Índice
Durante o tradicional Made By Google, a empresa lançou seus novos smartphones Pixel 8 e Pixel 8 Pro, que podem ser considerados uma resposta para a linha iPhone 15 da Apple. Os aparelhos possuem lentes que podem ser interessantes para quem busca bom resultado na captura de fotos e vídeos, além de contar com o processador Tensor G3 que melhora as fotos em níveis não vistos em aparelhos de outras marcas. Confira os detalhes agora mesmo.
Tela e design
Confirmando os rumores e dados do próprio Google, os modelos seguem um design semelhante ao que vimos na linha Pixel 7. A começar pelo Pixel 8, ele chega ao mercado internacional nas cores Peony Rose (rosa), Cinza e uma variante preta que levou o nome de Obsidian Black. O aparelho tem uma tela de 6,2 polegadas (mais especificamente, 6,17 polegadas) um pouco menor do que o display de 6,3 polegadas que vimos no Pixel 7.
Ainda sobre o display do Pixel 8, ele tem resolução FHD+ (1080×2400), é do tipo OLED, conta com taxa de atualização de 60Hz a 120 Hz e tem suporte para HDR10+. Para comparação, a tela do Pixel 7 possui “apenas” 90Hz de taxa de atualização. O pico de brilho deste aparelho ficou em 2000 nits. Confira as cores:
O Pixel 8 Pro será lançado nas cores Sky Blue (azul-claro), Porcelan (um tom de branco) e Obsidian Black (preto). A tela do aparelho mede 6,7 polegadas, o mesmo visto no Pixel 7 Pro de 2022. A taxa de atualização ficou em 120Hz, mas este modelo consegue abaixar isso para até 1 Hz conforme o tipo de mídia exibida para um menor gasto de bateria. Com pico de brilho de 2400 nits, o display mais brilhante já lançado pelo Google, veja as variantes:
A resolução da tela da versão mais completa da nova geração de smartphones do Google é de 2992 x 1344, em um painel do tipo OLED com pico de brilho de 1600 nits. Como esperado, ambos os aparelhos não possuem entrada P2 de 3,5 mm para fone de ouvido e será necessário usar um fone com entrada USB-C ou conectar algum aparelho Bluetooth. O sensor de leitor impressão dos modelos da linha Pixel 8 está sob a tela e eles também têm sensor de luz ambiente.
Por fim, a empresa confirmou que a carcaça dos dois novos smartphones é feita de alumínio 100% reciclado.
Hardware e desempenho
A linha Pixel 8 foi anunciada com o processador Tensor G3, que possui arquitetura de quatro nanômetros e CPU possui nove núcleos (nine-core). Ainda pode ser cedo para falar sobre desempenho, mas informações preliminares informam que ele tem um núcleo Cortex-X3 com frequência de até 3 GHz, quatro Cortex-A715 que vão até 2,45 GHz e mais quatro núcleos Cortex-A510 com frequência de até 2,15 GHz.
A empresa afirmou que o novo processador presente na linha Pixel 8 consegue entregar um aprendizado de máquina 2x mais rápido do que vimos no Pixel 6. O Google também mostrou que o uso de inteligência artificial foi aprimorado para entregar uma conversação mais natural e há o suporte para a leitura de conteúdo em mais de 80 idiomas.
Sobre a GPU, a parte responsável pelo desempenho gráfico do smartphone tem “singelos” dez núcleos Immortalis-G715 com frequência de até 890 MHz. O novo hardware é capaz de disponibilizar ray tracing acelerado por hardware e combinação com a codificação e decodificação Samsung MFC (Multi-Format Codec) de 8K até 30fps nos formatos h.264 e HEVC.
O uso de inteligência artificial foi um dos destaques do evento Made By Google. Uma das novidades é a possibilidade do Google Assistente agora funcionar como uma secretária, que conversa com quem está te ligando antes de você realmente falar com a pessoa.
A funcionalidade, que levou o nome de Call Screen, permite que um resumo da ligação seja exibido na tela antes de falar com a pessoa. E caso seja necessária uma interação, o assistente enviará uma mensagem na tela, já com o motivo da ligação. E o Call Screen também estará disponível no Pixel Watch 2, lançado hoje.
