Índice
A GoPro é de longe, a empresa mais famosa quando o assunto são câmeras de ação. Para o ano de 2022 foi lançada a linha de câmeras HERO11, que possui três variantes e diferentes tipos de público-alvo.
O Showmetech teve a oportunidade de conversar com Pablo Lema, Head de produto da GoPRo, e além de falar sobre o lançamento que aconteceu no dia 14 de setembro de 2022, também conversamos sobre ações feitas durante o pico da pandemia COVID-19, serviço de assinatura GoPro e o que esperar sobre o futuro das câmeras HERO. Confira todos os detalhes agora mesmo.
A pandemia de COVID-19
A indústria de tecnologia foi amplamente impactada pela pandemia de COVID-19 e de um dia para o outro, as fábricas precisaram fechar por tempo indeterminado. A GoPro é uma empresa que fabrica produtos para quem gosta de sair e registrar aventuras nos mais diferentes locais, e então se viu em um momento de mudanças internas e externas — mas o período foi de baixa nas vendas não durou muito.
Foi um momento complicado em março de 2020, mas a demanda voltou rapidamente; um tempo após ficarem em casa, as pessoas começaram a sair para fazer atividades e voltaram a registrar tudo isso. Também optamos por fazer campanhas que incentivaram a criação de conteúdo dentro de casa para que as câmeras tivessem uma utilidade enquanto boa parte dos estabelecimentos estiveram fechados.
Pablo Lema, Head de produto da GoPro
Além de mudanças internas nos processos de desenvolvimento das novas tecnologias (durante a pandemia, a empresa lançou as câmeras HERO9, HERO10 e agora a linha HERO11), a GoPro desenvolveu uma nova funcionalidade para seus produtos.
Com uma atualização de software, as câmeras puderam ser utilizadas como webcam. Não há como negar que todos nós participamos de pelo menos uma videochamada nos últimos três anos, e para permitir que seus clientes tivessem alta qualidade mesmo dentro de casa, a empresa deu uma nova utilidade para seus produtos.
Muitas pessoas estavam conectadas durante o pico da pandemia de COVID-19 e, ao mesmo tempo, este público não tinha uma webcam de qualidade para realizar videochamadas e transmissões ao vivo. Resolvemos este problema ao lançar uma atualização de software que deu uma nova utilidade para as câmeras HERO.
Pablo Lema, Head de produto da GoPro
O Showmetech já desenvolveu matérias especiais sobre como você pode usar uma GoPro como webcam no Windows e também no macOS, não deixe de conferir.
Emmy Awards da GoPro
A tecnologia HyperSmooth é uma funcionalidade que permite que os vídeos tenham uma melhor estabilização, independente do movimento feito pelos usuários. Quando foi lançada com as câmeras HERO3, a empresa lembrou em nossa entrevista que as câmeras de ação eram mais utilizadas como apoio, do que como dispositivos principais de filmagem.
Em 2021, houve o acontecimento de um momento importante: a GoPro ganhou seu segundo Emmy Awards na categoria Sensor In-Camera e Estabilização de Software. Pablo Lema comentou que atualmente, empresas e profissionais do setor de mercado de produção de conteúdo para TV e internet já utilizam as câmeras da empresa como aparelhos principais devido à alta qualidade e tamanho compacto.
O HyperSmooth foi criado em nosso centro de desenvolvimento, localizado em Paris. Era um problema que parecia fácil e simples: queríamos ser a melhor empresa em estabilização de vídeo e imagem, então como fazemos isso? Nosso time de engenheiros inventou todo o conceito do HyperSmooth, incluindo algoritmos e processos, que é super complicado e precisa ser feito da melhor forma possível para que todos os movimentos no dia a dia não tragam problemas para o conteúdo final.
Pablo Lema, Head de produto da GoPro
Atualmente, o HyperSmooth está em sua 5ª geração e segue sendo aprimorado com o lançamento de novas gerações de câmeras de ação.
Sucesso e novidades da assinatura GoPro
Anteriormente chamada de GoPro Plus, a assinatura que dá acesso a uma série de benefícios é um dos focos da empresa após as câmeras de ação e tudo tem dado bastante certo, já que há mais de 2.5 milhões de assinantes em todo o mundo.
Antes, este serviço era mais visto como um backup, pois bastava conectar a câmera à internet que tudo era enviado para sua conta, como uma cópia de segurança que apenas o cliente tinha acesso. Para o ano de 2022, vamos manter isso, mas estamos introduzindo uma inteligência artificial para produzir um vídeo completo.
Pablo Lema, Head de produto da GoPro
Os atuais clientes possuem acesso ao backup ilimitado de tudo o que é gravado nas câmeras, além de poderem usar os recursos pagos do aplicativo de edição da GoPro, o Quik. O plano anual é oferecido a US$ 49,99 (R$ 260,84 em conversão direta) e também permite transmissão ao vivo por meio de links privados. Mas a novidade mais interessante de 2022 é que a GoPro está bebendo da fonte da inteligência artificial para entregar mais um benefício aos assinantes do serviço.
Em vez do vídeo ser apenas armazenado, nosso serviço consegue identificar e analisar o conteúdo para que uma edição seja feita de forma automática. Após uma manhã de filmagens, o usuário pode ir almoçar e a IA fará todo o trabalho e enviar o resultado final para o smartphone, por meio do Quik.
Pablo Lema, Head de produto da GoPro
Este recurso de inteligência artificial levou o nome de AutoHighlight e em seu comunicado para a imprensa internacional, há a promessa de que os vídeos serão criados em até 10 segundos. A novidade chega como mais um apoio para quem é cliente da assinatura GoPro e tem como propósito evitar os longos processos de edição que geralmente precisa ser feito por profissionais.
As novas câmeras GoPro HERO11
Finalizando a conversa com representantes da empresa, as três câmeras apresentadas durante a segunda semana de setembro de 2022 foram lembradas. Pablo ressaltou que com este lançamento, a GoPro deseja atingir três tipos de público; isso porque apesar de muitas pessoas saberem como mexer nas câmeras e ter acesso a todas as funções, uma outra grande parcela não tem conhecimento para isso.
A HERO11 Mini pode começar a gravar com o apertar de um simples botão e além de ser compacta, conta com o novo sensor e bateria Enduro (que resiste melhor em baixas temperaturas e possui uma melhor duração). As HERO11 Black e HERO11 Creator Edition também possuem usuários-foco.
As HERO Black sempre foram câmeras utilizadas para todas as tarefas. Com a HERO11 Mini, estamos com o propósito de atrair usuários de uma forma diferente: ela é sobre a simplicidade. Basta apertar um botão, começar a gravar e quando tudo for finalizado, a pós-produção pode ser feita no Quik. Tem muita gente que sabe como usar uma GoPro, mas também há muito mais consumidores que não entendem muito sobre o mercado. Essas pessoas querem apenas um botão que começa a gravar e deixa todo o trabalho de configuração manual de lado, semelhante ao que é feito no smartphone.
Pablo Lema, Head de produto da GoPro
Os representantes da empresa também comentaram sobre a bateria Enduro: não existe o planejamento de que esta bateria seja inserida de forma nativa em lançamentos realizados antes da linha HERO11, mas os clientes ainda podem fazer a compra separada e complementar a experiência.
O que achou de todas as novidades da GoPro para 2022? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Conheça todos os detalhes sobre o novo sensor e variantes da linha HERO11 em nossa matéria especial.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.