Governo de sp sanciona lei para reativar ferrovias no estado. Com apenas 50% das ferrovias do estado de são paulo sendo utilizadas, nova lei quer facilitar transporte para cidades mais afastadas da capital

Governo de SP sanciona lei para reativar ferrovias no estado

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Com apenas 50% das ferrovias do estado de São Paulo sendo utilizadas, nova lei quer facilitar transporte para cidades mais afastadas da capital

O Governo do Estado de São Paulo sancionou a lei nº 17.612 que permite a criação do Subsistema Ferroviário do Estado de São Paulo (SFE/SP) e o uso do modal de ferrovias que permitirá o transporte de cargas e pessoas. Isso deve ajudar a diminuir não apenas congestionamentos em estradas, mas também diminuir os acidentes.

É provável que o primeiro trajeto disponibilizado para a população seja entre a capital de São Paulo e a cidade de Campinas, já que o processo foi iniciado em abril de 2022. Confira todos os detalhes agora mesmo.

Ferrovias serão usadas para transporte de cargas e pessoas

Você pode não saber, mas apenas 50% da malha ferroviária do estado de São Paulo é utilizado pelas empresas que possuem autorização do governo. No total, metade dos 5 mil quilômetros de trilhos, além de serem utilizados para o transporte de pessoas por meio da CPTM, são usados para o transporte de cargas de todos os tipos são levadas para a Grande São Paulo, pelas concessionárias federais Rumo, MRS e VLI.

Ferrovias do estado de são paulo
Apenas metade das rodovias do estado de São Paulo são utilizadas (Foto: Reprodução/Internet)

Para mudar este cenário e permitir que 100% das ferrovias sejam utilizadas para o transporte de pessoas e cargas, o Governo de SP sancionou uma nova lei que reativará os trilhos desativados.

Trem de carga
Lei tem foco em permitir transporte entre cidades (Foto: Reprodução/Internet)

Conforme o comunicado oficial publicado no Diário Oficial, o estado irá optar pelos modelos chamados shortlines (linhas curtas) de transporte sobre trilhos. Na prática, serão feitas pequenas viagens, provavelmente entre cidades mais afastadas da capital do estado de São Paulo, atualmente acessíveis apenas por rodovias ou transporte aéreo.

O setor ferroviário é essencial para o Estado de São Paulo, sendo de extrema importância para o PIB brasileiro. Trata-se ainda de um meio de transporte mais sustentável, que vai gerar mais desenvolvimento e empregos.

João Octaviano Machado Neto, secretário estadual de Logística e transportes

A reativação das ferrovias também deve ampliar a eficiência energética e a utilização segura de tecnologia e inovação, com a priorização do conforto e a melhoria da qualidade de vida dos usuários dos serviços. Outros modais de transporte devem ser integrados para que o melhor uso possível seja feito.

Trem Intercidades (TIC)

Em abril de 2022, o Governo do Estado de São Paulo assinou um convênio com a CPTM para que pessoas possam fazer a viagem entre a capital e a cidade de Campinas. O Trem Intercidades terá seu ponto inicial da estação Barra Funda, fará uma parada em Jundiaí e depois seguirá viagem para Campinas. O governador eleito Tarcísio de Freitas prometeu que o edital será lançado até o final do primeiro semestre de 2023.

Trem intercidades (tic)
Trem Intercidades deve melhorar qualidade de vida de paulistas (Foto: Reprodução/Metrô CPTM)

De volta à lei aprovada no dia 20 de dezembro de 2022, há três formas de reativar as ferrovias atualmente inutilizadas: autorização especial, concessão ou PPP (Parcerias Público-Privadas). É esperado que mais detalhes sejam divulgados com a chegada do novo ano e esta forma de transporte facilite ainda mais o transporte entre cidades mais afastadas e que ainda não são atendidas pela CPTM.

Vale lembrar que, atualmente, moradores de cidades da Grande São Paulo podem chegar à capital do estado com apenas uma viagem de trem. Isso deve ser ampliado com o lançamento do TIC. Quanto você pagaria para uma viagem de trem entre São Paulo e Campinas? Diga pra gente nos comentários!

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Com informações: Governo de SP l Metrô CPTM


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