Google Assistente com Bard
A empresa também integrou sua inteligência artificiial Bard ao Google Assistente. Na prática, a ferramenta generativa, que já funciona com o ecossistema Google, poderá enviar resumos de e-mails, criar caminhos por meio do Google Maps e muito mais, apenas com um comando de voz enviado pelo já conhecido Google Assistente.
A funcionalidade também poderá ser utilizada para atividades em tempo real: durante o evento Made By Google, a foto de uma montanha com dois caminhos foi enviada para o Google Assistente com Bard e a ferramenta indicou o melhor caminho para um grupo de pessoas e um cachorro. Quer criar legendas criativas para a foto de seu cachorro? Basta enviar a foto e solicitar isso ao Bard.
Neste primeiro momento, o Google Assistente com Bard será lançado para a linha Google Pixel 8 em dezembro de 2023, e a disponibilidade geral para usuários de Android acontece em um segundo momento. Usuários de iOS que preferem usar o Google Assistente, em vez da Siri, também poderão usar os recursos em breve.
A IA generativa está criando novas oportunidades para construir um assistente digital mais intuitivo, inteligente e personalizado. Aquele que vai além da voz, compreende e se adapta a você e lida com tarefas pessoais de novas maneiras. Acreditamos que seu assistente digital deve facilitar ainda mais o gerenciamento de itens grandes e pequenos de sua lista de tarefas, como planejar sua próxima viagem, encontrar detalhes enterrados em sua caixa de entrada, criar uma lista de compras para sua escapadela de fim de semana ou enviar uma mensagem de texto. . Tudo como um verdadeiro assistente faria.
Google sobre lançamento de sua nova AI
Memória e armazenamento inteno
Como esperado, a quantidade de memória RAM e armazenamento interno dos modelos varia conforma sua escolha. O Google Pixel 8 será lançado com 8 GB de RAM e opções de armazenamento interno de 128 GB ou 256 GB.
O Google Pixel 8 Pro chegará ao mercado internacional com 12 GB de RAM e opções de armazenamento interno de 128 GB, 256 GB e 512 GB.
Câmeras
Tanto o Pixel 8, quanto o Pixel 8 Pro, contam com uma lente principal na traseira de 50 MP do tipo wide. A variante vendida a um preço menor também tem uma ultrawide de 12 MP com o que o Google chamou de MacroFocus. A novidade estreou durante o lançamento da linha Pixel 7 e permite que o usuário chegue perto de um objeto sem a necessidade de perder o foco.
O Pixel 8 Pro consegue chegar mais longe por meio da lente ultrawide de 48 MP, também com suporte para MacroFocus. A terceira lente do tipo telefoto de 48 MP possui zoom óptico de 5x para a captura de foto em vídeo à longa distância sem alta necessidade software e também consegue captar 51% mais luz em relação ao Pixel 7 Pro.
Os modelos também contam com a mesma câmera frontal de 10,5 MP que consegue gravar vídeos em qualidade 4K a 60 ou 30 fps, além de 1080p (FHD) a 60 ou 30 fps. Foi realizada uma comparação com o iPhone 15 Pro e, ao menos no teste exibido no evento, o vídeo com o recurso Boost Video do Pixel 8 Pro conseguiu entregar resultados com melhor contraste do que o modelo da Apple.
As lentes traseiras do Pixel 8 chegam ao mercado internacional com suporte para gravação de vídeo de 4K@30/60fps e 1080p@30/60/120/240fps e o mesmo vale para o Pixel 8 Pro. Há um sensor de estabilização ótica em ambos os modelos e as lentes traseiras também dispõem do suporte para HDR para a captação de cores mais vivas e perto do que vemos na vida real.
Recursos especiais nas câmeras
Além das novidades já vistas nos modelos da linha Pixel 7, como a Borracha Mágica e melhor reconhecimento de peles em tons diferentes da branca (Real Tone), o Google anunciou o lançamento do Magic Editor, que possibilita não apenas a remoção de objetos e pessoas das fotos, mas também a capacidade de reposicioná-los, alterar o cenário da imagem e ajustar a exposição, o contraste e a saturação para uma harmonização perfeita. Veja o exemplo no vídeo abaixo:
Outra novidade é o Best Take, que utiliza inteligência artificial para identificar rostos e realizar a captura de múltiplas imagens. Essa funcionalidade permite aos usuários, após a captura da foto, interagir com os rostos das pessoas na imagem, selecionando a versão que melhor represente sorrisos e olhos abertos das pessoas. A partir dessas escolhas, a inteligência artificial toma a dianteira na composição da imagem final, assegurando a obtenção da melhor fotografia possível. Veja um exemplo disso funcionando na prática:
Os vídeos não ficaram de fora das novidades: o aparelho ganhou um recurso especial de captura de conteúdo de visão noturna, que, por meio do sensor de temperatura na câmera, consegue identificar as pessoas apenas pela temperatura. Sabe aquele efeito só visto em equipamentos especiais de segurança? Agora ele também pode ser visto nos dois modelos da linha Pixel 8.
Além disso, o recurso “Removedor de Áudio”, chega para reduzir os ruídos indesejados de fundo de um vídeo, também por meio da inteligência artificial. Por fim, a nova linha conta com grandes aprimoramentos na representação precisa dos tons de pele em vídeos, algo visto apenas em fotos até a linha Pixel 7.
Outra novidade exclusiva do Pixel 8 Pro, por meio das três lentes traseiras, é o Night Vision, que permitirá a gravação de vídeos durante a noite ou em locais com baixa iluminação natural. Os exemplos mostrados pelo Google mostram uma melhoria na iluminação sem a necessidade de tudo ficar “artificial demais”. Este recurso foi definido como “o melhor para a captação de conteúdo com baixa iluminação em um smartphone” e estará disponível a partir de dezembro de 2023, no Pixel 8 Pro. Veja a comparação:
Confira as especificações técnicas das câmeras de cada um dos smartphones do Google apresentados hoje:
Pixel 8 | Pixel 8 Pro | |
Câmera frontal | 10,5 MP f/2.2 | 10,5 MP f/2.2 |
Pixels | Pixels de 1,22 μm | Pixels de 1,22 μm |
Foco automático | Sim | Sim |
Campo de visão | 95º | 95º |
Câmera principal dupla | – Sensor principal de 50 MP Octa PD de 1/1.31″ e f/1.68 | – Sensor principal de 50 MP Octa PD de 1/1.31″ e f/1.68 |
Campo de visão | 82º com zoom Super Res de até 8x | 82º com zoom Super Res de até 8x |
Sensor | Ultrawide de 12 MP f/2.2 | Ultrawide de 48 MP Quad PD f/1.95 |
Foco automático | Sim | Sim |
Campo de visão | 125,8º | 125,5º |
Sensor telefoto | X | 48 MP Quad PD f/2.8 |
Zoom óptico | X | 5x |
Super Res | X | Até 30x com pixels de 0,7 μm |
Bateria, conectividade e software
Enquanto o Pixel 8 possui uma bateria com capacidade de 4575mAh, o Pixel 8 Pro tem uma bateria de 5050 mAh. Ambos os modelos podem ser recarregados com fio à uma potência de 27W ou sem fio a uma potência máxima de 23W. Os celulares do Google também possuem suporte para recarregar outros dispositivos via carregamento reverso, como fones bluetooth ou relógios inteligentes.
Os aparelhos possuem suporte para se conectar às redes Wi-Fi 6E, o mesmo valendo para as redes 5G conforme a disponibilidade do local. A antena Bluetooth do padrão 5.3 garante a troca de arquivos e conexão com aparelhos sem fio.
O aparelho conta com o Android 14 instalado de fábrica e lançado hoje. Além disso, a foi confirmado que os compradores do Google Pixel 8 receberão sete anos de atualização de sistema, até o Android 21.
Preço e disponibilidade
Como esperado, os modelos anunciados hoje no evento Made By Google não serão vendidos no Brasil de forma oficial. Quem tiver interesse, precisa fazer a importação independente. Falando sobre valores: o Pixel 8 será vendido a partir de US$ 699 (R$ 3.598 em conversão direta), enquanto o Pixel 8 Pro chega ao mercado internacional a partir de US$ 899 (R$ 4.634 em conversão direta).
