Índice
Focado em ajudar que senhas vazadas não sigam conectadas com suas contas, o Google lançou uma novidade que permite que a troca das combinações seja feita por meio do Google Assistente. A novidade foi anunciada pela primeira vez durante o ano passado, na Google I/O 2021, mas começou a ser liberada apenas agora para os usuários. O recurso é mais uma extensão do Google Duplex, que pode ser definido como uma funcionalidade que automatiza processos para os usuários. Veja todos os detalhes agora mesmo.
Como funciona a troca automática
Por meio de um alerta que é enviado para os usuários, o Google Chrome já permite que você saiba que as suas senhas foram vazadas, mas todo o processo de troca ainda deve ser feito de forma manual. Mas isso muda a partir de hoje.
De acordo com o Android Police, a gigante dos navegadores começou a liberar uma funcionalidade que permite a troca de senhas assim que você fizer o login em um site afetado. O repórter Max Weinbach foi um dos primeiros a testar o novo recurso:
Quando as senhas vazadas forem detectadas, um pop-up aparecerá na tela do smartphone com a opção “Trocar automaticamente“. Os próximos passos incluem a autenticação via aplicativo (caso esteja ativada) e troca das combinações acontecerá em seguida.
Todo o processo de mudança pode ser feito pelo assistente pessoal da empresa e o envio será feito automaticamente para o gerenciador de senhas do navegador para que você não tenha que fazer nenhum processo manual.
Na prática, o Google Assistente agora está apto a criar uma boa senha, fazer a troca nos servidores do site e também atualizar o gerenciador de senhas do navegador. O processo pode ser interrompido pelo usuário a qualquer momento para que tudo seja feito de forma manual. O maior ganho é no tempo, já que não será mais necessário acessar seu e-mail, digitar códigos e se preocupar em criar uma nova senha.
Tecnologia Google Duplex
Voltando um pouco mais no tempo, o Google Duplex é uma tecnologia de chatbot do Google vista no mundo pela primeira vez em 2018, quando durante a Google I/O daquele ano; uma ligação com voz humana foi feita ao vivo. Desde então, as funcionalidades seguiram evoluindo. Relembre este momento:
O Google Duplex permite que reservas em restaurantes sejam feitas sem que o usuário precise fazer uma ligação e também é possível solicitar que consultas médicas sejam marcadas sem a necessidade de interação humana.
A troca de senhas vazadas é mais uma adição importante para as funcionalidades do Google Assistente e os próximos anos devem trazer ainda mais inovações. Como a empresa segue sempre aprimorando suas funcionalidades, não ache estranho se o assistente pessoal do Google simplesmente cuidar de toda a sua agenda, como uma secretária, por meio do Google Duplex.
Troca manual de senhas vazadas
Além de uma notificação ser exibida assim que o usuário fizer login com nome de usuário e senha, será possível fazer a troca automatizada por meio do acesso das Configurações do Chrome > Senhas > e depois, localizar o botão azul com o símbolo do Google Assistente. Depois, basta esperar que o processo seja concluído.
Devido a estar sendo liberada aos poucos para os usuários, nem todas as pessoas encontrarão a novidade, mas isso não deve demorar. Não será necessário fazer login na página que teve a senha vazada para que você corrija o erro de segurança, mas o site precisa ter a API do Google instalada para que este processo seja realizado.
O que achou da novidade para evitar que as senhas vazadas sigam sendo utilizadas? Diga pra gente nos comentários!
Veja também:
Saiba como recuperar sua conta do Gmail e aumentar a segurança
Fontes: TechRadar l Android Police
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.