Índice
Em evento online realizado para jornalistas, o Google anunciou uma série de funcionalidades para o Google Maps, Google Earth e Waze, todas via IA. Em breve, será possível informar ao Waze sobre problemas em uma rua, sem a necessidade de digitar. O Google Earth ganhou uma ferramenta que torna a exploração online ainda mais interessante. Veja todos os detalhes agora mesmo.
Novidades no Google Maps
O aplicativo de Mapas presente no dia a dia de diversos usuários ganhou diversas novidades que devem ajudar a ter um uso ainda mais aprimorado.
Chegada do Gemini
A primeira novidade do Google Maps chega para quem sair de última hora, mas não sabe para onde ir. Basicamente, o Google integrou sua inteligência artificial Google Gemini ao aplicativo de mapas e, ao pedir recomendações de onde ir com amigos ou até mesmo sozinho, o usuário receberá dicas de locais próximos a onde está.
Para isso dar certo, o Gemini lerá e interpretará as informações enviadas pelos usuários do próprio Google Maps, dando prioridade para as avaliações e dados enviados recentemente. Outro detalhe é que na mesma tela, os usuários podem tirar dúvidas sobre reservas, preços e ver fotos dos locais sugeridos.
A funcionalidade será testada inicialmente nos EUA, a partir da próxima semana, ainda sem data de lançamento para mais países. Rotas sobre como chegar aos locais escolhidos também serão enviadas assim que você decidir aonde ir com seus amigos (ou sozinho).
Rotas aprimoradas
Uma viagem de carro pode ter várias formas de chegar, certo? Também via IA, o Google Maps conseguirá prever diferentes caminhos e indicar faixas de pedestres e sinais de trânsito enquanto a navegação é feita. Para seguir o melhor caminho sem distrações ou possíveis problemas relatados por outros usuários do Google Maps, bastará seguir a faixa azul indicada na tela do smartphone.
Com a chegada do inverno no hemisfério norte, a empresa também anunciou que os usuários, por meio da rede global do Maps, poderão ver e relatar possíveis problemas ao longo do caminho de uma rota que pegaram, como estradas inundadas ou até mesmo situações de baixa visibilidade.
Será uma função interessante de se testar em diversas partes do mundo, mas as Rotas Aprimoradas, ao menos neste momento, estarão disponíveis “no próximo mês” nos EUA.
Adição de paradas
Uma função interessante é que, até o momento, o Google Maps ainda não permitia que você passasse por mais de um lugar ao mesmo tempo na hora de traçar rotas.
A funcionalidade ainda não tem uma data certa para ser liberada aos usuários, mas, quando o botão de adicionar paradas for liberado, serão exibidas atrações turísticas próximas onde estaremos como sugestões.
Atualização no Immersive View
Definida como “a maior atualização do Immersive View até agora”, esta é a funcionalidade que permite a visualização de atrações turísticas em 3D. Com a chegada da IA generativa, será possível ver como estarão as condições climáticas e de trânsito no dia e horário que você planeja visitar, isso com base na previsão do tempo e dados de tráfego enviados por usuários do Google Maps.
Caso planeje ir para algum lugar de carro, também será possível ver informações de locais para estacionamento. A partir da próxima semana nos EUA, o Immersive View também mostrará imagens 3D de cidades universitárias para que os pais e futuros alunos possam conhecer o local de futura moradia sem precisar sair de casa.
Orientações de chegada
Finalizando as novidades, o Google explicou que sabe uma rota do Google Maps não acaba no momento que você desce do carrro e do ônibus. Com este pensamento, serão dadas orientações até a porta de sua casa ou prédio via AR.
O aplicativo também irá registrar e lembrar os locais onde você estacionou na hora de voltar para casa e, dessa forma, ser uma boa ferramenta que te guia em todos os momentos que estiver fora de onde mora. A novidade está prevista para ser liberada “ainda este ano” nos EUA, com previsão de chegar a mais países no próximo ano.
IA do Google no Waze
Amplamente usado por usuários de todo o mundo, o Waze fez uma parceria com o Google para para a IA Gemini a seu aplicativo. A inteligência artificial será usada para ouvir os motoristas em momentos que é necessário informar algum problema no caminho, como por exemplo uma árvore caída, acidente ou qualquer coisa que possa interferir nas rotas.
Para fazer a “denúncia”, basta clicar no botão virtual do Gemini no Waze e começar a falar o que foi visto na rota traçada pelo aplicativo. O recurso será testado a partir desta semana, com “testadores confiáveis” que usam o Waze em inglês, tanto no Android, quanto no iOS.
A disponibilidade para quem usa o Waze em português ainda não foi divulgada, mas atualizaremos a matéria assim que ela estiver disponivel.
Ask Google Earth
Finalizando as novidades, um chat do Google Gemini chegou ao Google Earth. Na prática, em vez de fazer uma pesquisa por local, endereço ou região, basta digitar o comando no bate-papo, semelhante ao Google Gemini oficial, e esperar por uma resposta ser mostrada na tela.
Será possível pedir para que as informações sejam exibidas com uma especificidade única, deixando o uso da plataforma que usa imagens via satélite ainda mais interessante. Neste primeiro momento, o Ask Google Earth será testado a partir de novembro, com a disponibilidade geral prevista para o próximo ano.
O que achou de todas as novidades apresentadas hoje? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Com informações: Google Blog
Revisão do texto feita por: Daniel Coutinho em 31/10/2024