLF é, sem dúvida, um dos grupos mais organizados e estruturados no universo de The Last of Us.
Por fim, existem diversos outros grupos que não foram explorados no conteúdo que temos disponível até o momento, como, por exemplo, uma milícia chamada Os Corvos, citados pela personagem Dina no segundo jogo da franquia e atuam na região do Novo México com o título de “Protetores da Constituição”. Ou seja, pelo mundo foram criadas centenas ou milhares dessas facções com o objetivo de tentar manter sob controle uma sociedade em estado crítico e apenas vimos uma parcela muito pequena desses grupos que atuam como os verdadeiros inimigos em The Last of Us.
Fonte: The Last of Us Wiki.
Veja mais
Entenda os estágios de infecção em The Last of Us.
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.