Google mostrará informações oficiais das eleições 2022 no topo dos resultados de busca

Google mostrará informações oficiais das Eleições 2022 no topo dos resultados de busca

Avatar de bruno martinez
Empresa anunciou uma série de novidades para eleições 2022, incluindo regras para anúncios e uma nova seção no Google Trends

Faltando quase um mês para o primeiro turno, o Google realizou um evento em São Paulo para divulgar as novidades que irão priorizar as informações oficiais das Eleições 2022 logo no topo dos resultados para que os dados corretos sejam exibidos.

Além do conteúdo organizado pelo TSE e demais parceiros de informação do Google, a empresa também apresentou novidades sobre anúncios no Google Ads, que agora exibirá o esperado relatório de transparência política sobre cada um dos investimentos em publicidade na sua plataforma. Confira tudo o que foi apresentado agora mesmo.

Novo painel Como Votar

Assim que uma pessoa fizer uma pesquisa sobre eleições, como solicitar dados sobre seu local de votação, quais os cargos que devem ser escolhidos ou qualquer outro dado sobre as Eleições 2022, uma informação personalizada será exibida.

Novo painel como votar no resultado das buscas do google
Resultados foram criados em parceria com TSE (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

O mesmo aconteceu durante as eleições de 2020 para a eleição municipal em todo o Brasil, quando foram registradas 9 milhões de visualizações apenas durante este momento de escolha de candidatos.

A exibição de informações oficiais é mais um fruto da parceria que o Google possui com o TSE, que está ativa desde 2014 e gerou diversas ações que permitiram o acesso a uma informação correta e revisada, além dos próprios resultados de busca contarem com atalhos que levam os usuários para sites oficiais.

Para 2022, que contará com 28 mil candidatos e cerca de 158 milhões de eleitores, a grande novidade é a exibição de links de debates realizados anteriormente para que, mesmo em um segundo momento, os eleitores possam conferir as propostas de governo. Isso irá valer tanto para as eleições estaduais quanto para as eleições presidenciais.

Novo painel como votar no resultado das buscas do google
Google lançou novidades para que usuários tenham acesso à informação correta (Foto: Divulgação)

O primeiro debate com presidenciáveis, que foi realizado pela Rede Bandeirantes no dia 28 de agosto de 2022, contou com suporte do Google News em um espaço que monitorava em tempo real o que estava sendo mais pesquisado pela audiência.

A aba de notícias é outra grande novidade que receberá destaques quando alguém procurar como votar. O Google anunciou que notícias apuradas sobre os candidatos e tutoriais serão os mais destacadas logo nos primeiros resultados, para que todos tenha acesso aos dados corretos.

Painel de resultados de busca no google
Painel especial estará disponível a partir e hoje (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

O Google apresentou no ano passado novidades para evitar a disseminação de fake news e promover a capacitação de jornalistas, como uma preparação para as Eleições 2022. Confira todos os detalhes em nossa matéria especial e como isso deve acontecer na prática no momento de votação.

Conheça seu Voto e Google para Eleitores

A campanha Conheça Seu Voto deseja aumentar o alcance da educação midiática e checagem de fatos. Na prática, o Google, por meio de seus parceiros, promoverá a divulgação de informações que são realmente confiáveis.

Campanha conheça seu voto no google
Campanha quer mostrar informações assertivas sobre candidatos das eleições 2022 (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Estão envolvidos neste projeto: Institutos, Educamídia e Comprova. O grande propósito do Conheça seu Voto é dar canais e dados corretos sobre cada um dos candidatos a Deputado Estadual, Federal, Governador e Presidente da República. A Justiça Eleitoral brasileira também está envolvida neste projeto para realizar toda a monitoria do que será promovido nos resultados de busca.

Já sobre o “Google para Eleitores”, esta é a série de vídeos informativa que mostra todas as regras e detalhes mais importantes para que os usuários entendam como isso pode ajudar na decisão de voto. Na prática, foram produzidos conteúdos que já estão disponíveis no canal do YouTube do Google Brasil em uma playlist especial. Vale lembrar que este espaço conta com mais de 1,3 milhão de inscritos. Assista a um deles abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=h-saWl4Dtn8&list=PLEZ7xo_ReA_7kydT7e5_fFiT8w7l8fSjR&index=4

Falando sobre parcerias, foi realizada uma doação de R$ 1,5 milhão para instituições do Google.org, que cuidam de minorias e assuntos sensíveis. A empresa espera que literalmente todas as pessoas tenham acesso à informação para exercer seu dever de cidadão da melhor forma possível e o valor foi destinado para as seguintes ONGs:

Projetos para estimular o voto de minorias já estão sendo executados e este investimento permitirá que cada vez mais pessoas sejam impactadas pela informação correta para que nenhuma fake news acabe influenciando na decisão de voto.

Novidades no Google Ads

A partir de 01 de setembro de 2022, uma série de novidades em relação aos anúncios de cunho político foram anunciadas para que as eleições não sejam afetadas por notícias falsa. A empresa deseja que o período de eleições seja o mais transparente possível e para colocar na plataforma uma publicidade relacionada a política, será necessário seguir algumas regras.

Novas regras de transparência do google ads
Novas regras de transparência do Google Ads valerão a partir de 01 de setembro (Captura de tela: Glauco VItal/Showmetech)

A primeira delas fala sobre o tipo de público escolhido: pessoas interessadas em divulgar candidatos políticos no Google poderão selecionar apenas informações de localização (por meio de um raio com um CEP como base), idade e gênero.

Quem for fazer anúncios também pode selecionar a segmentação contextual, como canais, tópicos, palavras-chave, apps, páginas e vídeos. Está proibido escolher e, inclusive, estas opções nem mesmo aparecem para quem deseja exibir anúncios políticos:

  • Raça;
  • Etnia;
  • Orientação sexual;
  • Afiliação política;
  • Dados mais pessoais como condições de saúde que podem ser utilizada como apelo.

Outra novidade no Google Ads, que já havia sido anunciada, mas só agora estará disponível, é o relatório de transparência política. Aqui, qualquer pessoa com internet pode conferir o valor investido em anúncios políticos no Google por estado e claro, por candidato. Até então, isso estava disponível apenas nos EUA e Austrália, mas a empresa trouxe a novidade para o Brasil a tempo das eleições 2022.

Relatório de transparência politica do google
Relatório de transparência política do Google finalmente está disponível no Brasil (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Vale lembrar que os anúncios são liberados apenas para contas verificadas e antes de tudo ir ao ar, uma revisão feita pelos algoritmos é realizada para saber se nenhuma regra foi quebrada. Revisões feitas por humanos também serão feitas, caso necessário. É importante que o padrão informando nome e CNPJ do candidato seja seguido para que o anúncio de fato comece a ser veiculado.

Fechando as ações da empresa para promover um melhor acesso à informação correta, o Google News Lab lançou um painel em que os usuários conseguem saber o que mais está sendo pesquisado sobre o período de eleições 2022. Confira:

Painel do google trends com candidatos à vaga de presidente do brasil
Painel no Google Trends mostra pesquisa relacionadas a candidatos a presidente (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Também disponível durante as eleições municipais de 2020, o grande foco aqui é realizar a divulgação do que está fazendo mais sucesso em relação aos candidatos por meio da exibição de animações que facilitam a compreensão. Além de uma visão mais geral, é possível acompanhar os termos mais conectados com os candidatos nos últimos sete dias.

A atualização acontece de forma automática e ao clicar em um dos termos ligados a um candidato, é possível ter acesso ao local que mais procurou por aquilo, assim como o volume de pesquisas também é informado pelo Google.

O Google Trends é importante para as eleições e para o jornalismo em geral, pela escala e imediatismo do conteúdo avaliado. A gente consegue mostrar dados com atraso e apenas 6 segundos.

Marco Túlio Pires, head do Google News Lab no Brasil

Novas funções para o aplicativo do Projeto Comprova foram anunciadas hoje (31) e o Google espera que os usuários façam bom uso do lançamento para que as informações corretas sejam divulgadas e claro, as fake news tenham o menor alcance possível.

O que é mais pesquisado no ano das eleições?

Em uma divulgação de dados inédita, o Google lançou um super relatório que unifica resultados de pesquisas dos últimos três anos. Lançado no último dia de agosto de 2022, o Relatório Google Trends Eleições Brasil 2022 tem como principal propósito reunir dados sobre os assuntos mais valorizados pelos brasileiros e que, claro, também pode ser essenciais para a definição de voto. Confira os principais destaques.

Economia

Sobre o assunto de economia, os termos mais buscados no navegador foram: vagas de trabalho, salário mínimo, inflação, benefícios sociais, moradia, empréstimo e dólar. O relatório aponta que a crise financeira causada pela pandemia de COVID-19 fez com que muitas pessoas procurassem por “como sacar” e “como economizar”.

A busca por vagas de emprego foi um dos tópicos que mais foram pesquisados e em São Paulo e Rio de Janeiro, a busca por cargos de jovem aprendiz e vagas em geral foi predominante. Cargos no mercado geral foram mais pesquisados por pessoas que moram na região Sul, mas se sabe que moradores de estados do Norte e do Nordeste procuraram mais por vagas de jovem aprendiz.

Dados de vagas do relatório do google trends
Procura por empregos segue em alta no Brasil (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Informações sobre o salário mínimo também foram procuradas pelos brasileiros e o Google informa que entre janeiro e junho de 2022, foi registrado o maior nível da série histórica, com um crescimento de 40%. Muitas pessoas também estão procurando bastante sobre os benefícios sociais oferecidos pelo Governo Federal, mas moradores do Maranhão pesquisaram cinco vezes mais pelo assunto que Distrito Federal e Santa Catarina. Você foi uma destas pessoas?

Saúde

A pandemia de COVID-19 pegou todos desprevenidos e de um dia para o outro, estávamos todos em casa por tempo quase que indeterminado. Todo este medo e incertezas sobre o futuro também foi percebido pelo Google e para se ter ideia, o interesse pelo SUS dobrou em comparação do primeiro semestre de 2022 com o de 2017. Informações dos últimos dez anos, a alta foi de 265%.

Outra informação nos dá uma visão sobre as pesquisas de planos de saúde: houve uma oscilação em relação ao primeiro semestre de 2017 e 2012 +5% e +10%, respectivamente. Confira:

Dados de busca pelo sus do relatório do google trends
Procura pelo SUS aumentou durante a pandemia de COVID-19 (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Mais um destaque em relação às buscas de saúde falam sobre as buscas de remédio: de acordo com o Google, “o brasileiro nunca procurou tanto por remédio como antes”. A informação foi feita com base nos resultados de busca sobre “dor” e nosso país, ficou em quarto na classificação mundial, atrás apenas de Vietnã, Irã e Arábia Saudita. Foi um crescimento de 310% em relação a 2012.

A busca por remédio não foi diferente: este termo teve um crescimento de 185% em relação a 2012 e a procura por uma cura para dor de garganta foi a mais procurada. Por mais que seja ilegal, a busca sobre quanto custa e até mesmo pode valer a venda de um rim no Brasil foi a mais pesquisada.

Muitos brasileiros aproveitaram a diminuição da pandemia de COVID-19 como um impulso para começarem a ter hábitos saudáveis. O relatório do Google Trends mostra que entre janeiro e junho de 2022, moradores do Brasil procuraram bastante por “massa muscular”, que era acompanhada de termos como “dinheiro” e “seguidores”. Ironicamente, as buscas por cerveja subiram 60% na comparação do primeiro semestre de 2022 com o de 2012. Nesse período, a alta do vinho foi de +120%.

Educação

Quem não começou um curso ou tentou se formar durante a pandemia de COVID-19, com certeza faz parte de um grupo seleto de pessoas. A palavra “escola” foi a palavra do gênero de educação entre janeiro e junho de 2022. Geralmente, quem faz este tipo de pesquisa deseja encontrar opções de autoescola, escola estadual, escola municipal, escola de samba, escola infantil e escola particular.

Entretanto, o assunto teve uma queda de 20% no começo de pandemia em relação ao menor índice registrado em 2004. As pessoas voltaram a se interessar por isso apenas durante o primeiro semestre de 2022. Os brasileiros quem muito aprender hobbies que um dia, até podem se tornar uma forma de renda, mas este aparentemente não é o primeiro plano. Veja:

Dados de busca de hobbys do relatório do google trends
Brasileiros querem aprender novo passatempo (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

O Enem é o segundo termo relacionado quando alguém procura por “como se inscrever” e o estado que mais fez esta pesquisa é o Amapá. O Exame Nacional do Ensino Médio perde apenas para “como se inscrever no Auxílio Brasil”.

Dados de busca pelo enem do relatório do google trends
Enem foi mais procurado por moradores do Amapá (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Cursos de inglês também estão sendo bastante procurados como uma forma de conseguir empregos ou até mesmo uma melhora no currículo parar conseguir aquela posição especial na empresa dos sonhos.

Segurança

Palavras relacionadas a criminalidade, crimes virtuais, direitos e defesa foram as mais procuradas pelos brasileiros, mas a alta procura por “roubo” mostram que os cidadãos de praticamente todos os estados estão bastante preocupados com segurança pública.

O celular se tornou praticamente uma extensão de nossa vida e assim que este aparelho é levado por um bandido, as pessoas querem saber como fazer o rastreio e bloqueio. A grande preocupação é o que pode acontecer com as redes sociais e contas bancárias. Entre janeiro e junho de 2022, o termo “como proteger o celular” foi o assunto mais pesquisado ao olharmos para o assunto de segurança. Veja:

Dados de busca como proteger o celular do relatório do google trends
Quem não deseja manter o celular em segurança? (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Mais um destaque fica para a grande dúvida dos brasileiros sobre o que é crime o que não é. O relatório do Google mostra que casos de preconceito e discriminação ainda não estão claro para todos os brasileiros, mas as pessoas estão abertas para aprender sobre o assunto ao pesquisar mais sobre fontes confiáveis. Veja:

Dados de busca sobre crimes  do relatório do google trends
Brasileiros querem saber mais sobre o que é crime e o que não é (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Meio ambiente

Fechando os dados sobre o que foi mais pesquisado no Google, é claro que muitas pessoas também estão preocupadas sobre o que pode acontecer com o futuro de nossa fauna e flora. Clima, desmatamento, energia e sustentabilidade foram os assuntos mais pesquisados.

A maior procura em relação ao clima foi aquela pesquisa que eu e você fazemos pelo menos uma vez na semana: a previsão do tempo. O primeiro semestre de 2022 registrou uma alta de +480% em relação ao mesmo período de 2012 e em relação há cinco anos, o crescimento foi de 230%. A explicação para isso é a abertura de parques, volta da realização de eventos e demais atividades que estão permitindo aglomerações.

Dados de busca sobre previsão do tempo do relatório do google trends
Previsão do tempo foi bastante procurada no Brasil (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Outro assunto bastante pesquisado é a falta de água. Muitas pessoas estão preocupadas com a crise hídrica que atingiu o Sudeste e principalmente o Nordeste e isso se mostra nos resultados. O Brasil foi o terceiro país que mais procurou por chuva em todo o mundo (um feito inédito). O verão de 2022 foi quando mais procuramos pelas chances de tempestades no Google.

Dados de busca sobre falta de água do relatório do google trends
Falta de água também foi buscada por brasileiros (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Por fim, a região Norte foi a que mais procurou por desmatamento durante o primeiro semestre de 2022. O mais interessante é que os cinco estados que mais procuraram por isso fazem parte da Amazônia Legal. O Acre chegou a buscar três vezes mais que os do sul e do sudeste.

Dados de busca desmatamento do relatório do google trends
Desmatamento foi mais buscado pela região Norte do Brasil (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

O relatório completo conta com 55 páginas e pode ser acessado gratuitamente por meio deste link.

O que achou de todas as informações e novidades do Google para as eleições 2022? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Conheça as novas ferramentas contra desinformação da Busca do Google


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados