Índice
O Google quer tomar as rédeas do Android com mais firmeza. A companhia atualizou o documento de Definição de Compatibilidade, que tornam claras as limitações de alterações que as fabricantes podem realizar no sistema. As novidades mostram maior rigor da companhia.
Encriptação completa do disco
A partir de agora, a criptografia completa de dados do dispositivo precisa ser ligada por padrão. O Google já flertava com essa ideia há algum tempo e cogitou a obrigação na versão Lollipop, mas desistiu. Em alguns aparelhos, como no Nexus 6 e Nexus 9, a criptografia pode ser ativada manualmente pelo usuário.
O incremento na segurança dos dados dos celulares é indiscutível, mas há quem afirme que isso pode gerar impacto negativo sobre a performance, principalmente nos smartphones com hardware básico.
Modo Doze
Uma das maiores novidades do Android Marshmallow foi o novo modo de economia de energia, batizado de Doze. O recurso percebe quando o smartphone não está sendo utilizado com frequência e então diminui a sincronização/processamento dos apps. Aplicativos de alta prioridade permanecerão ativos, para evitar a perda de qualquer informação. De acordo com o novo manual, o Doze não poderá ser modificado ou retirado e precisa ser visível aos usuários.
Sensores de impressão digital
A lista de obrigações das fabricantes com o sistema de reconhecimento de impressões digitais é grande. O Google quer garantir que os dispositivos que possuam sensor biométrico respeitem baixíssimas taxas de erro de reconhecimento e não permite que aplicativos de terceiros tenham acesso detalhados aos dados. Os sensores biométricos poderão ser utilizados para a realização de transações na Google Play ou via Android Pay, desbloqueio do aparelho e login em apps.
Permissões
O Android Marshmallow permitirá ao usuário ter mais controle sobre as permissões de acesso aos recursos do celular pelos aplicativos. Poderemos definir quais são as ferramentas que o aplicativo pode acessar no seu celular, dando acesso à câmera, mas não necessariamente ao microfone, por exemplo. Isso irá valer também para os aplicativos pré-instalados; os usuários precisarão ser avisados sobre o que cada app utiliza e então decidir pela autorização ou rejeição. Só há uma exceção para aregra: aplicativos que substituem os padrões, como câmera, telefone e mensagens.
O documento completo com as exigências do Android pode ser lido nesse link.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.