Google

Google quer trazer Inteligência Artificial generativa para seus serviços

Avatar de carlos soares
Atualizações em Gmail, Docs, Planilhas, Meet, Chat e Slides deve começar no EUA até o fim de março

A concorrência não quer ficar para trás. O Google anunciou que está preparando seus produtos e serviços para receber a Inteligência Artificial generativa. Numa tentativa de de acompanhar a OpenAI, com o lançamento do ChatGPT, a empresa espera inserir as novas atualizações no Gmail, Docs, Planilhas, Meet, Chat e Slides deve começar nos Estados Unidos até o fim de março deste ano.

A primeira tentativa do Google com a Inteligência Artificial foi com o lançamento da Bard AI, em novembro e 2022. Contudo, a ação não atingiu os objetivos esperados, uma vez que o serviço acabou apresentando uma série de problemas, como errar estatísticas facilmente verificáveis. Entretanto, agora a empresa tenta novamente alcançar sua concorrente com as atualizações de praticamente todos os produtos do Google Workspace.

O projeto do Google com a Inteligência Artificial

Para evitar que a OpenAI fique muito à sua frente na questão da inserção de Inteligência Artificial no seus serviços, o Google tomou a decisão que parece ser a mais prática. Ao utilizar a IA generativa em seus produtos, a empresa vai oferecer aos seus usuários a oportunidade de rascunhar, resumir e priorizar e-mails, fazer brainstorming, revisar, escrever e reescrever documentos de texto, gerar imagens e vídeos automaticamente com o Slides e fazer com que o Planilhas crie fórmulas de maneira autônoma.

Google quer trazer inteligência artificial generativa para seus serviços. Atualizações em gmail, docs, planilhas, meet, chat e slides deve começar no eua até o fim de março
Serviços do Google passarão a ser uma alternativa ao ChatGPT – Foto: Reprodução/Shoemetech

Além disso, os usuários ainda poderão automatizar anotações de transcrição utilizando o Meet e habilitar fluxos de trabalho para atender as suas necessidades por meio do Chat. A ideia é que as atualizações cheguem para facilitar a vida de quem usa estes serviços. No Google Docs, por exemplo, será necessário apenas desejar o assunto que desejar na página, para que a IA generativa disponibilize rapidamente um texto adicional.

Ainda se esperar que o sistema possa retrabalhar aquilo que o próprio usuário já elaborou, mesmo que sejam apenas marcadores usando a opção de reescrever. Além desta, muitas outras opções estarão disponíveis para agilizar o dia a dia. Após a falha no lançamento da Bard AI, o Google promete redobrar o seu cuidado e compromisso para que as suas Inteligências Artificiais não acabem com as da Microsoft.

A IA não substitui a engenhosidade, a criatividade e a inteligência de pessoas reais. Às vezes, a IA erra as coisas, às vezes encanta você com algo inusitado e, muitas vezes, requer orientação.

Johanna Voolich Wright, vice-presidente de produtos do Google Workspace

Segundo as informações divulgadas, o Google está construindo seus produtos dentro dos limites dos seus princípios relacionados a IA. A ideia é que o novo pacote de espaço de trabalho habilitado para a IA seja lançado em inglês para os usuários dos Estados Unidos até o fim deste mês de março, com idiomas de regiões adicionais chegando em um futuro muito próximo.

Os benefícios da inteligência artificial

Como publicado anteriormente pelo Showmetech, o ChatGPT da OpenAI — concorrente do Google no mercado de inteligências artificiais generativas — chega para oferecer uma série de recursos aos seus usuários. A princípio, pode parecer que funciona apenas como um espaço para perguntas e respostas, mas o serviço pretende expandir ainda mais a sua capacidade para atender as mais variadas necessidades dos seres humanos.

O ChatGPT poderá ser utilizado para serviços como a possibilidade de controlar o agendamento dos seus compromissos, redigir, enviar e receber e-mails, fazer compras online, fazer reservas em restaurantes, oferecer ao usuários a oportunidade desenvolver suas habilidades e adquirir novos conhecimentos por meio de estudos especializados em determinado tema. Todas atividades que o Google espera inserir em seus produtos próprios.

Veja também:

Conheça 11 maneiras que o ChatGPT mudará a sua vida no futuro

Fontes: Engadget, Google

Revisado por Glauco Vital em 14/03/2023.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados