O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos recomendou aos usuários que usam PCs com Windows, que desinstalem o QuickTime das máquinas após a descoberta de duas novas vulnerabilidades no software pela firma de segurança digital TrendMicro.
A versão para Windows do player de mídia desenvolvido pela Apple não tem sido atualizada pela companhia fundada por Steve Jobs há um bom tempo – nem o Windows 8 era oficialmente compatível – e atualmente o programa não recebe sequer as atualizações de segurança.
Mesmo assim, muitos usuários ainda possuem o player instalado, principalmente porque ele costumava ser “oferecido” junto à instalação do iTunes.
Segundo o governo americano, utilizar software não suportado eleva os riscos de ataques maliciosos e perda de dados eletrônicos.
A exploração das vulnerabilidades do QuickTime pode permitir a invasão dos sistemas afetados – embora ainda não se tenha notícia de nenhum ataque que tenha utilizado especificamente estas falhas.
Além dos riscos de segurança, hoje em dia não existem muitos motivos para se ter o programa instalado no PC, visto que há uma infinidade de players mais rápidos e com muito mais recursos disponíveis para Windows (sem falar que a maioria dos vídeos pode ser consumida direto pelo navegador).
A versão para Mac ainda é suportada pela Apple e recebe atualizações de segurança. As duas vulnerabilidades descobertas no QuickTime para Windows não foram encontradas no software para OS X.
Fonte: The Verge
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.