Mesmo sabendo de tudo da sua vida, o Google procura a cada dia entender mais seus usuários para aprimorar os resultados de busca de acordo com a necessidade de cada indivíduo, mesmo que para isso seja necessário usar de técnicas nada convencionais.
O “Grande Irmão” da era digital mantém todo seu histórico de buscas, seja por texto, ou áudio, como alertamos aqui, e agora ele quer ficar literalmente de olho em você enquanto faz uma busca em seu smartphone.
Uma nova patente registrada pelo Google mostra um sistema que seria capaz de identificar expressões faciais e monitorá-las enquanto o usuário faz pesquisas.
O sistema patenteado usaria a câmera do smartphone e a ideia seria analisar o olhar do usuário, para com base em reações e expressões identificar se o resultado exibido na tela é satisfatório.
Em aparelhos equipados com mais sensores o Google também pretende coletar informações como temperatura corpórea, dilatação da pupila e até quantas vezes o usuário pisca.
Com base nos dados, o Google atribuiria uma “nota de satisfação” aos resultados da pesquisa. Desse modo ele saberia quais links são mais úteis e satisfatórios para o usuário em determinada busca, fazendo com que o link com melhor pontuação seja exibido no topo nas próximas buscas.
Por enquanto, você não precisa se preocupar em se esconder da câmera de seu smartphone, a ideia foi registrada apenas como uma patente, que serve para proteger a propriedade intelectual, e talvez possa virar realidade em um futuro próximo, como pode nunca existir de fato. Mas como sempre, isso não deixa de ser assustador.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.