A pré-venda dos aparelhos começa a partir de 04 de outubro de 2023 e a disponibilidade no mercado geral acontece no dia 11 de outubro de 2023. Quem comprar versão tradicional ganhará um par de Pixel Buds Pro; já quem comprar um Pixel 8 Pro ganhará um Pixel Watch 2, anunciado no mesmo evento de hoje.
Especificações técnicas
Google Pixel 8
Modelo | Google Pixel 8 |
---|---|
Tela | 6.17″ 2400 x 1080 píxeis Pico de brilho de 1400 nits Corning Gorilla Glass Victus 2 Taxa de atualização de 120 Hz OLED |
Processador | Tensor G3 |
RAM | 8GB |
Armazenamento | 128/256GB |
Bateria | 4485mAh Li-Ion Carregamento de 28W com fio Carregamento de 23W sem fio Suporte para carregamento reverso |
Câmeras | Principal: 50 MP, f/1.9, 25mm (wide), 1/1.31″, 1.2µm, multi-directional PDAF, Laser AF, OIS 12 MP, f/2.2, 114˚ (ultrawide), 1/2.9″, 1.25µm Câmera frontal: 10.5 MP, f/2.2, 21mm (ultrawide), 1/3.1″, 1.22µm Gravação em vídeo 4K em até 60 fps |
Conectividade | 2G, 3G, 4G, 5G Bluetooth 5.3 NFC Wi-Fi 802.11ax |
Dimensões | 155,64 x 73,16 x 8,7mm |
Sensores | Impressão digital (sob display, óptica), acelerômetro, giroscópio, proximidade, bússola, barômetro, termômetro (temperatura da pele) |
Sistema operacional | Android 14 |
Extras | IP68 leitor de digitais sob o display áudio estéreo chip Titan M2 para segurança |
Cores | Peony Rose (rosa), Cinza Obsidian Black (preto) |
Preço | A partir de US$ 699 (R$ 3598,31 em conversão direta) |
Google Pixel 8 Pro
Modelo | Google Pixel 8 |
---|---|
Tela | 6,7″ 1440 x 3120 pixels, 19.5:9 ratio (~513 ppi density) Tipo OLED Pico de brilho de 1600 nits Corning Gorilla Glass Victus 2 Taxa de atualização de 120Hz |
Processador | Tensor G3 |
RAM | 12 GB |
Armazenamento | 128/256GB/512GB |
Bateria | 4985 Li-Ion Carregamento de 28W com fio Carregamento de 23W sem fio Suporte para carregamento reverso |
Câmeras | Principal: 50 MP, f/1.9, 25mm (wide), 1/1.31″, 1.2µm, multi-directional PDAF, Laser AF, OIS 48 MP, f/3.5, 120mm (telephoto), 1/2.55″, 0.7µm, multi-directional PDAF, OIS, 5x optical zoom 48 MP, (ultrawide), AF Câmera frontal: 10.5 MP, f/2.2, 21mm (ultrawide), 1/3.1″, 1.22µm Gravação em vídeo 4K em até 60 fps |
Conectividade | 2G, 3G, 4G, 5G Bluetooth 5.3 NFC Wi-Fi 802.11ax |
Dimensões | 155,64 x 73,16 x 8,7mm |
Sensores | Impressão digital (sob display, óptica), acelerômetro, giroscópio, proximidade, bússola, barômetro, termômetro (temperatura da pele) |
Sistema operacional | Android 14 |
Extras | IP68 leitor de digitais sob o display áudio estéreo chip Titan M2 para segurança |
Cores | Peony Rose (rosa), Cinza Obsidian Black (preto) |
Preço | A partir de US$ 899 (R$ 4.627 em conversão direta) |
O que achou dos modelos? Diga pra gente nos comentários!
Assista o vídeo no Canal do Showmetech:
Veja também
Confira detalhes da geração passada e compare os modelos
Com informações: Blog do Google
Revisado por Glauco Vital em 4/10/23.