Já escrevi em um post no passado que vender conteúdo online no Brasil é muito mais complicado do que em outros países. Agora, uma notícia mostra que governo brasileiro não entende como funciona o mundo online, globalizado e com transações internacionais.
Um pequeno resumo: empresas como Google, Apple, Facebook e Netflix, sediadas em outros países, vendem conteúdos para brasileiros e os pagamentos são feitos através de transações internacionais com cartão de crédito (lembre-se, nós, usuários, pagamos IOF por essas transações).
A ideia do governo é que estas empresas paguem os impostos locais, além dos tributos cobrados nos países de origem. O projeto quer ainda enquadrar as empresas de internet em regras nacionais que valem para as operadoras de TV por assinatura como a obrigatoriedade de programas nacionais na grade.
Imagine se nossas empresas que já pagam fortunas de impostos no Brasil, tivessem que começar a pagar as taxas também dos países de destino. Vendeu conteúdo para país de fora, imposto aqui e lá. Justo? Certo?
Quem irá ganhar com isso? Provavelmente ninguém! As empresas certamente irão repensar sua participação no Brasil, desestimulando a entrada de novos serviços, diminuindo a concorrência e sucateando os produtos e serviços existentes.
Já passou da hora dos governantes começarem a pensar em reduzir impostos para incentivar a criação e competição das empresas brasileiras. É preciso aprender a trabalhar num mundo com cada vez menos fronteiras.
fonte: Folha de S.Paulo
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.